Royal Crown Cola (abreviado como RC Cola) é uma marca americana que produz refrigerantes com sabor de cola. Surgiu como parte da mercearia Cole-Hampton-Hatcher em 1905, resultado de uma disputa entre o dono da loja e um fornecedor de xarope de Coca-Cola, que exigia um preço muito alto pelas mercadorias. Para evitar custos constantes, Claud A. Hatcher desenvolveu seu próprio produto, incluindo vários outros ingredientes além da cola: gengibre, morango, limão e açúcar de cana. A marca é atualmente propriedade da Keurig Dr Pepper, que vende o refrigerante nos EUA. Fora dos Estados Unidos, é vendido pela Royal Crown Cola International.
Significado e história
Esta marca está intimamente relacionada com a loja, que foi inaugurada em 1901 na West 10th Street em Columbus, Geórgia. Dois anos depois, tornou-se propriedade exclusiva da família Hatcher, por isso foi renomeada para Hatcher Grocery Store. Ao mesmo tempo, a demanda por bebidas não alcoólicas começou a aumentar no país, então cada mercearia tentou reabastecer seu sortimento com elas. Claud A. Hatcher também decidiu aproveitar o momento e lucrar com isso. Ele comprou um grande lote de xarope de Coca-Cola de uma empresa local, Columbus Roberts, e começou a vendê-lo.
No entanto, ao encomendar o próximo lote, o fabricante recusou-se a dar-lhe um desconto para o atacado, apesar de o dono da mercearia comprar a bebida em grandes quantidades. Então começou uma briga entre eles, que marcou o início da marca mundialmente famosa RC Cola. O comerciante desenvolvedor, além dos ingredientes habituais, acrescentou vários outros componentes à sua receita que melhoraram o sabor do produto. A primeira versão, chamada Royal Crown Ginger Ale, foi lançada em 1905. O refrigerante recebeu seu nome atual em 1934.
Além disso, esta empresa foi inovadora em várias áreas especializadas. Ela foi pioneira no refrigerante em latas e latas de alumínio, introduziu a Diet Coke e abandonou o xarope de milho em favor do açúcar de cana. A marca mudou repetidamente de mãos, comprou e vendeu, fundiu-se com outras empresas, mudou de proprietário, por isso tem uma rica história de logotipos, dos quais existem seis.
1905 – 1930
O rótulo, introduzido em 1905, era retangular e consistia em duas metades: vermelho e amarelo. A parte superior era ligeiramente maior que a inferior e continha uma inscrição amarela sobre fundo vermelho. A frase “Royal Crown” tinha uma forma arqueada. O segundo lado do logotipo foi feito em amarelo, e nele estava a terceira palavra do nome da bebida – “Cola”. Era vermelho. No meio havia um quadrado com a abreviatura “RC”. Letras claras destacam-se claramente contra um fundo preto.
1930 – 1969
Quase 40 anos depois, ocorreu o primeiro redesenho do emblema, após o qual adquiriu um visual radicalmente diferente. Era um losango vermelho alongado horizontalmente com inscrições brancas dentro. O nome da marca ocupava o centro do palco, sobre o qual havia uma coroa em miniatura com sete dentes: três na parte de trás, dois na frente e um à direita e um à esquerda. As letras eram retas, cortadas, minúsculas, exceto as primeiras de cada palavra.
1969 – 1989
Nos 20 anos seguintes, o logotipo estava em uso, feito não apenas em um estilo diferente, mas também em diferentes proporções. Era um misterioso grande “O” de cor azul profundo com protuberâncias nas laterais. Na lacuna da letra havia um círculo branco com um monograma maciço “RC”, acima do qual o nome completo da marca podia ser visto. Estava em letras maiúsculas finas. A abreviatura era graciosa, figurada e consistia em linhas suaves. Além disso, os designers colocaram harmoniosamente o “C” na curva da perna “R”. Ambos tinham pontas pontiagudas.
1989 – 1998
O próximo passo na identidade da Royal Crown Cola foi o aparecimento de um logotipo moderno. Foi associado à mudança de nome para a forma abreviada RC Cola. Para tornar o desenho o mais atraente possível, os autores ampliaram a abreviatura, organizaram-na verticalmente e enfatizaram-na com um traço curto, mas expressivo, com um contorno branco. Abaixo dele estava a palavra cursiva manuscrita “Cola”. Foi colocado em um fundo azul alinhado em quatro listras largas. O canto superior esquerdo do logotipo era ocupado pelo nome completo da bebida.
1998 – 2009
Os designers deixaram apenas elementos visualmente significativos no logotipo: letras brancas e azuis “RC” com sombras laterais e um traço vermelho em forma de seta. Eles estavam na caixa azul.
2009 – presente
Após o retorno do antigo nome, o logotipo da fabricante de refrigerantes ficou radicalmente diferente. Agora está decorado com uma elegante coroa com cinco dentes e quatro pequenos círculos. Abaixo está a frase “Royal Crown Cola”. É cursiva, branca, com contorno azul e sombras azuis. A zona central é ocupada por uma versão abreviada do nome. As letras “RC” são grandes, em negrito, com pernas largas e pontiagudas – exatamente como na versão 1969-1989. A única diferença entre eles está na borda tripla. Os sinais também são complementados por destaques leves que adicionam volume. Além disso, o ano em que a marca foi fundada apareceu no logotipo.
Para atrair potenciais compradores, a administração da Royal Crown Cola usou um truque que funciona bem – o patriotismo, que inconscientemente evoca a solidariedade com o Estado. Ele coloriu os elementos do logotipo com as cores da bandeira americana – vermelho, azul e branco. Isso aconteceu em 1969. Desde então, todas as versões da identidade visual da marca passaram a conter essa paleta. E a evolução do formato do logotipo passou de simples para complexo, então agora tem muito mais detalhes do que antes.
Fonte e cores do logotipo
Para as inscrições no logotipo, a marca Royal Crown Cola sempre escolheu um estilo extraordinário. Nas primeiras versões, as letras pequenas prevaleceram, então apareceu uma ênfase na grandeza. E a qualquer momento, o fone de ouvido permaneceu individual – especialmente a abreviação “RC” com curvas graciosas e linhas largas, apontadas nas extremidades. O esquema de cores consiste principalmente em vermelho (estava presente no emblema desde o início), branco (apareceu em uma das primeiras versões) e azul (foi adicionado em 1969).