Significado e história
Mary Kay Ash já tinha muita experiência em venda direta quando abriu sua própria empresa. Ela vende produtos de outros fabricantes há um quarto de século. Correndo o risco, a futura persona número um no campo do marketing de rede, criou um verdadeiro império da beleza, onde tudo está. Hoje a marca oferece perfumes e diversos produtos cosméticos – tanto de cuidados como decorativos.
Para chegar a este nível, a fundadora teve que trabalhar muito na imagem da marca: ela deu prioridade ao logotipo. Tendo atingido o ponto máximo de desenvolvimento, a empresa não quis abandonar os símbolos familiares para não perder o público do cliente.
O atual emblema da Mary Kay é um exemplo de design limpo, mas elegante. Por um lado, surpreende pela simplicidade, por outro, reflete a individualidade da proprietária e do seu negócio. Simboliza abertura, acessibilidade, originalidade. Não há nada de supérfluo nisso – concentre-se apenas nas informações básicas, ou seja, no nome da marca. Normalmente, o nome da marca é usado isoladamente e, às vezes, junto com uma rosa ou um beijo feito com batom. Mas uma coisa sempre permanece inalterada – simplicidade cativante.
Fonte e cores do logotipo
Os designers encarregados da criação da marca de identidade visual da Mary Kay utilizaram uma fonte leve e sofisticada, oferecendo uma combinação única no final. O detalhe chave que distingue este emblema de todos os outros são as extremidades elegantemente conectadas das pernas “K” e “A”. Duas letras adjacentes se tocam de forma absolutamente imperceptível, uma vez que a distância letra a letra permanece intacta. A conexão é feita por serifas alongadas.
Outra característica que dá originalidade ao logotipo da Mary Kay é o nível diferente da linha central. Por exemplo, a barra horizontal no “A” é muito mais baixa do que no “R”. Além disso, o “R” tem um tipo de conexão aberta – o curso central não atinge a perna esquerda.
O próximo detalhe exclusivo é a curvatura inferior na extremidade da cauda “y” (o emblema usa a versão em minúsculas, que é igual em tamanho à maiúscula). A linha é estendida mais do que o normal e vai muito além dos limites de outros símbolos. Este é o único elemento desenhado à mão no logotipo.
Quanto à fonte em si, ela lembra Shango-Medium, que é baseada na fonte Schneidler Initials. Porém, na verdade, a inscrição nada tem a ver com Xangô. Este é o Bauer Text Initials de FHE Schneidler com serifas muito finas. Foi desenvolvido pelo designer homônimo em 1936. Seu segundo nome é Schneidler Old Style.
O esquema de cores do logotipo da Mary Kay é muito mais simples do que a fonte. Ele contém a mistura clássica de branco e preto, embora versões tingidas também sejam usadas. A combinação monocromática facilita a percepção dos cosméticos em pequenas embalagens e não distrai a atenção de seu conteúdo.