Lowenbrau é uma marca de cerveja bávara clássica produzida de acordo com a lei Reinheitsgebot, adotada em 1516. Esse conjunto de regras limita o número de ingredientes para que a empresa produza álcool apenas a partir de lúpulo de alta qualidade, cevada, água pura e fermento patenteado. Como a cervejaria está localizada em Munique, é uma das poucas que tem o direito de oferecer seus produtos na Oktoberfest.
Significado e história
As garrafas de Löwenbräu indicam que as origens da empresa remontam a 1383. Mas sabe-se por documentos históricos que não existia cervejaria no local onde surgiu em 1383. Depois de estudar os arquivos, Helmuth Stahleder conseguiu uma data mais realista: 1524. Foi então que o cervejeiro Jörg Schnaitter se mudou para a casa 17 em Löwengrube (na época era chamada de forma diferente) para iniciar a produção de cerveja lá. Após 15 anos, ele se mudou de lá, mas o empreendimento permaneceu e até continuou a se desenvolver, transformando-se em negócio na década de 1850. para a maior cervejaria de Munique.
O nome Lowenbrau também não apareceu imediatamente. As menções mais antigas a ele são encontradas em documentos de 1746-1747. Sabe-se que vem do nome da rua Löwengrube, que foi mencionada pela primeira vez nos arquivos de 1640 e está de alguma forma ligada a um afresco representando um leão. O que veio primeiro – a pintura de parede ou a palavra Löwengrube – os historiadores não sabem. Apenas uma coisa é clara: o emblema de Lowenbrau foi criado com base neste afresco, localizado na casa 17, onde em 1524 começou a produção de cerveja.
O afresco original ilustra o sexto capítulo do Livro de Daniel, onde o herói bíblico foi lançado aos leões por orar ao Deus de Israel. O logotipo da cervejaria não tem nada disso – contém apenas um leão, projetado no estilo de um brasão. O animal é mostrado de perfil e fica em pé sobre as patas traseiras. Sua longa língua vermelha é esticada para a frente e duas caudas com borlas nas extremidades estão entrelaçadas. Os artistas detalharam as garras e a crina de acordo com as tradições heráldicas.
O leão está dentro de um retângulo oval azul com uma borda dourada. E na parte inferior, a palavra “LÖWENBRÄU” está escrita – também azul com contornos dourados. Esta variante é utilizada em garrafas e como principal marca distintiva da empresa. Assim, mesmo agora, quando a maior cervejaria da Alemanha se transformou em uma pequena marca regional da Anheuser-Busch InBev Corporation, seu logotipo continua a lembrar um passado histórico glorioso.
O orgulhoso rei dos animais não apenas reflete o nome Lowenbrau – simboliza coragem, força, destemor, justiça e grandeza. Tal matriz associativa corresponde ao conceito de uma empresa de cerveja. E a estilização do brasão reforça a sensação de antiguidade e a rica herança da marca, que ela tenta enfatizar com todas as suas forças.
Fonte e cores do logotipo
A inscrição “LÖWENBRÄU” impressiona devido às letras visualmente pesadas. Uma fonte em negrito com aproximadamente a mesma espessura de linha parece complicada, mas apenas à primeira vista: as barras nas bordas do “Ö”, “E” e “U” tornam o nome mais dinâmico. O mesmo vale para serifas curtas e pouco visíveis nas extremidades de todas as letras, exceto “Ö”. Devido ao fato de que “R” e “Ä” se tocam na parte inferior, a legibilidade da palavra é difícil. Talvez isso tenha sido feito de propósito para que o logotipo chamasse a atenção com sua imperfeição.
As cores tradicionais de Lowenbrau – ouro e azul – combinam perfeitamente entre si. Apenas a língua do leão é vermelha brilhante de acordo com as leis da heráldica. Para dar volume à imagem, os designers adicionaram um gradiente à moldura dourada.