Johnnie Walker é uma marca de uísque escocês mundialmente famoso, que é vendido em todos os cantos do mundo em grandes quantidades, atingindo aproximadamente 150-160 milhões de litros por ano. A marca teve origem na cidade de Kilmarnock, na área municipal de East Ayrshire. Seu fundador é John Walker, dono de uma mercearia, aberta em 1820, enquanto ela mesma foi registrada muito mais tarde – em 1865. Agora, a destilaria pertence ao conglomerado de álcool Diageo.
Significado e história
A evolução da marca começou com uma pequena mercearia da família Walker em Ayrshire. Os pais de John eram agricultores e quando seu pai morreu ele tinha apenas 14 anos. Para alimentar a família, a mãe vendeu a casa rural junto com a fazenda e com esse dinheiro comprou um armazém, uma mercearia e uma loja de bebidas alcoólicas na cidade mais próxima. O jovem dedicou-se primeiro à mistura de chás, depois passou para o segmento de vinhos e destilados: vendia rum, conhaque, uísque e gim.
Aos poucos, o jovem se concentrou em vender whisky misturado, já que a lei a respeito era flexibilizada e agora várias variedades podiam ser misturadas. Fazia-o ao seu gosto e por ordem dos clientes. Naquela época, ele não rotulava as mercadorias de forma alguma – as garrafas não tinham rótulos. Eles apareceram um pouco mais tarde, quando John Walker, apelidado de Johnnie, decidiu promover sua própria loja. Ele chamou a bebida espirituosa de Walker’s Kilmarnock Whiskey, indicando isso com a inscrição no primeiro logotipo (não oficial).
Após a morte do fundador da marca, em 1857, o negócio passou para o filho, que deu uma grande contribuição para o desenvolvimento da marca. A primeira coisa que Alexander “Alec” Walker fez foi mudar a forma e o design do frasco. Ele o tornou icônico: plano e retangular. Muito mais recipientes com uísque escocês foram colocados em uma caixa e recipientes bem embalados não quebraram durante o transporte.
Sua segunda inovação foi a marcação: em cada exemplar havia um adesivo sobreposto em um ângulo de 24 graus. Essa também foi uma jogada de marketing astuta: os compradores imediatamente distinguiram o uísque misturado, porque ele podia ser visto mesmo à distância. Além disso, havia espaço suficiente para o nome, então a inscrição ficou clara e grande.
Os netos do fundador, George e Alexander Walker II, fizeram muito pela marca. Ampliaram o sortimento devido ao sabor e acrescentaram os nomes das flores. Em 1908, a vinícola foi renomeada, resultando em um novo nome. A partir de agora, as garrafas foram adornadas com a inscrição “Johnnie Walker Whiskey”, e não “Walker’s Kilmarnock Whiskey”. Ao mesmo tempo, foi lançada uma campanha publicitária em grande escala, que contribuiu para a ampla distribuição da bebida alcoólica escocesa.
Outra inovação no redesenho tocou no logotipo corporativo. Foi nessa época que um cavalheiro andante de chapéu-coco e bengala apareceu no rótulo. O fabricante usa essa imagem há mais de um século. Assim, a estratégia de marketing permitiu que a família Walker levasse o negócio a um patamar superior, e agora seus produtos são reconhecidos em todo o mundo. De fato, sob esta marca, não são produzidas apenas bebidas perenes valiosas, mas também uísque barato com menos de 3 anos.
1865 – 1909
O primeiro rótulo de uísque escocês genuíno foi rotulado como “Old Highland Whiskey”. As letras eram no estilo inglês antigo – com decorações, cachos e elementos encaracolados. A segunda linha foi ocupada pela inscrição clássica, feita em caracteres impressos estritos em caixa alta e sem serifas. O fabricante (John Walker & Sons) e o local de fabricação do licor (Kilmarnock) foram listados lá. Do lado esquerdo havia um brasão com um escudo e várias fitas. Todos os elementos foram cercados por uma moldura retangular.
1908 – 1929
Em 1908, a empresa organizou uma poderosa campanha publicitária, na qual o Striding Man desempenhou o papel principal. Tendo se tornado reconhecível, permaneceu no logotipo, substituindo todas as inscrições. A etiqueta mostrava um cavalheiro caminhando para a esquerda. Ele estava vestido à moda do século 19, que proclamava: nasci no século passado, mas ainda estou ótima. Ele usava um fraque com caudas longas e esvoaçantes, um chapéu-coco branco alto, luvas e botas pretas de cano alto. Em uma mão segurava um pince-nez, na outra uma bengala. O homem sorriu, mostrando um humor maravilhoso.
1929 – 1996
Este logotipo diferia do anterior em termos de cor e estilo, embora ainda apresentasse o mesmo Striding Man. Os designers adicionaram realismo a ele e tornaram cada detalhe natural. A jaqueta foi tingida de um vermelho profundo. O personagem agora tem botões dourados, luvas, um botão, um chapéu e uma bota. A frente da camisa branca era claramente distinta. Ao mesmo tempo, o estilo das botas foi alterado, as caudas foram reduzidas e o próprio homem começou a parecer mais jovem.
1996 – 2015
O artista que trabalhou na nova imagem do logotipo virou o homem na direção oposta para que ele caminhasse não para a esquerda, mas para a direita. Ele também acrescentou mistério a ele, retratando a figura com linhas irregulares e traços incompletos. Como resultado, a silhueta parecia emergir do espaço negativo: apenas botas altas, uma bengala, um fraque, uma gravata borboleta e um chapéu-coco na cabeça eram claramente visíveis como manchas escuras. A incorporadora tornou o sofisticado cavalheiro chique, transformando-o em um verdadeiro dândi. Perto (do lado esquerdo) foi colocado o nome da marca de destilaria escocesa.
2015 – presente
Depois de alguns ajustes, outro cavalheiro apareceu no logotipo – com linhas distintas enfatizando um rosto sorridente e destacando a perna, braços, cabelos, jaqueta detalhada. Os botões também apareceram na camisa e no fraque do cavalheiro, e as caudas ficaram muito mais longas e afiadas nas pontas. O homem está agora de pé sobre a inscrição, cujas letras estão ligeiramente mais altas do que antes. Mas o monocromático foi completamente preservado.
O personagem principal apresentado nos logotipos de Johnny Walker é o Striding Man. Em diferentes momentos, é claro, ele teve um visual diferente para corresponder ao conceito de uma marca de álcool, mas continua sendo um dândi moderno. Além disso, o desenvolvimento da imagem (e com ela o emblema) passou de formas complexas e pesadas para formas simples e leves. Portanto, agora o homem parece sem peso – e tudo devido a traços finos e pontos pretos subtraídos. Isso forma uma estética enérgica, jovem e extraordinária.
O primeiro artista a oferecer tal personagem de imagem é Tom Browne. Ele a escolheu por uma referência associativa a uma pessoa que caminha, pois o nome do fundador da marca significa “andante”, “aquele que caminha”. Em seguida, outros designers participaram, incluindo Clive Upton, John Geary, Gary Redford. A última opção é boa porque reflete a personalidade da marca mesmo em tamanhos diminutos, e isso é muito vantajoso para rótulos pequenos de uísque escocês.
Fonte e cores do logotipo
O emblema inicial foi dominado pelo grotesco e pelo estilo inglês antigo. Nos últimos, apareceram serifas com serifas afiadas. Ele adiciona sofisticação ao logotipo e o torna perfeito para um visual sofisticado e elegante. A paleta de cores é predominantemente preto e branco. Por algum período também foi vermelho-ouro.