Paulaner é uma marca de cerveja bávara com quase 400 anos de história, considerada a precursora de todas as bebidas espirituosas. A empresa de gestão Paulaner Brauerei Gruppe GmbH & Co é propriedade de 70% da família Schörghuber há muitos anos. No coração da cerveja moderna está uma receita de 1773, que serviu de ponto de partida para 18 cervejas. A principal cervejaria da marca está localizada em Munique, mas o preparo e o engarrafamento da bebida também acontecem nas cervejarias da empresa Paulaner Bräuhaus, e exporta para 70 países. Mais de 200 milhões de litros de cerveja são produzidos anualmente.
Significado e história
Nem todas as marcas podem ostentar uma história tão impressionante. A cerveja desta marca surgiu no início do século XVII. Uma bebida em homenagem ao amado São Salvatore da Horta (Salvador da Horta) começou a ser fabricada pelos monges da Ordem Paulaner. Por isso, os clientes apelidaram a cerveja Paulaner Salvator. Um século e meio após o seu aparecimento (de 1806 a 1928), a batuta foi continuada pelo cervejeiro secular Franz Sacherl, que comprou as antigas instalações do mosteiro. A espuma sob o novo proprietário foi produzida sob a marca Salvator. E somente em 1994 adquiriu seu nome definitivo.
A empresa adere às tradições, valoriza o reconhecimento e a popularidade da marca. Portanto, desde o surgimento da cerveja, o signo visual mudou apenas duas vezes. Ao mesmo tempo, cada um dos logotipos contém o máximo de informações históricas sobre a bebida.
Velho
Em 1928, a cervejaria ganhou um novo proprietário, Paulaner Brauerei AG, que, muito provavelmente, deu origem a uma imagem visual.
O logotipo era um círculo. Esta forma é um símbolo bastante significativo no mundo da cerveja. Está associado a porta-copos para canecas de cerveja, fundos de barris de onde a cerveja foi derramada, tampas de garrafas de cerveja, pernas de copos de cerveja, placas de cerveja.
Informações modernas sobre a marca foram colocadas na faixa azul externa do círculo. Acima – o nome modificado da empresa emissora: PaulanerBraue. Veio da ordem dos monges que foram os primeiros a fabricar cerveja – Paulaner. Os servos de Deus foram assim chamados por causa de Paola, cidade natal de Francisco, o monge fundador da ordem. O ancião viveu no século 15 na Itália e é reconhecido pelos católicos como um santo eremita.
Na parte inferior do logotipo estava o nome da cidade em que a cervejaria estava localizada: Munique.
O interior do emblema continha informações sobre a história da marca. No centro do círculo, o próprio Francisco foi retratado em uma batina monástica. Em suas mãos, o monge segura uma vara com o nome de outro santo – Salvatore, que era reverenciado na Calábria, onde Francisco nasceu. A ordem Paulaner também homenageou o curandeiro Salvator e deu seu nome à cerveja. É indicado no logotipo na parte inferior sob a imagem de um monge.
O fundo do círculo é uma bandeira vermelha com uma cruz branca, que lembra a bandeira do Sacro Império Romano, em cujo território foi fabricada a primeira cerveja Paulaner. Assim como o brasão da cidade de Cagliari na Itália, onde São Salvador terminou seus dias.
Atrás do monge está uma imagem de Munique e da antiga cervejaria do mosteiro. E nas laterais, a inscrição “schutz marke” – uma marca registrada.
Novo
O sinal visual foi atualizado no final do século 20, depois que o nome da cervejaria se tornou Paulaner GmbH und Co. em 1999. KG e cerveja Paulaner. Uma lembrança do antigo proprietário e de São Salvatore foi removida do antigo emblema.
O novo logotipo consiste em um emblema redondo; nome da marca em letras maiúsculas com serifa; e uma inscrição fina e elegante em ouro com o ano de fundação em lados opostos do emblema.
A imagem de Francisco ficou mais moderna. O santo é desenhado de perfil, olhando para frente. É como se ele abençoasse a cerveja para o movimento no futuro e observasse seu desenvolvimento. Em geral, o sinal visual imita uma antiga moeda comemorativa da Baviera, no centro da qual a imagem do rei era geralmente cunhada. Isso é especialmente simbólico, pois o monge era conselheiro de três monarcas do país. O perfil do santo é feito em ouro, o que valoriza ainda mais a associação.
O círculo tem um fundo vermelho escuro, que sobrou da bandeira do logotipo anterior. A cor ficou mais escura e mais próxima de um vermelho nobre. Portanto, está associado não apenas à bandeira, mas também aos tempos dos reis.
Ao longo da borda do círculo ainda há uma larga faixa azul escura, ms com uma borda dourada. Os alemães associam o azul à tradição. Além disso, Francisco era considerado o santo padroeiro dos marinheiros.
O nome da marca e a cidade de produção – Munique – estão escritos em letras brancas na faixa azul. A cor branca é um símbolo de pureza. A cervejaria ainda segue a lei de pureza do século 16, que limita a lista de ingredientes da cerveja de verdade. A empresa tem um passado impecável. Além disso, a mais pura água artesiana de 10 mil anos é utilizada para a produção. Possui uma cervejaria e seu próprio programa Paulaner engagiert, que se preocupa com a proteção do meio ambiente. O branco também está associado ao frescor. Em 1881, Pauliner foi o primeiro a instalar uma máquina de fazer gelo e começou a fazer espuma o ano todo. A empresa também é dona da primeira receita de cerveja light sem álcool.
Como o ano de fundação no emblema, 1634 é indicado. No entanto, esta é uma data aproximada. Baseia-se numa reclamação escrita dos cervejeiros de Munique contra a concorrência do mosteiro. E isso significa que a cerveja já era conhecida e popular antes. A inscrição é feita em graciosas letras de monograma. Tanto a cor dourada quanto a fonte antiga indicam a venerável idade da bebida.
O próprio nome da marca sob o emblema redondo está escrito em grandes letras azuis antigas com serifas e bordas douradas. Apresenta uma cerveja premium com uma história rica. A letra central A, como o primeiro P, é maiúscula e tem uma serifa incomum. Isso divide a palavra em duas partes. A primeira parte em alemão é o nome da cidade de Paola – Paula, e a palavra aner é traduzida como “registro” e forma a raiz das palavras: herdeiro, co-herdeiro. Essa divisão no nome enfatiza que a receita da cerveja foi herdada de Paola e que foi fabricada pelos seguidores (herdeiros) da santa de Paola.
Fonte e cores do logotipo
As cores principais da marca são azul royal, vermelho e dourado.
- Azul – elemento água, profundidade dos séculos, fidelidade às tradições.
- Vermelho – a bandeira do país, o amor do povo, a celebração da Oktoberfest, onde a cerveja ganhou aprovação universal.
- Ouro – premium, cor dourada da cerveja, antiguidade, valor.
A fonte do bloco de título é Accolade EF Bold. A antiga fonte inglesa English 111 Std Vivace foi escolhida para indicar o ano de surgimento da cerveja.