Kahlua é um ingrediente chave em muitos coquetéis e sobremesas. Este é um licor feito de grãos de café arábica que são cultivados na cidade mexicana de Veracruz. Ele também contém rum, açúcar e ingredientes menores. Agora, a marca é parcialmente detida pelo produtor francês de bebidas espirituosas Pernod Ricard.
Significado e história
A marca Kahlua é conhecida desde 1936, quando a antiga empresa de vinhos Allied Domecq lançou o primeiro licor de café. O nome incomum do produto se traduz como “Casa do povo Acolhua”. Foi assim que a língua náuatle chamou a ilha próxima ao porto de Veracruz. Usando o topônimo, o criador da marca queria mostrar a pátria geográfica de seu produto.
Kahlua ingressou na Pernod Ricard em 2005 com a Allied Domecq. O novo proprietário continua a desenvolver a marca de bebidas alcoólicas e em 2021 chegou mesmo a reabastecer a gama, reduzindo o teor alcoólico para 16%. Ao mesmo tempo, ele mudou o estilo da garrafa, decorando o rótulo com um emblema modificado, que difere da versão anterior em um design mais limpo.
1936 – 2020
O logotipo principal do fabricante de bebidas por muito tempo permaneceu a inscrição “KAHLÚA”, composta por letras de tamanho irregular. O maior é o primeiro “K”. Os dois “A’s” são um pouco menores, mas também se projetam além da linha. Além disso, no caso deles, há uma assimetria pronunciada – mesmo no que diz respeito à forma das lacunas entre as letras. Fonte geométrica em negrito com cantos arredondados cria uma sensação suave. A palavra é de cor vermelha brilhante e colocada em um fundo amarelo com uma linha vermelha fina ao redor da borda.
2021 – presente
A crescente popularidade de Kahlua levou os proprietários da marca a redesenhar. Assim, em 2021, foi apresentada uma garrafa com um novo rótulo, onde ostentava o logotipo alterado. Com a ajuda de linhas angulares e espessura irregular dos traços, os desenvolvedores tentaram transmitir o caráter mexicano da bebida na inscrição. As letras parecem mover-se ao ritmo de uma música inaudível. Eles têm aproximadamente a mesma altura, embora o primeiro “K” e o último “A” se estendam além da parte inferior da linha. Acima do “U” em vez de um diacrítico está um grão de café marrom, composto por duas partes.
O logotipo atualizado enfatiza o aroma e o sabor característicos do café do licor, que inclui o Arábica. Os designers brincaram com o grão de uma maneira interessante, colocando-o acima do “U” em vez de um acento. Ao mesmo tempo, eles simplificaram o design da inscrição, eliminando os amplos contornos brilhantes que criavam um clima festivo. Agora o nome da marca parece mais contido, embora tenha caracteres criptografados: “U” lembra o gargalo de uma garrafa onde um grão de café está prestes a cair.
Fonte e cores do logotipo
Em 2021, a fonte arredondada ridícula foi substituída por uma fonte mais formal e personalizada. As letras permaneceram assimétricas, com o desnível das formas exacerbado pelo estreitamento e expansão das linhas. Graças a isso, o nome da marca de bebidas alcoólicas fica mais visível em rótulos que contêm muito texto.
O esquema de cores também foi drasticamente alterado. Abandonando o vermelho e o amarelo brilhantes, o fabricante de bebidas repintou a inscrição em bordô com um toque de vinho para enfatizar a profundidade do sabor. O grão de café é tradicionalmente marrom escuro e o fundo da versão principal do logotipo é branco.