Labello é uma série de protetores labiais, hidratantes e médicos produzidos na Alemanha e na Áustria. No início era batom higiênico, mas hoje é dividido em várias direções para mulheres e homens. Estreou-se no mercado da beleza em 1909. A marca agora é propriedade da Beiersdorf AG.
Significado e história
O que é Labello?
Labello é a marca que a empresa alemã Beiersdorf AG usa para vender seu batom. Foi introduzido pela primeira vez em 1909, que fala de seu rico patrimônio histórico. A linha de produtos inclui produtos para os lábios e brilhos destinados a fins cosméticos.
Labello produz protetores labiais com vários aditivos que afetam sua cor, fragrância e qualidades de cuidado. A base do sortimento são bálsamos-bastões para hidratação, nutrição, tratamento, proteção solar. E tudo porque a Beiersdorf AG, que fabrica esses produtos, tem certeza de que a beleza não pode existir sem saúde. Até o nome da marca sugere o conceito da marca, pois é formado por duas palavras: “la” – de “labium” (“lábio”) e “bell” – de “bellus” (“bonito”). O último “o” é usado para som harmônico, para obter uma pronúncia à maneira francesa.
Foi o nome Labello, que tem raízes latinas, que inspirou os designers para o logotipo desta marca. No total, foram criadas três marcas de palavras quase idênticas. O primeiro e o terceiro diferem apenas na forma da letra inicial “L”.
1922 – 1952
O início do logotipo era dado pelo nome da marca. É isso que é usado como elemento-chave. Ao mesmo tempo, a palavra “labello” é composta e vem de duas raízes latinas: “lábio” (labium) e “belo” (bellus). Os desenvolvedores de simbologia são designers do Juliasys Studio.
A marca de identificação pessoal da marca Labello é o seu nome. Sempre esteve presente no logotipo e representou uma versão minimalista da grafia. Não há serifas ou elementos ondulados – apenas uma única palavra. Quase todas as letras são simplificadas e arredondadas, com exceção dos dois “ll” minúsculos. Parecem tubos de batom higiênicos – alongados, largos, retangulares. O primeiro “L” difere deles porque está maiúsculo.
A fonte individual de mesmo nome para a marca Labello foi desenvolvida pelo estúdio Juliasys de Berlim. Para isso, ela usou a fonte Universalschrift do professor Bauhaus Herbert Bayer. O esquema de cores do logotipo depende do plano de fundo. Se o rótulo for claro, as letras são azuis escuras; se escuras, então são brancas.
1952 – 1963
Em 1952, a inscrição tornou-se branca e estava dentro de um retângulo horizontal azul escuro. Os designers decidiram brincar com o duplo “ll” de uma maneira interessante, então os estilizaram sob os lábios. Para fazer isso, eles curvaram o primeiro “l” em um parêntese aberto e fizeram a segunda letra sinuosa, adicionando uma depressão no centro a ela. A fonte permaneceu a mesma: grotesco geométrico em negrito com glifos arredondados.
1963 – presente
No início dos anos 1960 Os autores do logotipo o corrigiram ligeiramente para tornar a inscrição mais legível. Para fazer isso, eles refletiram as cores, então agora o nome da marca é azul escuro e o fundo, ao contrário, é claro. O espaçamento entre letras ficou um pouco maior. Os dois “l”s minúsculos novamente parecem padrão, como retângulos alongados verticalmente. E o “L” maiúsculo, localizado no primeiro, adquiriu um visual atualizado: na versão atual, seu traço horizontal é visivelmente alongado. Além disso, o lado interno da dobra tem a forma de um ângulo reto.
Fonte e cores do logotipo
Como resultado da evolução do logotipo Labello, sua fonte praticamente não mudou. O negrito sans serif ainda é usado hoje, misturando letras sans-serif típicas da tipografia de meados do século XX e glifos no estilo da Universalschrift. O autor deste último é o designer gráfico austríaco Herbert Bayer. Com base no wordmark, foi criado um tipo de letra chamado Labello. Foi desenvolvido pela Juliasys em colaboração com a equipe Beiersdorf Brand Management.
O esquema de cores também permanece estável: é uma combinação de branco e azul escuro. Mas se antes a inscrição branca estava em um fundo azul, agora o oposto é verdadeiro. Isso foi feito para melhorar a legibilidade do texto.