Patron Tequila é uma marca de tequila premium que ganhou status de bebida cult e se tornou um dos destilados mais procurados do mundo. Seu fabricante é Patrón Spirits, o atual proprietário é Bacardi. A marca foi estabelecida na cidade de Jalisco (México) por dois empresários: John Paul DeJoria e Martin Crowley. A época de sua aparição é 1989.
Significado e história
Esta bebida com teor alcoólico de 40% era conhecida muito antes da produção em massa. Há muito tempo é produzido pela destilaria mais antiga chamada Casa 7 Leguas. Ela usou o núcleo do agave azul como base. Após a fermentação e fermentação, o álcool com um sabor único foi obtido por destilação. Em 1989, os dois proprietários do St. A Maarten Spirits comprou os direitos desta marca e em 2002 transferiu completamente a produção para outra empresa.
A estratégia de marketing dos novos executivos foi construída sobre a palavra “premium”: tequila premium para pessoas premium em um lugar premium. O foco principal estava nos jovens de hoje, que escolhem produtos da moda e passam o tempo em boates ou bares da moda. Especialmente para isso, o fabricante ampliou a variedade de sabores da bebida alcoólica adicionando café, chocolate, licor de laranja, limão, cacau, manga e assim por diante.
A componente visual da marca também não foi esquecida: tudo para o fecho de tequila é produzido exclusivamente na sua própria fábrica – desde garrafas originais com números pessoais a rolhas artesanais. As etiquetas também são cult, feitas no mesmo estilo, para que a marca seja instantaneamente reconhecível. No início de 2018, foi adquirida pela famosa fabricante de bebidas Bacardi Corporation.
A identidade da bebida alcoólica não mudou por muitos anos. Isso se deve ao hábito dos amantes da tequila de 40 graus de encontrá-la pela abelha inimitável, que supostamente poliniza o agave azul. Mas, na verdade, o logotipo da Patron Tequila retrata uma vespa, proposta pelo cofundador da marca – Martin Crowley. Ele costumava servir no Exército dos EUA em um porta-aviões chamado USS Hornet, então ele usou sua imagem estilizada para o rótulo. A propósito, ele também o desenvolveu.
O nome da marca foi escolhido por ambos os fundadores. Embora a palavra “patrono” denote alguém que fornece apoio financeiro e realiza atividades de caridade, os primeiros proprietários lhe deram um significado diferente, mais gíria – “grande chefe”. E a vespa barriguda se encaixa perfeitamente nesse conceito.
O inseto tem um corpo largo em forma de lágrima, forrado com listras finas em três fileiras. Essencialmente, as linhas são como retângulos em miniatura paralelos. Na cabeça dos himenópteros há grandes olhos na forma de círculos brancos com uma borda preta. Há também bigodes dobrados. São longos, com pequenos arredondamentos nas extremidades. As asas da vespa são abertas, como se fossem transparentes. Sua superfície é coberta com uma grade de padrões que consiste em ovais, semicírculos e triângulos estreitos.
O nome da marca é colocado em duas linhas acima do inseto icônico na família de fontes argelinas. As letras são decoradas com serifas estendidas exclusivas com pontas pontiagudas. Além disso, os personagens possuem uma borda unilateral: uma linha fina na parte inferior e à direita, que adiciona leveza aos letreiros.
Fonte e cores do logotipo
Para o logotipo corporativo, que serviu de rótulo, os fundadores da marca escolheram a fonte argelina. Ele apareceu em 1907 e foi lançado pelo estúdio britânico Stephenson, Blake and Co. O autor do design da fonte é a empresa americana Mergenthaler Linotype. E o nome argelino é propriedade da International Typeface Corporation.
O esquema de cores do emblema é padrão: sempre foi monocromático. Além disso, a vespa preta pode ser localizada não apenas em um fundo branco, mas também em um fundo escuro, para o qual uma borda clara é adicionada ao longo do contorno.