Kweichow Moutai Co., Ltd. produz o álcool mais caro da China. O custo de uma garrafa de 500 ml pode variar de várias centenas a dezenas de milhares de dólares. Estamos falando da marca cult da empresa – Moutai Baijiu, que ganhou prêmios internacionais e nacionais muitas vezes. Graças à forte demanda pela bebida à base de fogo, o valor de mercado do fabricante atingiu mais de US$ 395 bilhões até 2022 e continua crescendo. Além do baijiu, a Kweichow Moutai fabrica outras bebidas, bem como materiais de embalagem e alimentos.
Significado e história
Moutai Baijiu faz parte do patrimônio cultural imaterial da China, pois é anterior à empresa que o produz. Este licor tem sido a bebida favorita dos reis por cerca de 2.000 anos, desde que o Imperador Wu da Dinastia Han o provou pela primeira vez e apreciou seu delicioso sabor. E no dia da fundação da RPC, recebeu o estatuto de álcool nacional do país. Portanto, a Destilaria Kweichow Moutai, fundada em 1951 como resultado da fusão de Hengxing, Ronghe e Chengyi, estava inicialmente fadada ao sucesso.
A empresa desenvolveu-se rapidamente e transformou-se num grande grupo de empresas chinesas. Tornou-se líder na indústria de baijiu devido à sua localização geográfica favorável. Somente onde esta destilaria está localizada – na cidade de Maotai, província de Guizhou, na costa leste do rio Chishui – produz uma bebida única com notas pronunciadas de molho de soja, cogumelos, grãos, nozes, ervas, frutas tropicais fermentadas, fermento e flores. Segundo especialistas, contém cerca de 300 sabores diferentes. Uma tentativa de produzir álcool nos trechos próximos do rio não deu o resultado desejado.
Ou seja, a própria natureza contribui para a produção do baijiu original: um clima único, bactérias especiais, água pura, solo e ar saturados de microelementos conferem à bebida um sabor picante único. Portanto, o logotipo de Kweichow Moutai retrata nada mais do que uma paisagem local fechada em um círculo com a inscrição “MOUTAI”.
A metade inferior do emblema é pintada em azul escuro, pois representa o rio Chishui, às margens do qual a usina está localizada. A faixa branca no meio é uma cadeia de colinas. Foi adicionado porque a província de Guizhou é famosa por seu terreno montanhoso. O top vermelho com cinco estrelas de tamanhos diferentes simboliza simultaneamente o céu noturno e presta homenagem à bandeira nacional da China. Quando o logotipo é usado em uma garrafa, ele imita uma impressão, pois é fixado na lateral da tampa e complementado por uma fita vermelha.
Alguns acreditam que o sinal redondo de Kweichow Moutai foi “roubado” da Pepsi e tem uma estrutura semelhante. De fato, o emblema do fabricante chinês tem muitos significados ocultos, portanto, qualquer comparação é inadequada. A faixa branca com duas curvas simultaneamente parece uma letra “M” estilizada (a primeira no nome da empresa e sua marca principal) e lembra um pássaro abstrato. Esta é uma águia – um símbolo de sucesso, inspiração, busca pelas alturas. Personifica o esplendor das bebidas alcoólicas e a planta onde são feitas. E oito linhas vermelhas curvas (quatro de cada lado) sugerem que o logotipo foi adotado 80 anos depois que o baijiu da cidade de Maotai recebeu o Prêmio Internacional de Ouro do Panamá.
Fonte e cores do logotipo
A palavra “MOUTAI” está escrita em letras bifurcadas, que não são nada de especial. A fonte pode ser atribuída a padrões sem serifa sem contraste. Ao contrário da tipografia, um esquema de cores não é simples. A combinação de vermelho, branco e azul simboliza o sabor de soja do licor, sua doçura e picante. O vermelho também combina com a cor da bandeira da RPC e representa a inovação da empresa.