Hoegaarden é o nome de uma cervejaria, uma marca de cerveja e uma vila belga onde é produzido nativamente desde 1445. A força da bebida alcoólica é de cerca de 5 por cento. É fabricada com trigo não germinado, aveia não maltada, malte de cevada, casca de laranja e coentro. Sua característica é a falta de filtragem, de modo que o produto original é sempre branco e turvo. Hoje, a empresa de mesmo nome produz seis tipos de cerveja e coquetéis sob esta marca. A marca é de propriedade da InBev, formada a partir da fusão da planta belga Interbrew com a brasileira AmBev.
Significado e história
A vila de Hoegaarden era famosa por sua cerveja branca de trigo de alta fermentação na Idade Média, então, na verdade, é conhecida desde 1318. A popularidade generalizada veio a ele um século depois, quando dois mosteiros apareceram naquela área e começaram a fabricar cerveja. O desenvolvimento ativo da indústria levou ao fato de que no século 19 havia 13 cervejarias e 9 destilarias na vila ao mesmo tempo.
No entanto, durante o período da guerra, a população foi submetida a uma forte pressão da Alemanha alemã: devido a roubos, a vila ficou empobrecida e a cervejaria original sofreu perdas. A última empresa produtora de bebida branca não filtrada foi fechada em 1957. No entanto, em 1966, o leiteiro local Pierre Celis, que já havia ajudado a fabricar a cerveja, decidiu reviver o antigo costume e ainda não perdeu a receita. Ele abriu a cervejaria de Kluis no palheiro, usando os mesmos ingredientes de seus ancestrais.
Os negócios subiram, portanto, para expandir os locais, o empresário comprou o prédio de uma antiga fábrica de limonadas. Mas em 1985 houve um incêndio que destruiu quase tudo. Então, a maior cervejaria belga, Interbrew, veio em auxílio de Celis: alocou fundos para a restauração da produção.
No entanto, mais tarde o proprietário percebeu que o dinheiro foi fornecido por motivos egoístas: a Interbrew começou a exigir que ele mudasse a receita da cerveja e mudasse para as variedades que ela oferece. O proprietário recusou e vendeu-lhe todo o negócio e, com o dinheiro que recebeu, mudou-se para os Estados Unidos. Lá, sua filha e seu marido iniciaram a produção da cerveja original.
Os mal-entendidos associados a dois tipos da mesma bebida, fabricada nos Estados Unidos na fábrica da Celis em Austin, Texas e na Bélgica na vila de Hoegaarden, não duraram muito. Em 1989, a cervejaria belga foi comprada pela Interbrew. Ela então se fundiu com a AmBev e criou uma nova entidade chamada InBev, que agora é dona da marca. Ela se recusou a mudar a receita da cerveja branca não filtrada sob pressão da população local, que fez protestos.
O logotipo da marca de cerveja consiste no nome escrito em grande tipo gótico. As letras brancas são formadas graças à ampla borda azul, visível mesmo nas lacunas. Acima dele estão dois símbolos – escudos pentagonais com arredondamentos na parte inferior, em forma de brasões. Mas ainda assim não são, porque não têm nada a ver com sinais heráldicos. Esses são os atributos do processo cervejeiro e a dignidade episcopal em homenagem aos monges que outrora produziam cerveja. Eles são pintados na cor dourada clara.
O ícone distante mostra uma mão segurando uma espátula perfurada. Nos tempos antigos, era usado para agitar o mosto – uma pasta espessa composta de malte fabricado em água quente. Os cervejeiros “limpavam” manualmente a substância viscosa em fermentação. O trabalho era árduo, então a omoplata permaneceu como uma lembrança daqueles tempos distantes.
Outra mão é retratada no escudo próximo, mas desta vez com um bastão com a parte superior arredondada. Este é um símbolo de patrocínio do Bispado de Liège. O cajado tem uma ponta em espiral com dois pequenos ramos. Ele diz que o clérigo é um “pastor” para sua população (anteriormente o bispo era o chefe de todo o estado), e privilegiava especialmente os cervejeiros. Portanto, a mão de um representante de alto nível católico é visível no ícone.
Fonte e cores do logotipo
A inscrição no logotipo da Hoegaarden é digitada em um tipo de letra chamado AurelisADFNo2Std-Regular. Este é um estilo gótico sem serifa, mas com pequenos pontos nas extremidades das letras “H”, “g”, “d” e “r”. A paleta corporativa sempre consistiu em uma combinação de azul e amarelo. Eles personificam água e grãos (trigo, cevada, aveia), que é a base de uma bebida única.