A Pepsico é uma empresa internacional que produz mais de 100 tipos de bebidas e produtos alimentícios, que são distribuídos em 200 países ao redor do mundo. A sede está localizada na pequena vila de Purchase na América. Além dele, existem 6 divisões que cobrem África, Europa, Ásia, América do Norte e América Latina. Os produtos são fabricados em 320 fábricas em todo o mundo. As vendas anuais são mais de 67 bilhões de dólares.
Significado e história
Desde a sua criação em 1902, a The Pepsi Cola Company tem estado ocupada promovendo e anunciando sua própria bebida. E só a partir de 1963, quando D. Kendall assumiu o comando, a empresa adquiriu uma estratégia de globalização, ampliou seu alcance e passou a comprar outras empresas. O negócio da Frito-Lay foi a primeira grande compra e resultou na mudança do nome da empresa para PepsiCo (1965), referindo-se a “Pepsi and Co”. A “empresa” estava em constante expansão. Até 2015, mais de 10 fabricantes entraram no conglomerado de forma permanente, entre eles: 7-Up International, Quaker, Wimm-Bill-Dann, Sandora, etc.
Devido à constante expansão, o logotipo da PepsiCo também mudou gradualmente. E a cada transformação, ele se afastava cada vez mais do tema da bebida popular.
1965 – 1985
Após a formação da PepsiCo, não houve necessidade de mudar o simbolismo. Portanto, o primeiro logotipo corporativo foi uma marca ligeiramente alterada da Pepsi, lançada nos anos 50, após a Segunda Guerra Mundial. Sua ideia foi inspirada pelo patriotismo. O logotipo é nas cores da bandeira americana balançando ao vento (vermelho, azul e branco).
As linhas onduladas do círculo eram perfeitas para bebidas Pepsi e batatas fritas Frito Lai. As empresas fundidas pertenciam ao mercado norte-americano e apoiavam motivos patrióticos.
O letreiro da Pepsi era bem reconhecível e ajudou a promover a nova corporação. Foi apenas ligeiramente corrigido: a tampa da garrafa foi alterada para um círculo lacônico e, em vez de Pepsi, PepsiCo foi inscrito na faixa branca.
As letras maiúsculas P e C foram usadas para o nome da empresa, mas, ao contrário das regras de ortografia, elas foram aumentadas não para cima, mas para baixo. O restante do texto entre letras maiúsculas foi sublinhado. A tira conectou Pepsi e Co em uma, sugerindo o nascimento da empresa por meio de uma fusão. Destacou-se a palavra Pepsi, que indicava o papel fundamental desta empresa na preocupação.
1985 – 2001
Em 1985, a corporação ganhou fama muito além dos Estados Unidos (foi exportada para a URSS, China, Japão, Europa, Oriente Médio, América Latina). Mudanças na gestão da empresa (W. Calloway assumiu o comando), bem como uma significativa expansão do mercado e do rol de marcas, levaram à necessidade de alteração do signo visual.
No novo emblema, o nome do grupo foi além do boné da Pepsi e se tornou um logotipo separado. O estilo de escrita com letras maiúsculas e sublinhado foi mantido. No entanto, a cor das letras mudou para cinza claro.
O destaque da cor foi feito no ponto acima da letra i. Foi ampliado e transformado em modelo do globo com paralelos e meridianos. Era uma lembrança distante da Pepsi, pois mantinha as listras horizontais de vermelho, branco e azul. A tonalidade azul ficou muito mais clara, o que aproximou a bola da escala suave da inscrição. A imagem da Terra apontava para uma empresa intercontinental.
2001 – presente
Em 2001, a PepiSo fez mais uma grande aquisição pela oportunidade de representar a bebida esportiva Gatorade. Por 14 bilhões, a associação Quaker de Chicago foi comprada. A antiga empresa, batizada com o nome dos Quakers, surgiu em meados do século 19 como fabricante de mingau de aveia. A fusão tornou a Pepsi a 4ª maior produtora de bens de consumo do mundo.
Após uma expansão tão significativa, o logotipo foi redesenhado. Ele foi confiado a uma grande empresa americana Landor Associates, envolvida em consultoria, design e pesquisa. O principal objetivo é criar uma imagem de marca moderna, amiga do ambiente e popular. Durante o processo de renovação, a mensagem principal da PepsiCo e a associação com o globo terrestre foram preservadas.
O globo ficou mais volumoso e real, criando uma sensação de movimento. Ele é colocado à esquerda na frente do nome da corporação e ligeiramente elevado. Isso indica o crescimento constante da empresa, sua ascensão ao topo e trabalho em todos os cantos do mundo.
As cores do globo também mudaram. Seus paralelos e meridianos tornaram-se multicoloridos. Eles são um símbolo da diversidade de marcas que a empresa possui. Azul – água pura, verde – bebidas saudáveis, laranja – sucos, branco – laticínios para bebês. Os paralelos simbolizam os cinco continentes nos quais os produtos da corporação são vendidos, bem como as divisões globais da empresa.
O nome da marca está escrito em letras azuis grandes e firmes. Eles mostram a confiabilidade, a confiança no futuro, a grande escala e as grandes oportunidades da PepsiCo.
Fonte e cores do logotipo
As principais combinações de cores no logotipo da empresa:
- Branco, azul e vermelho são as cores da bandeira. Símbolo de patriotismo, amor pela pátria e pelo fato de o principal mercado de vendas ser nos EUA (mais de 50%).
- Cinza claro – reflete liberdade, leveza, prontidão para novos contatos. A tonalidade brilha com prata e sugere sucesso, conquista, ascensão e desenvolvimento, indo além das limitações. Ele é um símbolo de uma empresa em desenvolvimento que está constantemente expandindo seu mercado de vendas.
- Azul – experiência, confiabilidade, gestão sábia, nas alturas, comércio através dos oceanos, a direção principal da corporação (bebidas). Além disso, o azul se tornou uma importante cor de identificação para a Pepsi e ajuda a separar o produto de seu concorrente “vermelho”, a Cola.
A fonte da versão mais recente do logotipo é Neue Helvetica Pro 93 Extended Black.