Luigi Lavazza SpA é uma empresa privada italiana que produz e vende café em grãos inteiros, pó moído e cápsulas. Ela se posiciona como pioneira na área de blending, ou seja, misturar diversas variedades de café para obter novos sabores. Sua principal produção e sede estão localizadas em Turim, Pozzilli produz produtos descafeinados e Gattinara produz cápsulas para máquinas de café. Além disso, a empresa possui muitas instalações industriais e escritórios fora da Itália: está representada em quase uma centena de países ao redor do mundo.
Significado e história
Uma grande variedade de logotipos é devido aos saltos acentuados no desenvolvimento da Luigi Lavazza SpA. Cada novo marco na história da empresa marcou a renovação da identidade visual. Isso se deveu em parte às necessidades de marketing, pois houve um período em que o café era vendido apenas por peso e o fabricante tinha que imprimir seu logotipo em cartões separados que eram emitidos para cada cliente para tornar o produto “impessoal” reconhecível.
Já foi a espinha dorsal da estratégia de publicidade da Lavazza, já que o nome do torrador de grãos de café era muitas vezes abafado. Não importava, pois os vendedores das lojas transferiam o café a granel de um recipiente comum para sacos comuns e o entregavam ao consumidor final dessa forma. Em um esforço para inovar, a empresa passou para a fabricação de produtos pré-embalados. A própria embalagem a vácuo a ajudou a se destacar da concorrência, pois esse café podia ser colocado na prateleira de qualquer loja, e não apenas naquela onde foram criadas condições especiais para seu armazenamento.
O uso de embalagens permitiu que o fabricante abandonasse os cartões promocionais e colocasse seu logotipo diretamente no próprio produto. A partir desse momento, começou a história do desenvolvimento da identidade Lavazza, embora a marca nominativa nunca tenha mudado significativamente – os designers apenas adicionaram elementos decorativos adicionais e modificaram ligeiramente as proporções das letras.
1895 – 1927
Em 1895, o empresário italiano Luigi Lavazza comprou uma pequena loja onde começou a vender centenas de produtos diferentes, incluindo café. Ele experimentou o grau de torra de grãos e variedades mistas de acordo com suas próprias receitas. Até onde se sabe, a placa de seu estabelecimento continha a inscrição “DROGHERIA LAVAZZA” em uma fonte personalizada. As letras douradas se destacavam no fundo do retângulo verde.
1927 – 1947
Em 1927 foi registrada a Luigi Lavazza SpA. Ao mesmo tempo, a mercearia, que se tornou uma empresa, teve sua primeira marca: i caffé Lavazza. Seu nome foi destaque em embalagens de pergaminho usadas para preservar o sabor dos grãos. A inscrição foi feita no estilo vanguardista: as letras corriam umas sobre as outras e as palavras, dispostas em duas linhas, estranhamente curvadas. Ao mesmo tempo, símbolos vermelhos e pretos se alternavam para tornar o emblema mais brilhante.
1947 – 1950
Imediatamente após a guerra, a Lavazza adquiriu, de fato, seu primeiro logotipo corporativo. O então proprietário do empreendimento encomendou seu desenvolvimento ao designer milanês Aerostudio Borghi. Foi assim que surgiu a inusitada inscrição “LAVAZZA”, onde o “A” do meio foi ampliado e serviu como uma espécie de imã: letras localizadas em ambos os lados se inclinavam para ela. Na versão oficial, a marca nominativa era vermelha. Foi complementado por um escudo retangular com base redonda, dividido diagonalmente em duas partes. A metade superior, tingida de vermelho, continha três grãos de café preto. A parte de baixo do escudo era preta, e sobre ela havia uma xícara branca com vapor subindo.
No início, o logotipo era impresso apenas em cartões promocionais que eram distribuídos aos clientes, já que o café era vendido a granel. Em 1949, o símbolo gráfico começou a ser usado nas latas porque a Lavazza patenteou uma nova forma de embalar o produto sob pressão e passou a embalar grãos moídos durante a produção.
1950 – 1986
Em 1950, de todas as versões do logotipo, a empresa escolheu a inscrição branca “LAVAZZA” dentro de um retângulo vermelho e preto dividido diagonalmente em dois triângulos multicoloridos. Esse desenho já era visto antes, mas foi em meados do século 20 que se difundiu: a composição gráfica era encontrada tanto em letreiros quanto em embalagens a vácuo, por ser de fácil reprodução.
1986 – 1991
Em 1986, começou um novo marco na história da Lavazza: para fortalecer o reconhecimento da marca nos mercados europeus, a empresa encomendou o desenvolvimento de um novo logotipo de Maurizio Di Robilant. O especialista em design e fundador da Robilant Associati reinventou a marca. Ele manteve a inscrição estilizada, mas acrescentou uma nuvem de vapor acima da terceira letra (“V”), como se aludindo a uma xícara de café quente. Todos os elementos eram pretos e não havia fundo permanente. Este emblema foi usado internacionalmente, onde a Lavazza se posicionou como guardiã das tradições italianas.
1991 – 1995
No início dos anos 1990 Maurizio Di Robilant otimizou o logotipo alterando ligeiramente o estilo das letras. Na nova versão, todas as letras eram retas – apenas o “L” tinha a inclinação. Além disso, o designer modificou a fonte com traços de diferentes larguras e adicionou um sublinhado vermelho abaixo da palavra.
1995 – presente
Emilio Lavazza, quarta geração de empresários italianos, pediu ao amigo Armando Testa que atualizasse o logotipo da marca de café. Em 1994 (de acordo com outra versão – em 1995), o Studio Armando introduziu uma marca nominativa sem sublinhado horizontal e vapor encaracolado. O desenvolvedor devolveu a inclinação característica das letras para “puxar” para o meio “A” e restaurou o tipo de letra de 1986. Esta versão do design é usada na Itália e no exterior.
A inscrição estilizada “LAVAZZA” nunca mudou, exceto por pequenos experimentos com a forma da fonte. Ao longo da história, o “A” do meio permaneceu quase uma vez e meia mais alto que o restante das letras, que é a ideia original do Aerostudio Borghi. Nos últimos anos, os designers apenas removeram e adicionaram elementos adicionais – em primeiro lugar, linhas contorcidas que imitam o vapor sobre uma caneca de café quente. Era uma dica para o sabor excepcional da bebida misturada.
Fonte e cores do logotipo
A inscrição no logotipo da Lavazza está em letras maiúsculas em negrito sem serifa. A empresa usa um tipo de letra personalizado desenvolvido a partir de uma marca pós-guerra que o Aerostudio Borghi criou em meados da década de 1940. O desenho da inscrição é tradicional: o primeiro “L”, “A” e “V” inclinam-se para a direita, o “A” do meio é plano (e ampliado), e o último “Z”, “Z” e ” A” inclinação para a esquerda.
A versão atual é completamente preta. Esta é uma das cores do emblema original criado em 1927 para o i caffé Lavazza. A segunda cor – branca – é usada como plano de fundo. Mas o vermelho, apresentado antes de 1995 na forma de uma linha horizontal, não chegou ao nosso tempo.