Michelin Logo

Michelin Logo

A Michelin é o segundo maior fabricante de pneus e rodas para carros, bicicletas, motocicletas e caminhões. Foi fundada em maio de 1889 e está localizada na cidade de Clermont-Ferrand (França). Seus criadores são os irmãos Edouard e Andre Michelin, proprietários de uma fábrica de borracha.

Significado e história

Michelin Logo Historia

O que é Michelin?

É uma empresa francesa que fabrica pneus e rodas para todo o tipo de equipamento – desde bicicletas a aviões. Também é conhecido por sua classificação de estrelas na culinária, que premiou os melhores chefs e restaurantes do mundo por sua excelência culinária. A empresa surgiu em 1889 e foi fundada na cidade de Clermont-Ferrand pelos irmãos Michelin – Edouard e Andre, proprietários de uma fábrica de borracha.

Ao longo dos muitos anos de existência, a marca mudou várias vezes de logo, mas sempre se manteve fiel ao seu mascote. Este é um homem desenhado à mão chamado Bibendum, feito de pneus de diferentes tamanhos. Surgiu graças à imaginação viva dos fundadores da empresa, que em 1894, numa exposição em Lyon, notaram a semelhança de uma pilha de pneus com um homem a quem só faltam mãos. Depois de quatro anos, os irmãos decidiram criar seu próprio logotipo. Eles tomaram o logotipo da cerveja de O’Galop como base, substituíram o gigante pelo homem dos pneus e deixaram a frase “Nunc est Bibendum” inalterada.

1936 – 1968

Michelin Logo 1936-1968

O logo de estreia traz o mascote da marca. Ele corre atrás do pneu pela estrada que é formada pela perna alongada da letra “n” da marca. A palavra “Michelin” fica diagonalmente ao lado.

1968 – 1997

Michelin Logo 1968-1997

Durante esse período, os desenvolvedores usaram o nome da marca para o logotipo, que acabou sendo simples e minimalista. Letras de formato geométrico rígido, largas, lisas, maiúsculas e espaçadas a uma distância mínima entre si.

1997 – 2017

 

Michelin Logo 1997-presente

Michelin Logo 1997-2017

Desde aquela época, a marca finalmente trouxe Bibendum de volta ao seu logotipo, tornando-o amigável. Ao lado, sobre um fundo azul, está a inscrição “Michelin”. Paralelamente, em 1997, outra versão apareceu – na forma de um nome de empresa indireto. Também é usado até hoje, complementando harmoniosamente o sinal gráfico.

2017 – presente

Michelin Logo 2017-presente

Já existem duas versões do emblema com o mascote da marca. Eles retratam um homenzinho sorridente que acena com a mão em saudação. Abaixo está a palavra “Michelin”. Em uma modificação, há uma linha amarela, em outra – uma linha azul.

Fonte e cores do logotipo

Michelin Emblema

O mascote da empresa recebeu o status de “embaixador” mundial de um conhecido fabricante de pneus e rodas. Bibendum apresenta novos produtos, aconselha e ajuda os clientes.

Vários designers trabalharam no logotipo em momentos diferentes, e cada um deles ofereceu sua própria interpretação. Como resultado, Bibendum evoluiu de um personagem de cerveja para um gerente de seleção de produtos.

Na versão atual, o nome da marca está escrito em itálico sólido – fonte San Serif. Todas as letras estão em maiúsculas. A paleta de cores do emblema é a mesma: até 1997 era preto e branco, depois apareceu o azul. Recentemente, os designers adicionaram amarelo claro.

O que representa o logotipo da Michelin?

O logotipo da Michelin contém o mascote da empresa, um personagem antropomórfico chamado Bibendum, com a forma de uma pilha de pneus de vários tamanhos. Na versão moderna, ele aparece na metade e acena com a mão sobre a marca, separada por uma faixa amarela.

Por que o logotipo da Michelin é branco?

O logotipo da Michelin é branco para melhor distinguir os contornos dos pneus que compõem a mascote Bibendum. Além disso, essa cor não inspira medo, como o preto, por isso o emblema é atraente, atraindo mais compradores. Além do branco, também contém amarelo (linha divisória) e azul (nome do fabricante).