Metaxa é uma bebida alcoólica grega que não pode ser classificada como conhaque ou conhaque. Pelo contrário, é uma mistura de vinho e aguardente, porque é feito de destilado de vinho (uvas de Creta e Corinto), infusão de ervas e vinho moscatel (das ilhas de Lemnos e Samos). Apesar da simplicidade do processo tecnológico, a receita completa é mantida em segredo, por isso o sabor único da bebida rendeu inúmeros prêmios em feiras e exposições internacionais.
Significado e história
Metaxa é o primeiro álcool no espaço. E também foi bebido pelo líder da revolução cubana, Fidel Castro, quando embarcou no navio de seu amigo grego para desembarcar na costa de Cuba. As cortes imperiais da Etiópia, Bulgária, Alemanha, Sérvia, Rússia e muitos outros países, onde chegou a glória do conhaque de elite, também foram admiradores desta marca.
A empresa deve sua criação a Spyros Metaxa, um ávido viajante e amante do vinho. Fundou a destilaria em 1888 e deu-lhe o seu nome. A palavra “Metaxa” é traduzida do grego como “seda”, porque por muitas gerações a família Spyros comercializava esse material têxtil. Agora simboliza o sabor sedoso das bebidas, que plantas mediterrâneas, destilados de vinho e vinhos moscatel dão rica suavidade, e barricas de carvalho francês – um sabor aveludado típico.
Garrafas com rótulos luxuosos enfatizam o elitismo do conhaque. Cada estrela marca um ano de envelhecimento, apesar de o processo de maturação da bebida durar pelo menos três anos. Além disso, o logotipo da empresa é exibido no rótulo. Parece diferente em garrafas diferentes, mas há apenas uma versão oficial: a palavra preta “METAXA” com contornos amarelo-oliva e a frase “THE GREEK SPIRIT” localizada na parte inferior. No canto superior direito há um grande sinal de marca registrada.
Há rumores de que durante a construção da primeira destilaria no Pireu, Spyros encontrou uma antiga moeda grega. Ela ficou no chão por muitos anos e foi descoberta quando o trabalho estava sendo feito para abrir o poço. Foi decorado com desenhos dedicados à vitória dos helenos sobre os persas em 480 aC. e. Foi este evento, conhecido como a Batalha de Salamina, que determinou o curso da história na Europa. E a relíquia tornou-se a base do emblema Metaxa. Agora retrata um homem guerreiro, apelidado de Salamina Warrior. Ele está a bordo do navio e segura nas mãos uma arma de arremesso – um arco. Há também duas corujas. Esses pássaros representam sabedoria, erudição e discernimento, e na mitologia grega representam a deusa Atena.
Um barco com três remos flutua confiante na água: os artistas detalharam as ondas e adicionaram um símbolo de esperança na forma de um sol nascente, que cobre todo o horizonte com seus raios. Aqui também há uma conexão com a Grécia Antiga: de acordo com a mitologia antiga, o deus do sol Hélios desceu o rio em um barco dourado.
O signo gráfico é estilizado como selo, pois tem formato redondo e é colocado em anel duplo com inscrições. No topo está a frase grega “APO TO 1888”, indicando o ano em que a empresa foi fundada. E abaixo estão o nome e sobrenome da pessoa que o fundou: “S. Metaxa.
Fonte e cores do logotipo
A tipografia da marca nominativa Metaxa é dupla. Por um lado, o slogan está escrito em uma fonte serifada em negrito semelhante ao Goudy Handtooled FS Regular da FontSite Inc.. ou no Nyte Book por DSType. Por outro lado, o nome da marca também está em serifa, mas se distingue por linhas mais grossas e serifas curtas. Muito provavelmente, este é apenas um conjunto de glifos individuais. Quanto ao emblema redondo, os designers usaram duas fontes para suas inscrições: serifa em negrito e manuscrita fina.
O logotipo principal combina preto com amarelo azeitona que envolve as letras da palavra “METAXA”. O branco serve como pano de fundo. Ao mesmo tempo, todos os contornos do emblema são azuis escuros e os espaços são brancos.