A Schofferhofer é uma marca alemã de cerveja de trigo, incluindo vários sabores (romã, toranja, laranja), que são indicados no rótulo juntamente com elementos de identidade. A cervejaria homônima surgiu em 1978 na cidade de Mainz, na casa onde morou e trabalhou o grande impressor de livros alemão Peter Schöffer. Foi em sua homenagem que a marca de cerveja foi batizada, pois revolucionou a fabricação de cerveja, assim como o próprio impressor modernizou todo o negócio de impressão. Agora a cervejaria produz produtos em Frankfurt e pertence ao Grupo Radeberger, que reúne diversos produtores de cerveja e refrigerantes.
Significado e história
Apesar de ser uma marca jovem, está intimamente ligada à história da Alemanha, pois inicialmente a sua parte de produção foi instalada no edifício que outrora foi ocupado pela grande figura alemã – Peter Schöffer (1425-1503). Ele é um impressor de livros, uma figura odiosa que deu uma enorme contribuição à vida cultural e econômica alemã. Como um especialista excepcional, ele literalmente fez um grande avanço na tipografia. E isso é semelhante a como Schofferhofer revolucionou a produção de cerveja de trigo.
Sua bebida se tornou uma nova referência na cultura cervejeira alemã, representando uma inovação na receita. A marca a cada passo enfatiza o paralelo entre ela e o impressor que inventou a fonte da primeira Bíblia publicada na Europa e ofereceu um número considerável de tecnologias tipográficas progressivas. A cervejaria também desenvolveu os sabores mais recentes, lançando uma bebida original cheia de energia da terra, água, fogo e ar.
Ou seja, a cerveja de trigo Schofferhofer é fabricada no espírito de Peter Schöffer, que se reflete no logotipo. Além disso, não apenas a marca leva o nome do inovador medieval, mas também a casa em que ele morou. Antes do advento do mestre, chamava-se Humbrechthof e, depois de sua chegada, passou a se chamar Schöfferhof. Como resultado, a cerveja que surgiu fora da Baviera também traz a marca de tradições e culturas históricas, mas apenas de um plano diferente – não conservador, mas alternativo.
O logotipo da cervejaria alemã Schofferhofer, é claro, retrata seu personagem icônico – Peter Schöffer. O lendário tipógrafo ocupa o centro do palco em um grande círculo contra um pano de fundo de listras marrons e brancas. Ele está localizado na face inteira, por isso olha para a frente. O retrato parece muito original, porque metade da cabeça e do pescoço do tipógrafo é escura com traços claros, e a outra, ao contrário, é clara com linhas escuras. A linha que os separa corre verticalmente, exatamente no meio.
Dois círculos menores são visíveis à direita e à esquerda do círculo principal. Eles apresentam elementos de fontes tipográficas – em homenagem à invenção de Schöffer, que inventou a tipografia para a primeira Bíblia impressa na Europa. Todos os três círculos têm anéis de afiação largos. O nome completo e o sobrenome do impressor estão escritos no central – “Peter Schöffer von Gernsheim”. Sob o letreiro está o nome da marca de cerveja, feita em estilo gótico. Isso é enfatizado por curvas monocromáticas, bizarras, pontas pontiagudas e símbolos que lembram facas com uma lâmina longa (em particular, a letra “f”).
Fonte e cores do logotipo
Para transmitir a originalidade e a herança histórica de sua marca de cerveja, a empresa escolheu uma fonte gótica com letras alongadas. Eles são pontiagudos nas extremidades e têm linhas brancas finas no lado direito. A paleta de cores do emblema ecoa o tom da cerveja, por isso é projetada em tons de marrom e dourado. O estilo monocromático também é preservado na inscrição, que consiste em letras pretas e brancas.