Louis Roederer é o homem que deu o nome à empresa de seu tio quando a herdou. Um parente de Reims fundou a Dubois Father and Son Champagne House em 1776. Louis assumiu o negócio em 1833 e imediatamente o renomeou. A produção de champanhe ainda é um assunto de família, e todos os gerentes são especialistas em vinho, o que neste caso é bastante raro.
Significado e história
A marca Louis Roederer tornou-se especialmente famosa em 1876: no seu centenário, Louis Roederer II (representante da terceira geração da família) começou a fornecer champanhe ao czar russo Alexandre II. Além disso, desenvolveu uma bebida alcoólica por encomenda individual e deu à novidade o nome de Cristal. Essa marca existe até hoje. E em 1908, outro governante, Nicolau II, atribuiu à empresa o estatuto de fornecedor oficial de vinhos, que eram servidos à mesa real.
O fabricante presta muita atenção aos detalhes, então ele cultiva uvas na região de Champagne, guiado por princípios orgânicos. A duração do envelhecimento do champanhe também é estritamente regulamentada: para Cristal é de 6 anos, para bebidas vintage – 5 anos, para Brut Premier – 3,5 anos. Isso explica o alto preço do champanhe e o visual premium da embalagem, que ficou ainda mais fantástico após o redesenho realizado em 2014. Foi então que foi apresentado o novo logotipo da Louis Roederer, que ainda é usado até hoje.
Não difere muito da versão antiga, mas Philippe di Meo, responsável por repensar a identidade corporativa, procurou deixá-la ainda mais elegante e ao mesmo tempo mostrar a autenticidade da empresa. Como resultado, o selo oval tradicional na forma de um monograma das letras “LR” tornou-se maior. Considerando que antes era claramente visível apenas nos rótulos Cristal, isso aproximou a marca de champanhe super cara de outros espumantes produzidos por Louis Roederer. A imprensa não apenas entrelaça “L” e “R” – ela reúne a modernidade e o passado histórico da marca.
A inscrição foi alterada da mesma forma. O designer fez com que fosse expressivo e elegante para mostrar a sofisticação de bebidas prestigiadas. Não há outros elementos, exceto o monograma e o texto, no logotipo. Mas eles são suficientes para rotular garrafas, dado o desejo do fabricante por um design minimalista.
O símbolo distintivo mais importante de Louis Roederer é o selo, que se parece com um monograma “LR” em um oval duplo. As letras parecem atípicas para hoje, mas muito características do século 18, quando a empresa Louis Roederer foi fundada. E este emblema também demonstra a ligação da casa familiar de champanhe com a elite dominante, pois originalmente adornava o rótulo de Cristal, um vinho espumante criado especialmente para o czar russo. O entrelaçamento artístico de “L” e “R” é uma reminiscência dos requintados monogramas medievais usados por pessoas importantes para prender suas letras.
Fonte e cores do logotipo
O logotipo da Louis Roederer apresenta duas fontes radicalmente diferentes. Para a frase “MAISON FONDÉE EN 1776”, os designers escolheram um grotesco sutil. Os traços horizontais do meio “F” e “E” são encurtados quase pela metade, o que lembra o Armitage Regular de Dunwich Type Founders. Ao mesmo tempo, o resto das letras não tem nada a ver com esse tipo de letra.
A segunda e terceira linhas (“LOUIS ROEDERER” e “CHAMPAGNE”) usam uma fonte serif triangular de alto contraste. Todos os caracteres estão em maiúsculas, mas os primeiros “L” e “R” são ampliados. A cor preta une as inscrições e o monograma, embora existam versões com adição de ouro. O fundo do logotipo oficial é branco.