A Bélgica tem sua própria cerveja premium, e essa é a Leffe, uma ale frutada com um leve toque picante. A marca é de propriedade da corporação internacional de cerveja Anheuser-Busch InBev por meio de sua divisão InBev Bélgica. Todas as variedades Leffe são produzidas na cidade de Lovaina, na província de Brabante Flamengo – no mesmo local onde a Stella Artois é feita. Em vez de usar mídia de publicidade padrão, a empresa usa um boletim online conhecido como Leffervescense para familiarizar os clientes com a linha.
Significado e história
O verdadeiro início da marca de cerveja foi em 1952, quando a pequena cervejaria comercial Lootvoet firmou um acordo com Notre-Dame de Leffe, transformando a tradição cervejeira da abadia em uma marca. Em seguida, a Lootvoet passou a fazer parte da AB InBev, enquanto o contrato não foi rescindido. Como resultado, o mosteiro católico ainda lucra com as vendas, e a empresa tem o direito de usar sua história para fins de marketing.
O anúncio implica que o Leffe é preparado de acordo com as receitas originais dos monges que fundaram a abadia em 1152 e 88 anos depois começaram a fabricar cerveja para oferecê-la aos peregrinos em vez de água potável. Durante as epidemias, a água não era segura e todas as infecções morriam na cerveja devido ao tratamento térmico especial. Ao longo dos séculos seguintes, o mosteiro foi saqueado e destruído várias vezes, após o que foi vendido em partes. Só foi restaurada em 1902, mas a tradição cervejeira, esquecida em 1809, é coisa do passado: desde então, o álcool não foi fabricado em Notre-Dame de Leffe. No entanto, alguns monges decidiram capitalizar a gloriosa história da abadia e venderam o direito de uso da marca Leffe a uma empresa comercial.
Criada em 1952, a AB InBev utiliza diversos meios publicitários para sublinhar a ligação da marca, criada em 1952, com o antigo mosteiro católico. E um deles é o logotipo, que retrata o prédio da abadia na forma de um vitral colorido. Ele tem várias versões.
1152 – 2010s
Para ser mais preciso, o primeiro emblema Leffe apareceu não em 1152, mas 800 anos depois, porque essa marca de álcool não existia antes. Somente em 1952 os representantes de Notre-Dame de Leffe fizeram um acordo com a cervejaria, permitindo-lhes transformar a tradição monástica em marca. Assim surgiu Leffe e seu logo de estreia, baseado no brasão. Foi estilizado como uma folha de pergaminho amarelo areia colocada em uma moldura vermelho-alaranjada com um gradiente dourado no topo. Dentro havia uma imagem da abadia na forma de um vitral multicolorido da mesma forma que um grande escudo. Abaixo estava o nome da marca em preto, e ainda mais abaixo estava a inscrição vermelha “Bière d’Abbaye-Abdijbier”.
2010 – presente
Após o redesenho, todos os elementos do logotipo apareceram em um escudo triangular dourado-laranja invertido. A forma do quadro mudou: agora se assemelha a um arco, porque falta o segmento inferior. Os designers usaram para isso e para a inscrição “ANNO 1240” (na parte inferior) o mesmo tom de cáqui. O desenho do vitral e a palavra “Leffe” permaneceram em seus lugares originais, mas uma frase vermelha “Abbaye de Abdij van” apareceu entre eles. E a frase “Bière d’Abbaye-Abdijbier” foi removida.
Ao mesmo tempo, outra variante é frequentemente encontrada em garrafas – com um escudo de estilo antigo, que, ao contrário do primeiro logotipo, possui contornos suaves e arredondados. Nele, a palavra “ANNO” e a data “1240” estão nas laterais do vitral, e no canto inferior direito sob o “Leffe” estão escritas em duas linhas “Bière Belge d’Abbaye” e ” Belgisch Abdijbier”.
Como a empresa proprietária da marca Leffe paga a Notre-Dame de Leffe pelo direito de usar sua história como base de marketing, ela tenta refletir a conexão entre cerveja e abadia em todos os níveis. Portanto, o emblema retrata a fachada de um mosteiro católico, estilizado como um vitral, que é frequentemente encontrado em locais de culto.
Fonte e cores do logotipo
A escrita em inglês antigo da palavra “Leffe” também é usada para mostrar uma longa tradição cervejeira, porque está associada a algo antigo, medieval. A frase “Abbaye de Abdij van” está escrita em uma das versões do tipo de letra do inglês antigo e, para a frase “ANNO 1240”, os designers escolheram uma serifa em negrito com serifas simétricas encurtadas.
O esquema de cores do logotipo é variado. A base amarela dourada imita o tom da cerveja. É complementado por uma moldura com um gradiente cáqui, uma marca preta e uma inscrição vermelha. Mas o vitral é muito colorido: contém verde, azul, branco, marrom, dourado, laranja.