Mountain Dew (abreviado como Mtn Dew) é uma marca de refrigerantes carbonatados. A receita original foi inventada por dois comerciantes chamados Hartman – os irmãos Barney e Ally. Aconteceu em 1940 no Tennessee. Um pouco mais tarde (em 1958), Bill Bridgforth melhorou a fórmula básica. Em seguida, a Tip Corporation da cidade de Marion, Virginia, comprou os direitos e finalizou para a composição atual, que agora é conhecida. Em particular, William H. Jones trabalhou nisso. Em 1964, a empresa-mãe e a marca, juntamente com a bebida, foram adquiridas pela PepsiCo. É ela quem é sua fabricante e distribuidora oficial nos Estados Unidos e Canadá.
Significado e história
Nos anos 30 do século passado, o refrigerante (água gaseificada) geralmente era misturado com álcool – por exemplo, com uísque. Os inventores da nova bebida foram os irmãos Hartman. Eles a transformaram em uma marca e desenvolveram uma identidade original. A princípio, as garrafas eram decoradas com um rótulo com um menino rústico da aldeia (Willie the Hillbilly), estilizado como uma imagem de desenho animado. Os primeiros esboços de logotipos foram criados por John Brichetto em 1948, logo após o registro oficial da marca.
O nome do refrigerante foi sugerido por Carl E. Retzke da Owens-Illinois Inc., que produzia recipientes de vidro. O significado original de Mountain Dew é gíria irlandesa (escocesa) para luar no século XIX. Foi usado como uma piada, então a foto no rótulo era bem-humorada. Mas depois que a marca foi comprada pela PepsiCo, ela passou por uma reformulação, mudando radicalmente os acentos do letreiro de identidade visual em 1969. O novo proprietário se concentrou em jovens que amam a movimentação, o movimento e a recreação ao ar livre.
Essa prioridade foi mantida por duas décadas. E desde 1996, a empresa aplicou sua estratégia usual e começou a se redesenhar regularmente, como sua principal marca Coca Cola. As mudanças também estão associadas ao surgimento de outros sabores. Um dos ajustes mais icônicos ocorreu em 2008, desde então realmente ocorreu um rebranding e, em vez da frase “Mountain Dew”, a inscrição “Mtn Dew” apareceu no emblema.
1948 – 1969
Os primeiros anos foram dominados por uma inscrição caricatural correspondente à imagem, já que a imagem de Willie, o Caipira, uma espécie de simplório rural, foi tomada como base. As letras verdes são alongadas, mas não uniformes – cada uma parece ser desenhada com um lápis (marcador ou caneta hidrográfica), então suas bordas são desproporcionais. E o “D” maiúsculo e o “w” minúsculo geralmente lembram os personagens do logotipo da Disney.
1969 – 1980
O redesenho resultou em um emblema mais sério voltado para os jovens. A base é um retângulo preenchido de ponta a ponta com o nome da marca. Portanto, as bordas das letras parecem cortadas. A frase “Mountain Dew” é colocada em duas linhas, onde o “M” maiúsculo ocupa as duas linhas ao mesmo tempo. Para tornar a inscrição mais clara, os designers usaram cores diferentes: uma parte é pintada de verde e a outra vermelha. Ao mesmo tempo, os símbolos são curvos, alongados e de diferentes formatos, adaptados em altura aos signos adjacentes. Principalmente são capitais. As únicas exceções são as letras minúsculas “i”, “a” e “e”.
1980 – 1991
Os tons saturados tornaram-se suaves e leves. Nem a inscrição, nem o estilo, nem a forma mudaram – eles permaneceram os mesmos.
1991 – 1996
Em 1991, os desenvolvedores esticaram as letras ainda mais verticalmente, e com elas o retângulo, transformando-o, de fato, em um quadrado.
1996 – 1999
Desta vez, os designers fizeram todas as inscrições na diagonal, enquanto antes o bisel tinha apenas a primeira palavra (e depois apenas na parte inferior). Agora ambas as linhas estão apontando para cima. Na primeira linha, as letras se estreitam no final, na segunda, ao contrário, elas se expandem. Esta técnica gráfica é mantida da versão anterior do logotipo e ligeiramente corrigida. “M” permaneceu curvado. O chapéu “T” é abaixado em linha com o resto dos símbolos e está conectado com os vizinhos “N” e “a”.
1999 – 2005
A inscrição tem uma borda dupla – um branco comum e verde escuro. O último deles tem uma largura irregular: no canto inferior esquerdo é largo, no canto superior direito é estreito, como um fio. Os desenvolvedores agora transferiram todas as letras do topo do nome para a categoria de minúsculas. Apenas o “M” permaneceu em maiúscula, que tem a forma de um “W” invertido da linha inferior. Eles têm a mesma estrutura, largura de linha e altura da perna extrema.
2005 – 2009
Para modernizar o logotipo da marca Mountain Dew, a administração aprovou um logotipo com efeito de lupa, quando o meio é grande e as bordas são deformadas. O desejo de redondeza pode ser visto nos elementos pontiagudos curvos “M”, “W” e “D”: embora pareçam em direções diferentes, são suavizados nas extremidades. O nome agora tem uma fina borda amarela ao redor.
2009 – 2017
Após o rebranding, o emblema recebeu uma forma em ziguezague, mas localizado não na vertical, mas na horizontal. E agora existem três letras nas partes superior e inferior – “Mtn” e “Dew”. A inscrição é delimitada ao longo de todo o contorno com uma linha dupla – verde claro e verde escuro.
2017 – presente
Agora a faixa externa é pintada de preto. A linha verde clara é mantida, assim como a mistura de letras minúsculas e maiúsculas em ambas as palavras. O esquema de cores foi alterado para um mais suave.
Fonte e cores do logotipo
A identidade visual da marca Mountain Dew sempre teve uma estrutura dupla: a parte superior do nome é verde, a parte inferior é vermelha. Apenas seus tons mudaram. A única exceção é o logotipo de estreia, onde a frase era de uma cor. A principal característica do logotipo foi a inscrição obliquamente, quando o lado direito das palavras é direcionado para cima. Sabe-se também que para o logotipo da linha de latas da marca, a controladora anunciou uma competição na qual participaram 35 lojas independentes de skate. Eles apresentaram o trabalho de vários tatuadores e artistas. O vencedor recebeu um prêmio em dinheiro, mas segundo informações, seu resultado ainda não foi impresso.
A fonte livre Air Millhouse Italic foi escolhida para a designação do texto da identidade. Os designers o individualizaram um pouco, alterando a forma ou o tamanho das letras. A paleta de cores é mais estável: sempre permaneceu verde e vermelho. Apenas seus tons variavam – de escarlate a carmesim e de verde claro a esmeralda.