Remy Martin é uma casa de conhaque francesa e a marca premium de conhaque que produz. A empresa foi fundada na comuna de Cognac para comercializar bebidas alcoólicas de luxo e agora está focada no lançamento de Cognac Fine Champagne. É feito exclusivamente a partir de uma mistura de materiais espirituosos Grande e Petite Champagne, obtidos a partir de uvas cultivadas em solos calcários locais. A exposição é realizada em barricas de carvalho Limousin. A marca foi fundada em 1724. Agora é propriedade da Remy Cointreau, um grupo empresarial familiar que possui várias marcas de álcool.
Significado e história
O fundador da famosa produção de conhaque era um viticultor da região sudoeste da França. Seu nome era Remy Martin, o que significa que a destilaria de destilados de luxo recebeu seu nome. Na aurora do seu aparecimento, era uma empresa pequena mas promissora, pelo que 14 anos após a sua abertura, o rei Luís XV ordenou pessoalmente ao jovem enólogo que alocasse terras para novos vinhedos, apesar das restrições existentes adotadas em 1731. Então ele tem direitos exclusivos.
Após a morte do primeiro proprietário, a casa de comércio de conhaque passou para seu neto. Ele assumiu a liderança total apenas alguns anos depois – em 1841. Depois disso, a empresa floresceu. Paul-Emile-Remy Martin adicionou um logotipo pessoal do enólogo às caixas, caixas e garrafas. Como base, ele adotou seu próprio signo do zodíaco – Sagitário, que significa Sagitário em latim. Portanto, o conhaque de marca é decorado com adesivos com um centauro – meio homem, meio cavalo.
Esta imagem foi usada pela primeira vez em 1870 e desde então nunca mais saiu da frente do rótulo. Em 1874 foi finalmente adaptado e aprovado. A correção consistiu no fato de que o centauro no emblema da marca de conhaque não segura um arco e flecha nas mãos, mas uma lança com a qual aponta para algum lugar alto. Como rosto da empresa, Sagitário transmite uma combinação harmoniosa de dois elementos-chave – representantes da humanidade e da natureza. A lança denota a intenção de balançar nas alturas do céu. Assim, seu criador queria demonstrar audácia, poder e habilidade natural.
O logotipo Remy Martin retrata um personagem da mitologia grega antiga: com a cabeça e o torso de um homem no corpo de um cavalo. Apesar de o centauro ser apresentado como um signo astrológico do zodíaco, ele é desprovido dos atributos usuais. A parte superior é humana e, portanto, razoável. Ela diz que a criatura mítica pensa como uma pessoa, pensa, decide e pesa tudo. A metade inferior é natural, portanto instintiva. O instinto e a força animal o ajudam a encontrar soluções não padronizadas solicitadas pelo próprio ambiente. São naturais, como a luz do sol que aquece as uvas, e como a água que nutre as raízes da videira.
O centauro fica em duas pernas e as dianteiras são levantadas no ar. A cauda longa quase toca o chão, os braços estão estendidos, a cabeça é reta, o olhar é direcionado para a frente. Sagitário segura uma longa lança com a qual está prestes a acertar o alvo. Isso é evidenciado pelos músculos tensos do tronco e dos braços. E ele é muito sério e focado. O personagem é feito na técnica do espaço negativo: manchas escuras são unidas por um contorno fino, formando um centauro.
Fonte e cores do logotipo
Sob a imagem do astrológico Sagitário é o nome da casa de conhaque. Para isso, foram utilizados sinais colunares, que lembram os números gregos com serifas curtas. A fonte mais próxima em termos de estilo é a Cartesius Small Caps. Ele é projetado pelo designer Bo Berndal e foi publicado pela T4.
A paleta de assinatura de Remy Martin é totalmente consistente com o tema do conhaque, pois contém o tom apropriado – vermelho dourado. As letras na parte da palavra do logotipo são pintadas de preto.