Olmeca Tequila é uma tequila preparada com a preservação de antigas tradições da empresa Perno Ricard. Tem o título de melhor do mundo (2003). O álcool é feito da espécie de agave azul de oito anos de idade, Agave tequilana. As plantações de destilados estão localizadas no estado mexicano de Jalisco.
Estão à venda três variedades: Olmeca (mix 51%), Altos (álcool 100% agave) e Tezón (bebida do segmento premium com tecnologias antigas e longa exposição). Cada um tem sua própria linha de sabores, dos quais Altos Blanco é o mais premiado.
Significado e história
A bebida é produzida sob a marca Olmeca desde 1967. Tequila recebeu o nome da primeira civilização antiga (século 2-1 aC) que existiu na parte central do continente americano (no sul e no centro do atual México). Olmecas – tornaram-se os ancestrais das características culturais do país. Eles foram os primeiros a preparar álcool de agave. As bebidas de uma marca moderna são preparadas de acordo com receitas antigas. Portanto, um nome autêntico foi escolhido para o produto. Envolvida na produção da destilaria Colonial, inaugurada em 1873. Alguns dos pinheiros são tratados com uma roda antiga – tahona, e o líquido resultante é adicionado a todas as variedades da marca em diferentes proporções.
Durante sua existência, o logotipo da tequila mudou três vezes. E somente nos últimos 6 anos, após a compra da Pernod Ricard em 2001. Antes disso, por quase 50 anos, a bebida teve um emblema permanente. As mudanças modernas também não se tornaram cardeais e não afetaram o principal símbolo visual da marca – uma cabeça incomum no centro da composição.
1967 – 2014
Os artefatos preservados da antiga civilização foram usados como signos visuais da marca. Cada garrafa tem inscrições antigas. E no logotipo há um retrato em pedra do governante da civilização olmeca. Ele é copiado de uma das esculturas incomuns encontradas por arqueólogos nas terras costeiras do México. A cabeça foi esculpida pelos olmecas em rocha vulcânica. Talvez a mesma de onde foram feitos os primeiros tachons para a produção de tequila. As esculturas incorporam a história da terra mexicana, suas raízes e são uma expressão da cultura do povo antigo. Por isso, a imagem foi escolhida como o principal signo da bebida. Na cabeça, de acordo com crenças antigas, a alma e a experiência de uma pessoa estão concentradas. E em cada garrafa de tequila – a experiência e a alma de seus produtores e da terra mexicana.
O nome da marca está escrito em uma placa retangular, semelhante à assinatura sob uma peça de museu. As letras são antigas, como se esculpidas em pedra, o que corresponde ao espírito da bebida. O primeiro e o último caracteres são maiores que a parte central da inscrição. Eles mostram que a tequila manteve seu sabor único desde o início até os dias atuais. Abaixo do nome da marca está a inscrição “tequila”, que indica a bebida original, que só pode ser produzida por 5 regiões do mundo.
Todos os elementos do logotipo são feitos em ouro para apresentar a Olmeca Tequila como um produto antigo e valioso.
2014 – 2018
Em 2014, o dono da tequila reestruturou a empresa. Como resultado, as opções de promoção e apresentação de marcas também foram atualizadas. Foi desenvolvido um novo logótipo para a Olmeca. Ele enfatizou as características da marca e se destacou pelo realismo.
A cabeça e a borda da placa foram feitas na cor correspondente à escultura real. O fundo do logotipo adquiriu cor. Varia de acordo com o tipo de tequila. Do vermelho rico (mais comum) ao chocolate. O vermelho estava associado ao fogo interior que acende a tequila, aos solos vulcânicos vermelhos da tequila agave e aos fornos de tijolos para assá-la.
Os recursos de fonte e escrita do nome da marca não foram alterados. E a cor da inscrição foi alterada para branco. Para revelar todo o buquê da bebida, ela é servida gelada. A produção segue padrões ecologicamente corretos e utiliza apenas ingredientes naturais. Portanto, a cor indicava a naturalidade, pureza e frescor que distinguem a Olmeca.
2018 – presente
Em 2018, a Elliott Management Corporation tornou-se proprietária parcial da Pernod Ricard, o que se refletiu na política de negócios. Isso também se manifestou em uma representação mais moderna das marcas no mercado. O mais recente letreiro visual da Olmeca foi criado pelo famoso designer da marca inglesa Chris Mitchell em estilo épico. Ele deixou a imagem mais estilosa. Todas as linhas do emblema são finas e claras. A cabeça parece mais rígida e já não se parece exatamente com uma pedra. No entanto, as características mexicanas são claramente visíveis nele. A inscrição “tequila” é feita na mesma fonte do nome da marca principal.
Fonte e cores do logotipo
A peculiaridade dos logotipos de tequila é o uso de uma cor para toda a imagem. O último tom do emblema é a moreia. É uma mistura de azul e verde com um leve tom cinza. A cor é profunda e nobre. Corresponde às folhas de agave das quais é feita a tequila.
A fonte do logotipo não corresponde ao visual exato, mas possui os recursos de Lentzers Bold e Los Lana Niu Pro Black