Powerade é uma marca de bebidas isotónicas desportivas que, para além da água, contém quatro minerais que permitem restabelecer rapidamente o equilíbrio energético após um esforço físico intenso. Seu desenvolvedor, fabricante, distribuidor e proprietário é a Coca-Cola Company. É fabricado principalmente nos EUA, mas as filiais de produção estão abertas em muitos países do mundo – mais próximas dos potenciais consumidores. O lançamento desta marca é 1988.
Significado e história
Tudo começou com os Jogos Olímpicos de 1988, dos quais um dos patrocinadores oficiais era a Coca-Cola. Para um evento significativo, ela fez uma bebida “temática” – Powerade, projetada para restaurar a energia gasta dos atletas. Tornou-se imediatamente um grande concorrente do produto energético da PepsiCo, Gatorade.
A empresa-mãe melhorou constantemente sua composição para que permaneça perfeita, benéfica e segura para a saúde. Especialmente para isso, ela criou uma fórmula progressiva, que incluía componentes que desempenham um papel primordial no restabelecimento do equilíbrio energético do corpo humano. São vitaminas do grupo B – 3, 6 e 12. O fabricante introduziu um novo produto em 2001.
Um ano depois, foi lançada uma bebida esportiva de baixa caloria, cujo adoçante é o xarope de milho, saturado com sucralose, frutose e acessulfame de potássio. Destina-se a quem tenta não saturar o corpo com açúcar. Outros produtos de marca também surgiram, com um total de 16 atualmente (2022), além de 6 energéticos de baixa caloria.
Em 2002, a Coca-Cola redesenhou as garrafas padrão, oferecendo uma opção mais alinhada às tendências progressistas. O resultado é um recipiente com alça ergonômica. Ao mesmo tempo, o rótulo foi revisado e o estilo atualizado do logotipo foi aprovado. Em 2009, a fabricante comprou a empresa especializada Glacéau, confirmando assim sua intenção de produzir bebidas não carbonatadas. Agora, o proprietário da marca Powerade a transferiu para o controle total da empresa recém-adquirida.
1988 – 1990
O logotipo de estreia foi feito em um design completamente diferente de todas as opções subsequentes. Distinguiu-se pelo colorido e pelos elementos constitutivos. Continha cores que afirmavam a vida: vermelho, azul, amarelo, verde, personificando a dinâmica, céu, sol, gramado. O emblema mostrava um homem correndo que se movia rapidamente por terrenos montanhosos. Isso foi evidenciado pelas listras localizadas ao lado do atleta e a inclinação do retângulo com o nome do energético. A inscrição era grotesca, em negrito, com “P” e “A” acentuados. No primeiro deles, a perna desceu e, no segundo, a ponta subiu, elevando-se acima do restante das letras.
1990 – 2002
Por muito tempo, a marca usou um logotipo de texto com um mínimo de elementos. Os designers transformaram um retângulo inclinado (quase um paralelogramo) em um trapézio com diferentes larguras de extremidades opostas. A inscrição foi alterada: recebeu serifas geométricas, itálico e branco. Além disso, o nome foi convertido para maiúscula, com exceção da letra “a”, acima da qual aparecia uma barra curta. Os desenvolvedores colocaram uma longa linha abaixo, na forma de um sublinhado no meio da palavra “Powerade”. O fundo de tudo era um retângulo azul brilhante.
2002 – 2009
Um redesenho em 2002 trouxe uma grande atualização. O emblema mostrava apenas uma linha – encaracolada, como uma fita, que personificava a energia interna. Ao mesmo tempo, parecia um ponto de interrogação estendido para os lados. O nome da bebida esportiva foi escrito em uma fonte geométrica moderna com letras de espessura irregular, nas quais seções de diferentes larguras são combinadas. O foco principal estava no “P”: tinha apenas uma linha com pontas pontiagudas e não era fechado.
2009 – 2019
Em 2009, os designers propuseram um logotipo minimalista da Powerade. Retiraram a parte gráfica, deixando apenas o nome da marca. Era uma inscrição maciça e rigorosa, feita em caracteres pretos sobre fundo branco. A fonte era quadrada, em negrito, cortada. Os contornos de algumas das letras não eram fechados – em particular, “P” e “R” tinham lacunas estreitas nos locais onde a linha curva deveria tocar a haste vertical. Embora os cantos do “O”, “A” e “D” tivessem arredondamentos, pareciam mais cortes, o que dava seriedade ao texto.
2019 – presente
A versão moderna do emblema reflete masculinidade e energia interior. Para fazer isso, os desenvolvedores usaram uma fonte em negrito com letras maiúsculas esticadas para cima. Agora eles transmitem não apenas a capacidade de suportar dificuldades, mas também uma restauração completa da força, porque os personagens parecem transbordar de dinâmicas ocultas.
A evolução do logótipo desta marca está condicionalmente dividida em dois períodos: antes de 1994 e depois. Foi nessa época que um avanço decisivo foi observado em seu estilo: ele passou de um design não permanente para um permanente. Isso se deve ao surgimento de um conceito que representa harmoniosamente uma bebida energética. Plenitude interna, restauração da força, manutenção do equilíbrio, senso de determinação e força – isso é o mais importante para aqueles que constantemente experimentam alto esforço físico. O logotipo minimalista parece proclamar: esta é uma bebida séria para pessoas sérias em circunstâncias sérias.
Fonte e cores do logotipo
O texto no logotipo da Powerade é feito na fonte Gears of Peace – poderosa, em negrito, com cantos semi-cortados, que ao mesmo tempo são levemente arredondados. As duas letras não têm conexões, então elas têm uma linha interna pontiaguda. A paleta de cores é monocromática. Mas a marca registrada não chegou imediatamente ao preto e branco: no início, ela experimentou cores brilhantes, compostas por vermelho, verde, amarelo e azul.