Mesmo os fundadores não acreditaram no sucesso do primeiro restaurante Hooters. Eles consideravam seu negócio uma piada do primeiro de abril e nem mesmo esperavam que alguém se interessasse por ele. Mas tudo saiu de forma diferente: os direitos da marca foram comprados por um grupo de investidores liderado por Robert Howell Brooks. Foi assim que nasceu a organização Hooters of America, Inc., que abriu vários novos pontos de venda de alimentos, um hotel-cassino e sua própria companhia aérea. Além disso, existe uma cadeia de restaurantes separada Hooters, Inc. Usa a mesma marca comercial, embora seja propriedade de outra empresa de investimento.
Significado e história
O que é Hooters?
Hooters é uma marca de restaurantes que emprega garçonetes seminuas. Ele pertence a duas organizações ao mesmo tempo: Hooters, Incorporated da cidade de Clearwater na Flórida e Hooters of America, Incorporated de Atlanta. A história da marca começou em 1983, quando seis conhecidos decidiram abrir um negócio inusitado.
A marca de alimentos e entretenimento Hooters se tornou famosa em todo o mundo por seu conceito incomum, construído em um ambiente amigável. Os hóspedes dos estabelecimentos não podem apenas pedir asas de frango, mas também bater um papo com as chamadas Hooters Girls – garçonetes que devem sorrir alegremente e apoiar qualquer conversa. Eles usam o mesmo uniforme: camisetas brancas com o logotipo da franquia e shorts curtos laranja. Pela aparência, e também pelo cardápio de cervejas, sanduíches, saladas e frutos do mar, o clima praiano sempre impera nos restaurantes. Não é surpreendente que famílias inteiras vão lá para comer e relaxar.
Apesar da falta de vulgaridade aberta, a imagem da marca Hooters é construída sobre ambigüidades. Mesmo no nome dela há um subtexto que pode ser notado se você conhece a gíria norte-americana: a palavra “hooters” se refere depreciativamente aos seios de uma mulher. Como os donos da marca admitiram, isso se reflete no logotipo. Os designers deliberadamente fizeram as letras “O” parecerem duplas adicionando pontos pretos dentro. O significado principal do termo (“apito”) também é tocado de forma interessante: ao fundo há uma coruja, conhecida por sua capacidade de piar alto.
1983 – 2013
Como Dave Henninger, responsável pela estratégia de marketing da Hooters of America, admitiu, o primeiro logotipo da franquia já foi uma ilustração no dicionário. Os artistas simplesmente copiaram o desenho finalizado – uma coruja de orelhas compridas com penas listradas de marrom e branco. Dada a fonte de origem, a imagem é detalhada. Mas os olhos do pássaro não eram visíveis: eles estavam cobertos por duas grandes letras laranja “O” da palavra “HOOTERS”. Apenas pequenos pontos-pupilas foram mostrados nas lacunas entre as letras. As letras estavam em primeiro plano e pareciam fora do comum graças à fonte em forma de bolha em negrito.
2013 – presente
Em 18 de julho de 2013, os donos da marca apresentaram uma nova versão da coruja. O redesenho foi programado para coincidir com o 30º aniversário da abertura do primeiro restaurante Hooters. Foi apresentado pela Sky Design, que teve a tarefa de trazer a geração do milênio para a rede de catering. Os especialistas mantiveram o legado da franquia, mas mudaram sua apresentação: agora o pássaro parece menos realista e mais suave.
Duas letras “O” em combinação com orelhas marrons afiadas parecem ser uma máscara de carnaval. A asa em forma de lágrima é colocada para a frente. Assemelha-se às cerdas de um pincel artístico. As penas detalhadas foram substituídas por manchas coloridas: marrom e cinza em vários tons.
O logotipo moderno reflete a transformação do Hooters. Pesquisas mostraram que os clientes deram alta nota à nova imagem da marca e a escolheram em 9 de 10. O símbolo transformado apareceu gradualmente em todas as placas, banners, uniformes, plataformas digitais, produtos e cardápios de restaurantes. Tornou-se parte de uma campanha massiva porque até a comida mudou com a coruja. A rede queria atrair a atenção das mulheres, mas a eficácia de seus métodos não é clara: os olhos do pássaro icônico ainda parecem ambíguos.
Fonte e cores do logotipo
A marca Hooters é chamada Hootie. Foi criticado mais de uma vez por causa de associações duplas, mas os próprios donos da marca não vêem nada de errado nisso. Eles estão confiantes de que um pouco de ironia provocativa não prejudicará a imagem dos restaurantes, mas apenas aumentará o fluxo de clientes. A empresa redesenhou a Starbucks e a Wendy’s para mostrar sua modernidade. Este movimento permitiu que ela alcançasse os concorrentes em face de Tilted Kilt e Twin Peaks. Como resultado, a velha coruja desalinhada ficou mais jovem e mais aerodinâmica, enquanto a ambigüidade dos olhos do pássaro foi preservada.
O emblema icônico é combinado com as letras ‘HOOTERS’. Designers usaram tipografia cartoon para seu design – uma fonte bolha bold sem serifa. A cor da palavra também é muito ousada, porque o laranja está intimamente associado à cultura pop e ao movimento hippie que ama a liberdade. Reflete uma atmosfera de felicidade, facilidade e bom humor. A coruja, por sua vez, é retratada em vários tons de cinza e marrom.
O que significa o logotipo do Hooters?
O logotipo da coruja ilustra o nome da rede de restaurantes. O fato é que a palavra hooters significa uma coruja piando e, na linguagem comum - o seio de uma mulher. O último é sugerido por dois O s localizados no lugar dos olhos do pássaro. O desenho original (sem inscrição) foi retirado do dicionário.
Qual é a fonte do logotipo do Hooters?
Para a palavra Hooters, os designers usaram uma fonte em forma de bolha com linhas em negrito. As letras não têm serifas. O desenho do lettering está de acordo com o conceito lúdico da marca.