Rich é uma marca russa de bebidas naturais de frutas e bagas. Está envolvida na produção de suco, bebida de frutas e néctar principalmente de pêssego, cereja, maçã, pêra, framboesa, morango, banana, mirtilo, uva, toranja, abacaxi, laranja, manga. A marca foi criada por uma fábrica especializada “Multon”, que apareceu em 1995. Os nomes dos fundadores da empresa não foram divulgados, mas supõe-se que sejam os empresários Dmitry Korzhev, Yuri Pilipenko e Dmitry Troitsky. A sede e as instalações industriais estão localizadas na cidade de São Petersburgo (Rússia). A atual proprietária da marca é a Coca-Cola Corporation dos EUA, que a comprou em 2005.
Significado e história
A marca foi criada como subsidiária da fábrica de sucos Multon. Era para representar produtos premium, então os fundadores deram um nome estrangeiro. Além disso, mantinham constantemente sob controle a estratégia de marketing, que se baseava no design da caixa. A apresentação dos produtos ocorreu em 2001 e, em 2002, sucos e néctares exclusivos Rich apareceram nas prateleiras das lojas russas pela primeira vez.
Depois que a fábrica russa passou para o controle da Coca-Cola (em 2005), ela “reinicializou” a marca e a tornou a principal, adicionando sobremesas de frutas mistas à linha. Isso foi em 2007. A mudança de propriedade ocorreu sem problemas: os consumidores nem perceberam esse fato, porque naquela época os produtos dessa marca já estavam em grande demanda na Rússia.
Paralelamente, começou a operar uma poderosa campanha publicitária, que contribuiu para a popularização dos refrigerantes. Sua base era a etiqueta original da caixa, em cada lado da qual havia uma letra do logotipo. Ao mesmo tempo, o pacote foi girado para formar uma palavra inteira – “Rico”. O slogan da empresa era uma declaração filosófica: “A vida é uma coisa boa, não importa o que se diga”.
Velho
O antigo logotipo mostra o nome da marca de sucos, desenhado de duas formas: em sua forma pura e com grafismo. No primeiro caso, uma grande inscrição preta está localizada na parte inferior do emblema. É um tipo de letra serifa com pontas afiadas nas extremidades do “i” e do “h”. Quase todas as letras são minúsculas, com exceção do “R”, que, de acordo com as regras gramaticais, é maiúscula. As lacunas entre as letras são arredondadas e suaves. No final da palavra há um pequeno diamante que substitui o ponto. O segundo nome é miniatura, branco e localizado em um oval vermelho. É idêntico ao abaixo.
Novo
Depois de comprar a banda Rich, a Coca-Cola redesenhou o logotipo. Ela removeu o ponto improvisado no final do título porque precisava apenas de quatro caracteres para fins de marketing, um de cada lado do pacote. Além disso, os desenvolvedores mudaram o estilo da inscrição, tornando-a mais leve: afinaram as linhas das letras e afiaram ainda mais as pontas. O losango acima do “i” se transformou em uma elipse diagonal que segue a forma do elemento vermelho superior. O lugar do oval foi ocupado por uma configuração complexa com dois entalhes profundos – na parte superior e inferior.
Desde a sua criação, a Rich prestou maior atenção ao emblema para promover seu produto com rapidez e confiança. E assim aconteceu: quase imediatamente após entrar na rede comercial, as bebidas receberam alta demanda do consumidor. A identidade da marca acabou por ser tão bem pensada. O oval pontiagudo, que agora é usado, tem a forma de uma folha de uma árvore frutífera e alguns arbustos de bagas.
Fonte e cores do logotipo
A fabricante de sucos escolheu para seu emblema um antiqua estampado com ajustes individuais. Por exemplo, a letra “i” é complementada não com um ponto, como na versão clássica, mas com um oval inclinado com extremidades pontiagudas. Edições semelhantes foram feitas para o resto dos símbolos – suas serifas fluem suavemente para as pernas, de modo que parecem picos em miniatura. A paleta de cores é composta por vermelho, branco e preto.