Em uma interpretação moderna da visualização da marca de cosméticos Maybelline, o logotipo da empresa combina harmoniosamente cânones clássicos e requisitos modernos. A graça e elegância da fonte refletem as principais metas e objetivos da empresa.
Maybelline é uma conhecida marca de cosméticos surgida em 1915. Foi fundada pelo empresário Thomas Lyle Williams, de 20 anos, que criou a receita do rímel original. Desde 1967, a marca passou de mão em mão, até que a francesa L’Oréal a comprou.
Significado e história
O logotipo reconhecível da Maybelline com letras pretas estritas parecia completamente diferente. Os proprietários da empresa frequentemente o atualizavam para se adequar às tendências da moda.
O primeiro sinal gráfico da marca apareceu em um anúncio promovendo a máscara Lash-Brow-Ine. Era “Maybell Labs” em letras antiquadas. O nome da empresa vem de Mabel, a irmã mais nova de Thomas Lyle Williams.
Em 1930, o proprietário da empresa introduziu um novo emblema com a palavra vermelha “Maybelline”. Está escrito à mão com uma caligrafia caligráfica elegante. “M” maiúsculo é separado das letras minúsculas. A fonte ainda está escrita à mão, mas o tamanho e a forma dos caracteres mudaram: agora eles estão ligeiramente inclinados para a direita. As extremidades inferiores do “M” são elegantemente curvadas. Em geral, a palavra se tornou mais legível e harmoniosa.
Na década de 1960. havia outra versão do logotipo com o nome da marca escrito à mão. O estilo mudou um pouco: não parece tão rígido como antes. A cor permaneceu vermelha. As letras são retas, sem a inclinação usual.
A próxima reformulação coincidiu com o lançamento da primeira série de cosméticos coloridos para os lábios. Os produtos da marca foram adornados com o rigoroso lettering “Maybelline”, executado em fonte tipográfica com pequenas serifas. O espaçamento entre os caracteres é muito estreito – os caracteres impressos se tocam e até se sobrepõem. Outra atualização se reflete na paleta: o vermelho tradicional é coisa do passado, dando lugar ao azul escuro.
1920 – 1956
Letras em itálico é o que estava no logotipo de estreia da marca de cosméticos. Mas ainda tinha sua própria especificidade – letras duplas. A metade esquerda de cada marca era preta e a metade direita verde escura. Este desenho tornou o emblema único e rapidamente reconhecível. O texto foi escrito à mão, expressivo, com caracteres bem desenhados. Em estilo, ele pertencia ao semiconectado, pois a primeira letra era separada das demais. “M” era emoldurado com cachos caligráficos e tinha um desvio adicional para a direita – seus topos eram ligeiramente curvados.
1956 – 1979
O emblema desses anos se tornou o oposto do primeiro logotipo. Era fino, não ousado, inclinado para a esquerda, não para a direita, o “M” estava afastado do resto, não voltado para ele. As marcas de linha pareciam ter sido escritas com pressa em um pedaço de papel – eram como um lembrete de algo para lembrar. Nesse caso, o nome da marca de cosméticos Maybelline. Letras pretas estavam em um fundo branco liso.
1979 – 1992
Em 1979, a empresa adotou um novo logotipo de nome único. O ícone nunca apareceu nele. Aparentemente, a fabricante de cosméticos decidiu se concentrar na simplicidade. E é muito mais conveniente rotular os produtos dessa forma, independentemente de seu formato e volume. As letras eram impressas, grandes, com protuberâncias em miniatura nas extremidades, lembrando pequenas serifas. A principal característica do texto era o arranjo muito próximo dos personagens. Eles ficaram tão firmes que se conectaram um ao outro. Apenas dois “l” e “i” foram isolados.
1992 – 1996
Em 1990, a marca foi adquirida pela empresa de investimentos Wasserstein Perella, de Nova York. Pouco tempo depois, Maybelline tinha um novo logotipo – com caracteres sans serif largos para impressão e um sublinhado estreito. Ele apareceu em anúncios em vídeo apresentando Marcus van der Loo e Christy Nicole Turlington.
1996 – 2002
Em 1996, a marca passou a fazer parte da empresa francesa L’Oréal. Os designers mudaram o estilo do logotipo, tornando a fonte menor e deixando as letras em negrito. E à palavra “Maybelline” acrescentaram o nome da cidade de Nova York, para onde foi transferida a sede.
2002 – 2019
No início do terceiro milênio, os desenvolvedores trouxeram de volta o logotipo dos anos 1990. Eles modernizaram a versão antiga removendo a longa linha horizontal e colocando a frase “New York” no canto inferior direito sob “Maybelline”.
2019 – presente
Após uma série de experimentos com tipo, espaçamento entre letras e tamanho dos caracteres, os designers estabeleceram sua proporção ideal. Agora, o tamanho dos sinais é perfeitamente comparável com a distância entre eles e a largura das pernas. No canto inferior direito está o nome da cidade de origem da marca. A palavra “Nova York” está em letras maiúsculas e ocupa o espaço em “LINHA”.
Fonte e cores do logotipo
De 1915 até os dias atuais, o logotipo da marca americana de cosméticos experimentou o estilo de letras. Sua evolução ocorreu de maneira desigual – em espasmos, porque letras grossas alternavam com letras finas. É assim que as eras e o design mudaram: a versão de estreia tem os símbolos mais largos, a versão 2002-2019 tem os mais estreitos. A versão em negrito está atualmente em uso. É caracterizado pela clareza, letras ideais e boa legibilidade.
Os desenvolvedores optaram pela fonte Sanzettica 3 Regular Expended. Ele se encaixa perfeitamente no conceito que a direção da empresa queria enfatizar. Portanto, o emblema é fácil de perceber, parece apresentável e fácil de ler. Em termos de cores, a marca segue o cânone clássico – preto e branco. Com base nisso, seus logotipos sempre usam letras escuras em um fundo claro.