Jacobs é uma marca de café premium e a empresa alemã que o produz, inaugurada em 1895. Hoje é uma das bebidas cafeinadas mais vendidas na Europa, assim como na África e nos países pós-soviéticos. A fabricante possui instalações industriais não apenas no país, mas também no exterior, para que os apreciadores de café possam receber apenas produtos frescos. Além disso, esta empresa possui várias submarcas que oferecem diversas variedades e tipos de café – embalado em grão, em cápsula, cristalino, em pó, sublimado, moído, com misturas aromáticas. O fundador da marca é Johann Jacobs, que a criou na cidade de Bremen (Alemanha), onde ainda está localizada a sede. Agora é propriedade de Jacobs Douwe Egberts.
Significado e história
A história desta marca começou com uma loja aberta por Johann Jacobs na zona central da sua cidade natal. Nela, um comerciante de 26 anos comercializava café, chocolate, biscoito, cacau e chá. Quando ele estudou o ofício de um vendedor por vários anos, muitas vezes ele recebeu a tarefa de torrar grãos de café e provar amostras de café, pois ele tinha um sabor excepcional.
Sua loja se tornou a base de uma empresa de grande porte, que ganhou amplo reconhecimento no mundo graças à paleta única de preto e dourado escolhida para a identidade pessoal. Assim, em 1907, Johann lançou sua própria empresa de torrefação de café e começou a entregá-lo nos assentamentos mais próximos.
Em 1913, ele registrou a marca Jacobs e, em 1929, trouxe seu sobrinho Walther J. Jacobs para o negócio. Em 1934 fundaram uma grande torrefadora de café em Bremen. A empresa então se fundiu com a empresa francesa Chocolat Suchard para formar a Jacobs Suchard. Isso aconteceu em 1982.
Quase dez anos depois (em 1993) Jacobs Suchard tornou-se propriedade da Kraft Foods. Após uma série de transições, a marca foi adquirida pela Jacobs Douwe Egberts Corporation. Ou seja, hoje a Jacobs faz parte de uma estrutura global que preserva sua autenticidade, vendendo produtos em mais de 100 países ao redor do mundo. Como resultado, ocupa o segundo lugar em popularidade no planeta, perdendo apenas para a Nestlé.
Apesar das fusões e aquisições, esta marca conseguiu manter-se original e manter não só o sabor original do café, mas também o seu estilo, que consiste numa marca nominativa e numa paleta dourada e preta. Surgiram logo no início do nascimento da marca e passaram por muitas transformações. E havia dez deles.
1895 – 1944
Durante todo esse tempo, a empresa vem se desenvolvendo e acabou se transformando de uma pequena loja de cidade na maior empresa internacional de café. Ela se concentrou principalmente no sabor dos produtos para preservar notas autênticas. A identidade para ela estava em segundo lugar, então um logotipo permanente e reconhecível apareceu um pouco mais tarde. Naquela época, a empresa possuía uma torrefadora de café na cidade de Bremen e entregava mercadorias aos consumidores em seus próprios carros.
1944 – 1964
Então o emblema com a inscrição “Jacobs Kaffee” reinou por vinte anos. Ela era negra e expressiva. Os autores do logotipo dividiram as palavras colocando-as em partes opostas – acima e abaixo. O lugar central era ocupado por um saco marcado, presumivelmente cheio de grãos. Ao seu redor havia um oval com saliências em forma de engrenagem, um toque de café moído. O nome da marca foi escrito em letras maiúsculas grandes e delineado em linhas grossas. A paleta foi dominada por apenas duas cores – o preto, inspirado nos grãos de café, e o amarelo, lembrando a espuma dourada em uma xícara.
1964 – 1970
Em 1964, o emblema foi simplificado: os designers retiraram a bolsa da etiqueta e deixaram apenas o nome. Mas reagruparam a inscrição: aproximaram as palavras, colocando-as em duas linhas. A parte superior estava escrita em letras pretas sobre fundo branco, a parte inferior estava escrita em bege sobre marrom escuro. Os desenvolvedores também mudaram a fonte simplesmente desenhando as letras. No entanto, eles mantiveram o estilo.
1970 – 1987
Este período é lendário, pois foi nesse período que uma coroa em miniatura apareceu no logotipo da Jacobs. Ele foi colocado no topo – acima da primeira palavra do nome da marca e ocupava um campo separado, pintado em bege dourado. As inscrições foram localizadas abaixo. No entanto, os designers mudaram drasticamente a última palavra: eles a escreveram em itálico em fonte manuscrita. As letras eram finas, caligráficas, com uma curva no “K” e uma curva “ff”, de onde saía um laço gracioso para a direita.
1987 – 1990
Quase nenhuma mudança foi feita. Os autores apenas terminaram a borda superior em ângulo agudo na faixa branca com a palavra “Jacobs” e arredondaram as letras. A inscrição inferior permaneceu dourada.
1990 – 1995
Em 1990, o emblema foi radicalmente modificado. Para o rótulo, os desenvolvedores propuseram a versão mais simples possível: com texto e desenho esquemático. As letras da palavra “Jacobs” ficaram largas, douradas, com uma leve sombra preta em forma de linhas finas. A palavra “Kaffee” foi alterada para o francês e escrita “Kafe” com um diacrítico na última vogal. À direita havia uma xícara em um pires cheia de café fumegante.
1995 – 2000
A palavra “Café” foi removida do rótulo. Uma sugestão dele permaneceu em um copo sem fundo, retratado acima do nome da marca e localizado entre duas listras finas. A inscrição “Jacobs” tornou-se pronunciada em ouro, com um brilho em alguns lugares. Abaixo dele havia uma linha sinuosa – uma pitada de vapor de uma bebida quente.
2000 – 2010
A próxima etapa na evolução do emblema trouxe uma versão concisa, na qual todos os elementos foram simplificados, com exceção da palavra “Jacobs”. Era fino, preto, elegante, com um “J” cursivo e um redemoinho vermelho de vapor improvisado.
2010 – 2013
Durante este período, o fundo dourado foi removido e outra faixa de enrolamento vertical foi adicionada – uma pitada de café quente e fresco.
2013 – 2017
Para devolver o tom dourado ao logotipo, os designers foram obrigados a adicionar uma sombra às letras. As letras “Jacobs” eram tridimensionais, tridimensionais, com um leve brilho dourado ao longo da borda direita de cada letra. Além disso, a fonte também foi redesenhada: os desenvolvedores a puxaram para cima, alterando a forma de alguns caracteres. Por exemplo, em “C” eles removeram o arredondamento nas extremidades.
2017 – presente
O logotipo atual consiste em duas zonas. O topo mostra uma coroa combinada com um grão de café. No mesmo local, à direita e à esquerda, sobre fundo verde escuro, está marcado o ano de fundação da marca. Na parte inferior está o nome da empresa na cor preta usual. Ele é colocado em um fundo dourado com um leve destaque à esquerda.
A sua evolução consistiu no aparecimento e desaparecimento periódicos da coroa, taça, vapor e fundo dourado. Agora, o logotipo mantém apenas as cores autênticas e a aparência original do atributo monárquico. A letra “J” lembra o lado direito do copo.
Fonte e cores do logotipo
A inscrição é feita com um tipo de letra individual sem serifas. Eles apareceram apenas no período de 1990 a 2000. O resto do tempo, o grotesco foi usado. Em versões posteriores, os designers adaptaram a primeira letra do nome para caber no lado direito do copo. O início dessa estilização foi estabelecido em 2000 e continua até hoje. As cores básicas da paleta corporativa são dourado, preto e verde escuro.