Martell entrou para a história da indústria do álcool como uma das primeiras casas de conhaque do mundo. Ele começou a fornecer seus produtos para os Estados Unidos imediatamente após o reconhecimento da independência deste país (em 1783), recebeu o direito exclusivo de importar mercadorias para a Grã-Bretanha durante o bloqueio econômico (em 1806-1814). Seu conhaque foi servido em eventos tão importantes como a cerimônia de tomada de poder pelo rei George V (em 1911) e a assinatura do acordo sobre a cessação das hostilidades na Primeira Guerra Mundial (em 1918). Em 1957, o presidente da França deu a Elizabeth II um decantador de Martell e, em 1971, o governante do Japão recebeu um estojo desse espírito como sinal de respeito. Assim, o fabricante de bebidas espirituosas estabelece os mais altos padrões e não pretende parar.
Significado e história
A casa de conhaque recebeu o nome de seu fundador Jean Martell, que iniciou o negócio da família em 1715, imediatamente após se mudar para a cidade francesa de Cognac. Naquela época, ele tinha apenas 21 anos. A fim de desenvolver um negócio lucrativo, ele se casou com a filha de um homem que vendia conhaque e depois – seu primo. Agora a empresa é liderada por representantes da 8ª geração de Martell. Ao mesmo tempo, ela própria faz parte da Pernod Ricard desde 2001.
A tecnologia de produção envolve o uso das mais puras aguardentes de uva obtidas por dupla destilação. São armazenados em caves especiais e envelhecidos em barricas feitas à mão a partir dos carvalhos que crescem na floresta de Tronçais. Isso confere às bebidas um sabor único e qualidades aromáticas. Para enfatizar a singularidade do conhaque, a empresa o despeja em garrafas luxuosas com relevo e estampa. As etiquetas são decoradas com um logotipo representando um pássaro voando. O design atual foi criado em 2016 e, antes disso, o símbolo parecia completamente diferente.
1715 – 2000
O logotipo atualmente em uso remonta ao século 18, quando Jean Martell abriu um lucrativo negócio de conhaque. Como era costume na época, o fundador da empresa decidiu marcar os barris de álcool com o brasão de sua família para que pudessem ser distinguidos de outros produtos para exportação. E em 1848, este sinal apareceu pela primeira vez em garrafas. Parecia um escudo heráldico representando um pássaro sentado (rápido) e três martelos. A etiqueta foi desenhada na cor azul-prateada e complementada por inscrições desenhadas por um tipógrafo parisiense. O icônico escudo de Martell atravessou os séculos, adornando recipientes de bebidas, caixas de transporte e documentos.
2000 – 2016
No início dos anos 2000 casa de conhaque tornou-se parte da Pernod Ricard. A adesão ao grupo transnacional foi o motivo da atualização da identidade. Assim, surgiu uma versão aprimorada do logotipo, que ainda continha um andorinhão e um escudo com três martelos, mas em um design moderno. A silhueta do pássaro voador estava no topo – acima da palavra branca “MARTELL”, colocada em uma moldura dourada. E abaixo deles estava a inscrição “FONDÉE EN 1715”, dividida em duas partes por um brasão com martelos. Um grande retângulo azul serviu de fundo comum para todos os elementos.
2016 – presente
Pouco antes do 300º aniversário, que foi comemorado no palácio de Versalhes e no conjunto do parque, a empresa de conhaque mudou novamente seu logotipo. Ela encarregou o redesenho do estúdio multidisciplinar parisiense Yorgo & Co. Especialistas mantiveram o pássaro e o escudo com três martelos e até os deixaram em seus lugares habituais, mas mudaram completamente o estilo. Agora, os componentes tradicionais do emblema parecem elegantes e transmitem um artesanato sofisticado. Swift com asas claramente traçadas e linhas suaves já não se assemelha a um avião. O nome da marca mudou para azul e outra palavra apareceu abaixo – “COGNAC”. Está escrito em finas letras douradas. A frase “FONDÉE EN 1715”, que chegou aos nossos tempos desde o início do século, tem a mesma fonte.
O brasão da família Martell, que serviu de base para o logotipo da empresa, contém vários elementos simbólicos. Tanto o pássaro quanto os martelos estão associados ao nome da casa de conhaque, porque em francês o andorinhão é denotado pela palavra “martinet”, que também é uma forma diminuta de “marteau”. E “marteau”, por sua vez, é o nome de uma arma especial em forma de martelo. Portanto, todas as partes do emblema não foram escolhidas por acaso.
Mais tarde, na esteira do sucesso de Martell, os conhecedores de álcool deram ao logotipo da marca um significado adicional. Assim nasceu a lenda de um pássaro que sobrevoou a cidade de Cognac há 300 anos, viu como este lugar era maravilhoso, e começou a voltar para lá todos os anos até que suas penas ficaram douradas. Claro, este conto não tem nada a ver com a realidade, mas a capacidade do rápido de voar grandes distâncias através do Oceano Atlântico simboliza perseverança, resistência, perseverança e trabalho duro. Martelos têm um significado semelhante. Todas essas qualidades podem ser atribuídas a Martell.
Fonte e cores do logotipo
Ambas as fontes apresentadas no logotipo são de desenvolvimento individual. Todo o lettering foi criado pelos designers da Yorgo&Co quando foram incumbidos de mudar completamente a identidade visual da empresa. Para o título principal, eles escolheram uma fonte de baixo contraste com serifas longas e, para o restante do texto, um grotesco sutil.
A combinação de dourado, azul e branco enfatiza a sofisticação da marca. O azul foi usado no primeiro rótulo Martell em 1848. O ouro é um tom de conhaque envelhecido e luxo. O branco é um símbolo de pureza.