Significado e história
Ao longo do longo período de sua existência, a marca de identificação visual Oriflame Holding AG passou por cinco estágios de mudanças. Eles diziam respeito principalmente ao estilo da palavra “Oriflame”. Agora a versão minimalista é usada.
1967 – 1977
A marca de cosméticos sueca começou com um logotipo que apresentava texto e gráficos. A inscrição não consistia em uma, mas em duas partes: no topo estava a palavra “Oriflame”, abaixo dela – “Internacional”. Isso significa que a empresa estava inicialmente focada nas vendas internacionais. As letras foram impressas, com as serifas originais apontando para a esquerda. No topo, os designers colocaram um monograma – uma vinheta composta por três símbolos. Apresentava dois “Fs” espelhados feitos à mão e um “O” que servia de fundo.
1978 – 1998
Por várias décadas, a empresa usou o logotipo em itálico – simples, como se escrito com uma caligrafia descuidada. O nome estava subindo rapidamente na diagonal, e a própria caligrafia superficial testemunhava uma grande explosão emocional, porque os símbolos não tinham contornos claros, mas eram coerentes, fundidos em um todo inseparável. Abaixo da legenda havia uma linha em negrito na mesma cor preta da palavra “Oriflame”.
1999 – 2003
Em 1999, a marca de cosméticos mudou para letreiros impressos. Os designers os converteram para minúsculas, mas mantiveram os mesmos recursos. A letra “o” foi deixada com um círculo aberto com linhas sobrepostas, “f” parecia uma curva vertical lisa, o arredondamento superior “a” não convergiu para o final, e o ponto acima de “i” estava localizado mais alto do que o normal . O subscrito também é preservado: tornou-se uma longa linha com uma protuberância no centro. Em vez de preto, um azul profundo apareceu.
2004 – 2010
O foco principal era a tipografia, então alguns dos símbolos foram alterados. Assim, os desenvolvedores removeram a cauda inferior de “f”, o que o torna mais clássico. As pontas pontiagudas desapareceram e um esclarecimento de marketing apareceu abaixo da linha: “cosméticos suecos naturais”. Foi feito em letras minúsculas. A única coisa que sobreviveu foi a marca registrada “o” na forma de um anel aberto.
2011 – presente
O logotipo real é o próprio rigor. Consiste em um título digitado em um clássico maiúsculo sem serifa. Há um amplo espaço entre as letras, de modo que a inscrição parece arejada, leve, apesar das linhas fortes e da cor preta. Todos os símbolos são retos, geométricos, com cantos regulares. Os designers dividiram a longa linha em duas listras finas e as elevaram até a palavra “sweden”. Eles também voltaram o emblema para preto.
Fonte e cores do logotipo
O emblema usa dois tipos de fontes. A primeira letra da palavra “Oriflame” é feita na fonte impressa do mesmo nome, o resto – símbolos da categoria Sans Serif. Além disso, “O” desempenha o papel de um sinal individual. O espaçamento entre letras em ambas as inscrições é amplo. A paleta corporativa é monocromática e representa a combinação clássica de preto (letras) e branco (fundo). Há também um cinza escuro, que é usado para a palavra “SUÉCIA” e os traços ao redor.