Schweppes é uma marca de refrigerantes, assim como a empresa que os produz. Em particular, oferece vários tipos de tônica, cerveja, limonada e refrigerante. A marca existe desde 1783 – desde a época em que foi vendida a primeira garrafa de água mineral gaseificada. O local de origem da empresa é a República de Genebra, onde foi fundada pelo cientista germano-suíço Johann Jacob Schweppe, nomeando-a pelo seu próprio sobrenome. Em 1836, ela foi premiada com o Royal Warrant e, em 1851, tornou-se a patrocinadora oficial da Grande Exposição do Príncipe Albert, realizada em Londres.
Significado e história
A marca foi fundada por uma descoberta feita pelo químico Joseph Priestley. Em seguida, Johann Jacob Schweppe propôs produzir água mineral gaseificada com base na inovação, engarrafada em garrafas impermeáveis. Ele mesmo inventou uma tecnologia industrial para carbonizar a água e organizou sua venda. No final do século XVIII, o empresário deixou a Suíça e mudou-se para Londres para expandir e divulgar o negócio. Em 1843, sua empresa começou a comercializar água mineral carbonatada, fornecida pela Holywell Spring em Malvern Hills, localizada na fronteira entre os condados ingleses de Herefordshire e Worcestershire.
Em 1969, este fabricante de refrigerantes foi renomeado e tornou-se Cadbury Schweppes. Este evento está associado à sua fusão com a Cadbury. Porém, com o tempo, sua união se desfez: em 2008, a empresa desmembrou-se novamente, pois sua filial de produção de bebidas nos Estados Unidos recebeu a independência e o nome Keurig Dr Pepper. Agora é ele o dono da marca Schweppes nos Estados Unidos e Canadá.
Ao mesmo tempo, a marca sempre prestou muita atenção à identidade visual e ao marketing. Nos anos 20-30 do século passado, ele usou gráficos para sua promoção, encomendando vários pôsteres do artista William Barribal. Mais tarde, o estúdio de publicidade com sede em Londres STGarland Advertising Service (Edward Whitehead, para ser exato) surgiu com a palavra única “Schweppervescence”, que transmitia perfeitamente o assobio e o estouro de bolhas em uma garrafa aberta de água com gás. Depois de 5 anos usando essa frase em publicidade, a agência a vendeu por 150 libras para Schweppes.
Além disso, a marca foi inovadora na produção industrial não só de refrigerante, mas também de limonada doce. A marca passou por várias transições, fusões e expansões que afetaram a identidade. No entanto, ela conseguiu preservar o estilo original – conciso, tenaz, compreensível, transmitido com precisão em um emblema pessoal. Basicamente, a modernização afetou a fonte, que sobreviveu a cinco ajustes.
1783 – 1918
O logotipo de estreia da Schweppes é conciso. Não há nada supérfluo nele – apenas o nome da marca em negrito. As letras brancas destacam-se claramente sobre um fundo vermelho, que tem a forma de um retângulo. Eles estão em maiúsculas e têm o mesmo valor, exceto pelo “S”, que é muito maior que o restante dos caracteres.
1918 – 1948
Os tipógrafos mudaram drasticamente a grafia da palavra “Schweppes”, tornando-a minúscula e menos oficial. Agora é liberal: com letras curvas finas e curvas soltas. Os caracteres são encaracolados, arredondados (exceto “w”), com linhas suaves. ‘p’ e ‘h’ têm pontas nas extremidades de suas pernas, enquanto ‘c’ tem pontos em negrito. Além disso, todas as letras têm serifas, mas são tão pequenas que são quase invisíveis.
1948 – 1959
Na versão de 1948, o itálico apareceu pela primeira vez. A escrita inclinada do nome da marca e as letras esticadas para cima adicionaram imediatismo a ele. Mais tarde, esta versão foi devolvida e tornou-se a principal, mas por enquanto era sua aparição de estreia. Os designers aumentaram ligeiramente as serifas nas extremidades, para que sejam muito mais visíveis do que no emblema anterior. A paleta de cores base é preto e branco.
1960 – 1975
Os desenvolvedores redesenharam o logotipo da Schweppes usando letras simples sem serifa. O preto, como antes, continuou sendo a cor principal da marca da palavra, acrescentando seriedade e profissionalismo à inscrição lacônica. Os designers conectaram todas as letras, para que fiquem próximas umas das outras. No entanto, devido ao espaço suficiente entre as letras, a inscrição não parece pesada.
1975 – 2012
Este período é caracterizado pelo aparecimento de elementos gráficos e pela expansão das cores. Assim, uma larga fita amarela apareceu no emblema, localizada obliquamente. Nela, os autores colocaram o nome da marca de refrigerantes, escolhendo a versão de 1948-1959. Na parte superior e inferior do retângulo diagonal há listras cinza com pequenas cicatrizes pretas. Além disso, um medalhão foi usado no logotipo da Schweppes, transmitindo um importante evento histórico da vida da empresa. Este é um oval vermelho com uma borda dupla, que representa uma fonte de prata de três camadas. Abaixo está o ano em que começou o engarrafamento de água gaseificada.
2012 – presente
O logotipo atual quase repete o anterior, mas com alguns ajustes. Os desenvolvedores removeram as linhas cinzas na parte superior e inferior da fita e a tornaram mais diagonal aumentando o ângulo de inclinação. Além disso, eles mudaram a cor de fundo para um bege discreto (mais próximo do dourado) e arredondaram as duas extremidades opostas – a superior esquerda e a inferior direita. No ícone, os designers substituíram o cinza pelo branco para destacar a fonte com mais clareza. Eles também removeram o quadro.
O design do logotipo desta empresa está dividido em dois períodos: antes de 1975 e depois. As opções iniciais são apenas uma busca pela sua própria identidade. Versões posteriores, ao contrário, falam da maturidade conceitual da marca, que finalmente encontrou seu próprio estilo visual. Em 1851, Schweppes foi a bebida oficial da GREAT EXHIBITION, um evento de alto nível realizado no Crystal Palace de Londres. Em memória deste acontecimento, a marca decidiu tirar a imagem da fonte ali localizada. É ele quem está representado no medalhão.
Fonte e cores do logotipo
Os logotipos de texto da Schweppes usam vários tipos de fontes. As mais modernas são Formica Bold Italic, Columbia Serial ExtraBold Italic, Castle TS Medium Italic. A paleta de cores evoluiu de monocromático preto e branco para glitter dourado e preto. As versões intermediárias também apresentam vermelho, cinza e amarelo quente.