A Pernod Ricard é a segunda maior produtora de bebidas espirituosas do mundo. O portfólio da empresa inclui 71 marcas de álcool de diversos países. CEO e Presidente do Conselho Alexandre Ricard é neto do fundador da empresa. O escritório principal está localizado em Paris e mais 85 filiais operam em todo o mundo.
Significado e história
A corporação é o resultado de uma fusão em 1975 de duas empresas familiares – a Marselha Ricard, que produzia tintura de anis, e a Savoyard Pernod, que vendia absinto. Ao longo dos próximos 50 anos de sua existência, a dança alcançou resultados extraordinários, aumentando as vendas em 25 vezes para 9 bilhões de euros. A corporação deve esse avanço a Patrick Ricard, filho de um dos fundadores. O portfólio da Pernod Ricard inclui marcas de uísque, tequila, gin, conhaque, champanhe. Ao mesmo tempo, a empresa ainda produz tintura de anis (pastis), popular na França.
O sinal visual da empresa não mudou desde a sua criação. Isso se deve ao fato de que a empresa está continuamente nas mãos de um proprietário.
O sinal visual é simples e moderno. No entanto, este minimalismo tem um grande significado e toda a história da preocupação está escondida.
Na base do logotipo está o nome da empresa. É um tipo de letra com serifa redonda e fina. Cada palavra começa com uma letra maiúscula, indicando os dois nomes que estavam nas origens. O nome Pernod está escrito em primeiro lugar, pois sua empresa é 130 anos mais velha que a empresa de Paul Ricard, que surgiu em 1932.
Na cabeça do logotipo há uma flor esquemática. Essa escolha se deve ao fato de o símbolo da empresa Ricard e seu pastis ser uma flor – inflorescência de anis. E como a empresa era administrada por Ricard e seus descendentes, o logotipo da empresa herda as tradições de sua empresa.
A flor consiste em tiras de pétalas separadas que se assemelham a selos. As duas pétalas inferiores se fundiram em uma faixa, sobre a qual repousa toda a composição subsequente. Eles simbolizam a fusão das duas empresas, que lançou as bases para a preocupação.
Acima, há 10 pétalas em um círculo, que simbolizam novas empresas que foram adquiridas ao longo da história da preocupação. 5 anos após sua formação, a empresa absorveu a primeira empresa – a americana Austin Nichols. E não parou mais, tendo comprado 10 fabricantes de bebidas ao redor do mundo. A maior compra custou US$ 9 bilhões.
Agora, todas as empresas não estão apenas documentadas, mas também agrupadas em torno de um único objetivo – manter um sabor premium e criar um clima festivo para os clientes. E para feriados e comemorações, as flores e o melhor álcool são sempre escolhidos. Portanto, os ativos da empresa incluem apenas marcas valiosas.
As pétalas da flor olham em direções diferentes, à medida que novas empresas se juntam à preocupação de diferentes partes do mundo. Como uma flor se abre em todas as direções, a Pernod Ricard distribui seus produtos em todos os lugares (em 160 países).
Fonte e cores do logotipo
Para o logotipo, foi usado um tom azul em um gradiente do escuro para o claro. Esta cor é um símbolo de história, herança, experiência e gestão inteligente e cuidadosa, graças à qual a empresa chegou ao topo.
O nome da preocupação e as pétalas inferiores são feitas em azul rico – como sinal do início, fundação e base. As pétalas escuras simbolizam as 6 empresas compradas pela Pernod Ricard no século XX. As demais, aquisições do século 21, são pintadas em tons de azul mais claro.
Mudar o gradiente de baixo para cima e do escuro para o claro também significa a transformação gradual da empresa em direção a um futuro melhor e mais brilhante. A preocupação é realizar reformas para reduzir o desperdício e proteger o meio ambiente, melhorar as condições de trabalho de seus colaboradores e modernizar a gestão para trabalhar com ainda mais eficiência.
Fonte de letras Publica Slab Light.