Illy é a abreviatura de uma empresa italiana que fabrica e vende café expresso em latas vermelhas e prata sem oxigênio, cápsulas iperEspresso e ESE. Seu nome completo é Illycaffè SpA. É também uma cadeia de cafés, que normalmente estão localizados nas ruas, aeroportos, museus e outros locais públicos. Além disso, ela tem uma linha de energéticos illy issimo com teor de café. A empresa existe desde 1933. Seu criador é o empresário húngaro Francesco Illy (ou na versão original Illy Ferenc), que anteriormente trabalhava como contador. A sede fica em Trieste.
Significado e história
Esta marca italiana herdou raízes magiares, porque pertence a pessoas da Hungria. O primeiro proprietário e fundador nasceu no Império Austro-Húngaro em Temesvár, que mais tarde se tornou romeno e foi renomeado Timişoara. Durante a Primeira Guerra Mundial, o futuro empresário veio para Trieste, onde ficou para morar. Lá ele montou seu próprio negócio de cacau e café.
Aos poucos, Illy animou o projeto, se pôs de pé e em 1935 inventou a máquina de café, que serviu de protótipo para as modernas máquinas de café expresso a partir de pós instantâneos. Francesco também apresentou um método inovador de embalar o café em potes herméticos cheios de nitrogênio para evitar a oxidação. Isso permitiu expandir a área de vendas e tornar a marca reconhecível em toda a Itália.
No período pós-guerra, a gestão da empresa passou para o filho do fundador – Ernesto Illy. Ele era químico de profissão, então abriu um laboratório de pesquisa, onde fez inúmeras experiências com café. Isso lhe permitiu fazer uma série de descobertas tecnológicas e obter uma patente para elas. Na verdade, foi ele quem começou a promover ativamente o café embalado. Em 1999, seu herdeiro Andrea Illy fundou a Unicaffe University em Nápoles, onde são dominados os métodos de processamento, armazenamento e preparação de café a partir de grãos.
Como resultado, a empresa de café, seus produtos e logotipo são bem conhecidos em todos os lugares. A empresa ainda é uma empresa familiar e é administrada por representantes da dinastia. Atualmente, o número de seus funcionários chega a mais de 2.700 pessoas e a receita anual é de várias centenas de milhões de dólares. Em 2019, a marca entrou no mercado norte-americano oferecendo aos investidores 20% de suas ações.
1933 – 1966
O primeiro logotipo era redondo. Consistia em um fino anel de vermelho e branco. Dentro, sobre fundo branco, havia uma larga faixa vermelha. Tinha “Caffee Permanente Freschezza” claramente escrito nele, e acima dele estava o nome da marca em caracteres de linha vertical: a palavra “Illy” era manuscrita, mas não cursiva. Comparada a ele, a frase de baixo parecia pequena. O emblema também apresentava uma coroa. Nesse período, formou-se a paleta corporativa da fabricante de produtos de café.
1966 – 1985
No futuro, o logotipo recebeu uma estrutura dupla. No topo, os designers apresentaram uma imagem estilizada de duas xícaras de café expresso. Eles foram usados em placas em cafés e bares de marca onde foi vendido. São dois círculos pretos com alças e uma borda larga, que se sobrepõem. Na parte inferior havia um quadrado vermelho com o nome da marca na primeira linha e a palavra “Caffe” na segunda. Um deles tinha uma fonte grande, quase maciça, o outro tinha uma pequena e quase imperceptível. Acima deles havia uma coroa branca que ocupava o espaço acima das letras “ll”. Era esquemático e em sua aparência quase não se assemelhava a um atributo real. O problema dessa versão era a baixa legibilidade da letra “I”, que, devido à curvatura larga, poderia ser confundida com qualquer outra.
1985 – 1996
Durante este período, uma linha unificadora dourada na forma de um retângulo vertical apareceu no logotipo. Mas as mudanças não se limitaram a isso: o letreiro passou por uma série de ajustes significativos. Os desenvolvedores mudaram a localização da coroa, deslocando-a acima do “y”, usando letras minúsculas (com exceção de “LL”), adicionando um chapéu largo acima do “i” e tornando as letras centrais distintas. Eles também unificaram a fonte, de modo que tanto a palavra superior quanto a inferior foram definidas no mesmo tipo de letra em negrito. A paleta de cores brilhantes foi substituída por uma mais contida: os designers mudaram o tom escarlate para carmesim.
1996 – presente
Agora, um logotipo radicalmente diferente é usado, porque apenas um quadrado de fundo vermelho permanece do anterior. Nesta versão, a inscrição é perfeitamente visível e fácil de ler, pois é completamente minúscula e escrita em itálico manuscrita sem um monte entre letras, o que faz parecer que cada uma delas não tem relação com os caracteres vizinhos. Um design tão incomum foi criado por James Rosenquist, que pintou quadros no estilo da arte pop. Ele criou o design da palavra, e a equipe da Illy completou o trabalho adicionando o tradicional quadrado vermelho.
Graças ao tipo incomum de inscrição, o logotipo parece único e reconhecível, embora não contenha elementos decorativos adicionais. Longe vai o sinal gráfico redondo com uma coroa, que foi proposto em 1934 por Xanti Schawinsky (um artista do estúdio Boggeri). Também esquecido está o emblema em forma de dois anéis pretos imitando xícaras de café. Sua primeira versão foi apresentada em 1966, quando a batuta do redesenho passou para Carlo Magnani. Aliás, o mesmo especialista é o autor da versão de estreia do quadrado vermelho com texto branco dentro. No logotipo moderno, o conteúdo do quadrilátero foi simplificado para uma única palavra. Por isso, agora desempenha várias funções: destaca a marca, chama a atenção para ela e enfatiza a importância do passado histórico.
Fonte e cores do logotipo
A inscrição para o logotipo foi desenhada por James Rosenquist, um artista americano que gostava de pop art e criou publicidade para muitas marcas. Com sua experiência excepcional, a palavra “Illy” é incomum e única, por isso não se correlaciona com nenhum tipo de letra existente. Cada letra parece ter sido desenhada à mão com um pincel. Há uma referência à arte de escrever hieróglifos aqui.
A escolha das cores também não é aleatória. O fundo vermelho foi feito especificamente para que o nome da marca branca se destaque bem nele. E realmente funciona, porque o contraste do claro no escuro (ou pálido no claro) atrai imediatamente o olhar.