Como mostram os muitos anos de experiência dos profissionais de marketing, mesmo que uma pessoa nunca tenha se interessado por uma determinada categoria de produto, ela ainda pode citar de 5 a 10 marcas dessa categoria. E tudo porque a identidade da marca, a campanha publicitária, os mascotes brilhantes e as promoções lucrativas piscam constantemente no espaço social, e uma pessoa não pode ignorar esses fluxos de informação.
É assim que funciona um negócio: quanto mais brilhante for a luz da marca, maior será o retorno do público-alvo e maior será o lucro da empresa. E a primeira coisa que um consumidor potencial vê é o logotipo – um alter ego gráfico da marca que transmite a ideia principal do produto ou serviço que está sendo vendido.
Desta vez falaremos da famosa marca Lite Beer, que é tão popular que em alguns filmes de faroeste esta cerveja é consumida de perto pelos personagens principais.
Significado e história
A boa cerveja sempre foi muito valorizada na América. Portanto, variedades de marcas conhecidas de alta qualidade ganharam facilmente a atenção do comprador, e a geografia de distribuição nos estados se expandiu rapidamente. Isso também aconteceu com os produtos da Miller-Lite Beer.
Um nome comum, simples mas comovente. Por trás desse nome está qualidade, campanha publicitária poderosa e design gráfico brilhante.
Miller Lite foi a primeira cerveja light dos Estados Unidos. Em 1970, até atletas profissionais começaram a bebê-lo. Nacionalmente, a marca foi lançada em 1975. Já em 1977, a Miller Lite alcançou a segunda posição na lista das marcas de cerveja light mais populares do mercado americano.
O nome era originalmente “Lite Beer from Miller”, que persistiu até o final dos anos 90. A ideia veio de uma receita simples passada pelo professor de química e bioquímico Joseph L. Owades em 1967 para a Peter Hand Brewing Company, com sede em Chicago. Um grupo de investidores, Peter Hand Brewing, se interessou pela proposta para a produção dessa cerveja. E então surgiram as primeiras capacidades de produção, os primeiros problemas financeiros, as primeiras expansões. Em 1972, com o fim das dificuldades financeiras, o grupo Meister Brau Brewing transferiu a propriedade das marcas Miller. No final dos anos 90, grandes campanhas publicitárias começaram e a marca começou a patrocinar firmas esportivas como a Nascar.
O logotipo da marca Miller Brewing Company era uma letra da Miller em itálico, ligeiramente em relevo, sublinhada. Forma de triângulo irregular. Em vez disso, parecia um guindaste ou uma flecha carregando letras para cima. Deve-se notar que as letras são feitas no estilo de uma maneira gráfica medieval. No fundo está uma águia-careca com asas de cobre abertas, e em suas patas ela segura espiguetas. É retratado no centro da moldura com um centro vermelho, na parte inferior da qual está o ano de início da produção de bebidas intoxicadas – 1988. A moldura parece repousar sobre espiguetas e cabeças de lúpulo. A minúscula “r” indica que a marca está registrada. Em geral, o logotipo lembra os motivos gráficos dos antigos romanos.
É importante destacar que a Miller lança diversos produtos com o seu próprio nome, por isso a logomarca Lite Beer tem sua forma própria de aprimoramento e reconhecimento pelo público.
1974 – 1992
Letras grandes em tom escuro com borda branca à direita formaram o gráfico “Lite”. Um círculo dourado claro com espigas crescendo nas laterais. No meio, há um encarte oval vermelho com a inscrição “A Fine Pilsner Beer”. As palavras são destacadas em branco e um feixe de espigas é representado em um oval vermelho. O logotipo é uma imagem eclética – algo que equilibra a tradição medieval da caligrafia e a interpretação moderna da escrita e do desenho.
1992 – 1998
O logotipo sofreu uma mudança radical. Em primeiro lugar, a inscrição “Miller” foi exibida em letras grandes. Acima da inscrição está uma grande águia com asas abertas para o lado.
1998 – 2001
O novo logotipo de 1998: as letras não mudam a fonte, mas mudam de cor – para cinza – e um contorno tridimensional das letras em vermelho e branco “Lite” aparece. Acima, em vermelho suave, como se desbotado, em itálico tipo caligráfico “Miller”. Tudo isso é delineado em um contorno circular amarelo, amplo o suficiente e perceptível. E no canto inferior direito está uma etiqueta com um feixe de espiguetas, como era antes. Esta é agora uma imagem mais complexa do logotipo, que tem mais credibilidade pelos detalhes.
2001 – 2009
O logotipo parecia amassado, puxado e desdobrado. A dinâmica aparece, a Idade Média acabou. Agora, o logotipo reflete velocidade, reação, impulsividade. Vermelhos e azuis vívidos aparecem na imagem. A inscrição “Miller” é sublinhada por um triângulo de forma irregular, a antiga fonte deixou de ter o espírito dos séculos passados, já se parece com uma inscrição voadora. A cor azul sem ambigüidade adiciona leveza de percepção e pureza, até mesmo frescor e frieza. Ótimas associações com cerveja gelada, principalmente em um dia quente de verão. A modificação competente do logotipo valeu a pena – os lucros da empresa começaram a crescer novamente.
2009 – 2014
Quase as mesmas cores, só que mais saturadas e suculentas. O azul assumiu um gradiente ultramar que ficava bem nos rótulos. De um primeiro logotipo circular, nasceu esta oval alongada. É formado por hemisférios deformados, no centro há duas palavras, como antes, mas visualmente há mais espaço em branco, o que dá uma sensação de leveza e não congestionamento de percepção.
Presente de 2014
Volte ao antigo logotipo esquecido. Uma fonte serifada como na Idade Média, centrada na palavra “Lite”, agora sem contornos de sombra. Abaixo está um oval azul escuro com borda dourada, espiguetas e lúpulos dourados. Também há um oval vermelho com trigo dentro do logotipo, como antes.
Fonte e cores do logotipo
A paleta principal consiste em azul marinho, vermelho, trigo dourado e branco. Quanto ao tipo de letra, foi criado por Michael Hagmann em 2005 e é denominado Draft Beer.