Pizza Hut é uma rede de fast food com sede nos Estados Unidos e uma franquia internacional que serve cozinha ítalo-americana. Ela prepara não só pizzas de vários tipos, mas também acompanhamentos, massas, sobremesas. Seu primeiro ponto surgiu na cidade de Wichita, Kansas, onde foi fundada pelos irmãos Carney – Dan e Frank. Hoje, a pizzaria é a maior estrutura de catering do mundo, com mais de 18.700 restaurantes (em janeiro de 2020). Não é por acaso que a Richtopia, sediada no Reino Unido, a classificou em 24º lugar entre as 200 marcas mais influentes. Este serviço agora é uma subsidiária da Yum! Brands, Inc.
Significado e história
No verão de 1958, dois irmãos estudantes da Universidade do Estado de Wichita decidiram abrir uma pizzaria italiana em sua cidade. Seis meses depois, eles fundaram um segundo outlet e, em 1959, já tinham uma verdadeira rede de fast food, que incluía nove restaurantes. No mesmo ano, Dan e Frank mudaram para um sistema de franquia. O design icônico do prédio da Pizza Hut apareceu mais tarde (em 1963). Foi projetado por George Lindstrom, um arquiteto baseado em Chicago. O projeto foi concluído em 1969.
No outono de 1977, a rede de restaurantes passou para outro dono: foi comprada pela PepsiCo. Vinte anos depois, a Pizza Hut, junto com duas outras redes de serviços de alimentação (Kentucky Fried Chicken e Taco Bell), deixou sua associação e formou uma nova estrutura, que foi denominada Tricon Global Restaurants, Inc. Mas então, depois de alguns anos, ela mudou: como resultado, na primavera de 2020, a Yum! Marcas.
Durante todo este tempo, o restaurante manteve a sua identidade reconhecível: o logótipo, a placa e o design do edifício com telhado vermelho, que acabou por se tornar um emblema. Portanto, o arquiteto de Chicago pode ser classificado entre seus autores. No geral, existem nove personagens pessoais na carreira da franquia.
1959 – 1970
O logotipo de estreia da rede de pizzarias é composto pelo nome, localizado horizontalmente e decorado com letras “saltitantes”. Tal como concebidas, não significam brincadeira, mas sim a impaciência com que os visitantes aguardam a sua encomenda. Ou seja, é uma dica do excelente sabor dos pratos oferecidos pela Pizza Hut. As letras das palavras são escarlates, maiúsculas e com serifa nítida.
1962 – 1970
Este foi o emblema da empresa Coke Cola. Também usa o nome da franquia, mas em um estilo completamente diferente. Em vez de vermelho – preto, em vez de linhas “saltadoras” – uma linha reta, em vez de sinais agudos – símbolos com topos pares. No entanto, se você olhar com atenção, perceberá que nem todas as letras estão niveladas. Por exemplo, a perna direita “A” é mais longa que as outras, e o “U” é mais alto que as demais. Acima e abaixo, a frase é repetida com linhas finas.
1970 – 1974
O redesenho trouxe a combinação perfeita da estreia com os novos logotipos. De um, os desenvolvedores usaram o estilo e a geometria das letras, do outro – restrição e cor da inscrição. Além do monocromático, eles também adicionaram um posicionamento de palavras atualizado: agora eles são organizados em uma coluna, um acima do outro. Essa proporcionalidade tornou-se culto, pois foi preservada por quase todo o tempo restante (com exceção de alguns períodos). Os símbolos de “salto” são feitos à mão.
1974 – 1999
O logotipo, aprovado em 1974, foi desenhado por Lippincott em colaboração com o gerente de marketing Sam Moyers. É famosa pelo fato de o lendário telhado vermelho aparecer nela pela primeira vez, como nos prédios de marca de uma rede de restaurantes. O elemento icônico permanece para sempre. Sob o telhado, há uma inscrição de dois níveis em uma fonte atualizada. Ele usa linhas onduladas – “z” minúsculo e “H” maiúsculo. No primeiro caso, eles substituem a parte inferior das letras, no segundo – a barra central.
1999 – 2010
Em 1999, a empresa mudou para um logotipo conceitualmente diferente – com linhas mais soltas, como se desenhado com uma pincelada. E isso se aplica a gráficos e texto. O autor da nova identidade é Landor Associates. O telhado agora está posicionado diagonalmente e tem listras pretas em todos os lados. A inscrição também vai de baixo para cima na diagonal. As letras parecem discretas e não tão rígidas como na versão anterior, embora tenham algo em comum com isso nos contornos. Na palavra “Pizza”, o ponto acima do “i” é alongado e colorido de verde. Os símbolos lembram os escritos à mão. Há um sublinhado amarelo na parte inferior.
2010 – 2014
Esta versão é uma versão revisada do emblema anterior. Não há linhas pretas grossas ao redor do perímetro do telhado. Além disso, o sublinhado foi aumentado e um brilho semelhante à luz do sol foi adicionado. Os designers também endireitaram o telhado e o colocaram horizontalmente, deixando todos os outros elementos em seus lugares originais.
2014 (América do Norte)
A base deste logotipo é o emblema de 2010. Os desenvolvedores removeram o sublinhado amarelo na parte inferior das letras e repintaram a folha verde acima do “i” de preto. Em alguns países, este logotipo ainda é usado hoje.
2014 – 2019
No outono de 2014, a Pizza Hut anunciou uma reformulação total da marca para atrair mais visitantes e aumentar sua receita em queda. Ela atualizou literalmente tudo: a tabuleta, uniforme, menu, símbolos. Como resultado, o emblema ficou redondo e parecia uma pizza. Isso se deve ao desenvolvimento de onze novas pizzas de marca, então o foco estava nelas. Do antigo logotipo, apenas o vermelho permanece, pois lembra o tom icônico do telhado e pizza torrada. Os nomes da rede e do telhado foram colocados no centro do círculo com um contorno branco tracejada. O logotipo foi redesenhado pela Deutsch LA.
2019 – presente
No verão de 2019, a Pizza Hut trouxe de volta o antigo logotipo e o teto vermelho que estavam em uso de 1974 a 1999. Agora é dominado por três linhas onduladas, um telhado plano e letras clássicas de Lippincott.
Fonte e cores do logotipo
Desde os anos 70 do século passado, a cobertura cor de tijolo foi utilizada na identidade da rede de catering. Possui aba larga e meio levantado, lembrando visualmente um chapéu. Este elemento é o símbolo chave da empresa, que desapareceu apenas uma vez (em 2014) para uma mudança radical de imagem, mas depois voltou.
A fonte oblíqua usada no emblema por muitos anos é individual e se parece com pinceladas largas. A fonte real é chamada Hot Pizza. Seu criador é o designer Dennis Ludlow. Ele propôs uma impressão serif revisada.
A palheta de assinatura da rede de pizzarias é o tinto, que se combina constantemente com o branco. Em momentos diferentes, foi complementado por preto, amarelo e verde.