Vermutes, refrigerantes e espumantes Martini são conhecidos em todo o mundo porque esta marca tem um lugar especial na indústria alimentar. Ele é especialista em aperitivos servidos antes das refeições para estimular o apetite. Em primeiro lugar, incluem o vermute, composto por vários componentes: vinho, especiarias, ervas, sementes, flores, casca, raízes, bem como açúcar e álcool. Essas bebidas servem como ingrediente em muitos coquetéis, incluindo o coquetel de martini de mesmo nome.
Significado e história
O fabricante de Martini apareceu na Itália em 1863, embora a base tenha sido lançada muito antes – em 1847, quando comerciantes piemonteses fundaram a destilaria Distilleria Nazionale di Spirito di Vino. Existiu até ser comprada pelos funcionários que nela trabalhavam: o enólogo Luigi Rossi, o contador Teofilo Sola e o vendedor Alessandro Martini. Os novos proprietários imediatamente batizaram a organização com seus próprios nomes: Martini, Sola & Cia. Quando Teófilo deixou o negócio, a empresa passou a se chamar Martini & Rossi. A empresa com este nome é agora propriedade da Bacardi Limited e opera várias marcas, incluindo Martini.
As receitas segundo as quais as bebidas italianas são feitas são mantidas em segredo: são conhecidas apenas pelo liquidificador e pelo herbalista, que selecionam cuidadosamente os ingredientes. A combinação única de vinhos brancos e plantas perfumadas fez da marca uma das líderes. Então, quando ela conseguiu seu famoso logotipo vermelho e preto, rapidamente se tornou reconhecível em muitos países ao redor do mundo. Mas vale a pena notar que esta marca não foi criada imediatamente, mas apenas em 1925. Foi então que o fabricante de vermute usou pela primeira vez um retângulo preto com uma inscrição branca “MARTINI” e um círculo vermelho de fundo. Atualmente, ambas as formas geométricas são contornadas com linhas amarelas ao longo do contorno: são mais grossas para um círculo e mais finas para um retângulo.
Não se sabe ao certo de onde veio essa ideia. Há rumores de que o designer Livio Cibrario é supostamente seu autor. Segundo alguns especialistas, ele se inspirou em uma viagem à capital da Grã-Bretanha e criou três versões do logotipo. Felizmente, os donos da Martini escolheram o símbolo gráfico exato que acabou se tornando o rosto da famosa marca. Desde então, quase não mudou, exceto por atualizações temporárias. Por exemplo, em 1944, o contorno foi brevemente repintado de verde e, em 1995, a empresa italiana Di Robilant redesenhou o estilo geral, tornando as cores, formas e letras mais consistentes na aparência.
O que o logotipo da Martini significa e se significa alguma coisa, ninguém sabe. Os consumidores de língua inglesa simplesmente chamam de “bola e barra”, porque a combinação de um círculo e um retângulo não está mais associada a nada. Por outro lado, depois de tantos anos de uso em garrafas de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, o emblema adquiriu um significado especial: foi lembrado por gerações de fãs de Martini como a marca de sua marca favorita. É também um exemplo de como um desenho aparentemente sem sentido se torna um símbolo de culto.
Fonte e cores do logotipo
A fonte para o nome da marca foi projetada individualmente, mas existem várias opções semelhantes. Estes incluem o Sweet Sans Heavy Small Caps pago por Mark van Bronkhorst e o MavenProBlack Font gratuito de Joe Prince. Eles são unidos por letras em negrito, linhas retas, falta de serifas, aproximadamente a mesma espessura dos traços principais e adicionais.
O esquema de cores do logotipo da Martini é tão reconhecível quanto sua estrutura. A combinação clássica inclui amarelo (#ffdf00), vermelho (#e02534), preto (#000000) e branco (#ffffff).