Krusovice é uma das marcas de cerveja mais antigas da República Checa. Pertence à Královský pivovar Krušovice (Cervejaria Real de Krusovice), empresa que desde 2007 faz parte da corporação holandesa Heineken. Ao mesmo tempo, as vendas no mercado alemão continuam a ser controladas pelo proprietário anterior, Radeberger Gruppe. A marca de bebidas alcoólicas exporta seus produtos para mais de 30 países, incluindo Reino Unido e EUA (desde 1993). Os maiores importadores são Eslováquia, Alemanha e Rússia.
Significado e história
A data exata da fundação da empresa não é conhecida: segundo os especialistas, é algo entre 1517, quando foi feito um tratado permitindo que os nobres produzissem cerveja em suas terras, e 1581, quando a Cervejaria Real de Krusovice foi mencionada pela primeira vez em documentos. Foi então que Jifi Birka (membro de uma família titulada, proprietário da propriedade Krusovice) enviou uma carta ao imperador Rudolf II com uma oferta para comprar uma cervejaria dele, que consistia em equipamentos de fermentação, moinhos, campos de lúpulo, adegas e uma taberna. A partir desse momento, Birka tornou-se fornecedora de cerveja para a elite dominante e recebeu permissão oficial para colocar a Coroa Imperial da Áustria no logotipo. Ela ainda é retratada lá.
E em 1583, o imperador comprou a cervejaria e a tornou real, daí o nome Royal Brewery. Curiosamente, no início do século XVII, a qualidade da cerveja era determinada por sua viscosidade: se as calças de um cervejeiro em Krusovice grudavam em um banco embebido em álcool, tudo estava em ordem com a bebida.
Então a empresa mudou de mãos, e cada novo proprietário trouxe algo de sua autoria para a produção. Em 1945, passou a ser propriedade do Estado e continuou a operar nessa condição até 1992, quando foi registrada como sociedade anônima.
Pelo menos dois logotipos Krusovice são agora conhecidos. A primeira delas foi adotada em meados da década de 1990, quando a cervejaria foi comprada pela Binding-Gruppe, hoje conhecida como Radeberger Gruppe. O novo proprietário em 1995 renomeou a destilaria para Královský pivovar Krušovice e ordenou o redesenho do emblema. Como resultado, surgiu um sinal gráfico com a imagem de um pergaminho vermelho, cercado por listras douradas e encimado por uma coroa, ao lado da qual estavam escritos “15” e “81”. Abaixo estavam dois brasões e medalhas confirmando a qualidade da cerveja. E bem no pergaminho estava escrita a palavra branca “KRUŠOVICE” (no centro) e a frase amarela “KRÁLOVSKÝ PIVOVAR” (na linha inferior).
O segundo logotipo, mais moderno, agora é usado como marca oficial da Cervejaria Real de Krusovice. Também é destaque no site da empresa. Nesta versão, o rolo ficou mais escuro e se transformou em um quadrilátero com bordas deformadas que são dobradas em direções opostas. Devido às finas linhas douradas no fundo, parece que há exatamente a mesma figura atrás, mas em uma cor diferente. O desenho da coroa também mudou: agora tem uma estrutura simples e foi movida do centro para a esquerda. Os números ao lado dela desapareceram. As inscrições principais são preservadas, mas a fonte foi alterada para uma mais nítida e suave.
O principal elemento distintivo do emblema de Krusovice é a coroa. E este não é um símbolo hipotético de poder, mas uma imagem da Coroa Imperial da Áustria. A empresa recebeu o direito de colocá-lo no logotipo já em 1581, quando começou a fornecer cerveja ao Castelo de Praga por encomenda pessoal do imperador Rudolf II. É claro que a cervejaria há muito não tem nada a ver com as elites dominantes, mas continua usando seu patrimônio histórico para fins publicitários.
Fonte e cores do logotipo
Esta marca possui uma tipografia única, pois a palavra “KRUŠOVICE” está escrita em uma fonte personalizada que não possui análogos. Todas as letras são em negrito, geométricas, alongadas verticalmente. Alguns deles são complementados por pequenas serifas afiadas. O primeiro “K” na versão moderna do logotipo tem uma haste alongada que passa por baixo do “R”. E para a frase “KRÁLOVSKÝ PIVOVAR”, os designers usaram uma fonte de alto contraste semelhante à Vera Humana 95 Bold da BX Fonts ou Ophian Bold da FontSite Inc. (menos).
A seleção de cores nos dois casos é diferente. O primeiro emblema parece mais brilhante devido a tons ricos e claros. A gama principal inclui vermelho e dourado com um gradiente. Eles são complementados pela combinação clássica de branco e preto, usados principalmente para inscrições. E o logotipo moderno é escurecido: nele, o vermelho nas bordas se transforma em bordô. O ouro e o branco foram preservados, o que não se pode dizer da cor preta, que desapareceu até dos contornos das letras.