Hershey é um império americano de chocolate doce. Os doces Hershey são tão populares que sua história, que começou na década de 1890, está ganhando força no século II. O fundador da Empire, Milton S. Hershey, não apenas imortalizou seu nome no nome da marca, mas também o imprimiu no nome de toda a cidade que aos poucos foi surgindo ao redor da fábrica. Como se estivesse olhando para longe, o empresário e filantropo afirmou que sempre haveria chocolate.
E eu não estava errado. A empresa cresceu gradativamente, adquirindo novas marcas e empresas:
- doces H. B. Reese Candy Company (1963),
- fábricas de massas San Giorgio e Delmonico Foods (1966),
- império de alcaçuz Y&S Candies Inc. (1977)
- Confeitaria Cadbury Schweppes PLC (1988)
- pequenas empresas de chocolate Scharffen Berger, Joseph Schmidt Confections, Dagoba Organic Chocolate,
- Leaf Candy Company (1996),
- fabricante de chocolate de frutas Brookside Foods Ltd (2011),
- Fábrica de confeitaria Shanghai Golden Monkey (2014),
- empresas de lanches KRAVE Pure Foods (2015) e barkTHINS (2016),
- fabricante de pipoca e salgadinhos Amplify Snack Brands (2017),
- Pirate Brands, desenvolvedora de doces infantis saudáveis da B&G Foods (2018).
Hoje a Hershey é a quinta do mundo na produção de confeitos. Produz até 70 milhões de doces diariamente. Seus produtos são vendidos em 85 países da América do Norte, Ásia, Europa, América Latina, Oriente Médio e incluem 90 marcas. A empresa emprega 16 mil funcionários e o faturamento anual é superior a 8 bilhões de dólares.
Significado e história
O logotipo da empresa está associado ao nome de seu fundador. E não por nada. Milton Hershey se distinguiu pela bondade, determinação, desinteresse e caridade. Ele acreditava que negócio é serviço. Durante sua vida, criou melhores condições para seus trabalhadores, cuidou da comunidade local e de crianças de famílias desfavorecidas. É esta filosofia que está na base das atividades da empresa hoje. A persistência do propósito ao longo dos anos fez do logotipo da Hershey um dos mais consistentes e menos alterados. O nome da marca sempre foi o nome Hershey’s. Apenas a cor de fundo, letras e fonte foram alteradas.
1890 – 1898
Antes de se tornar Hershey, essa empresa se chamava National Chocolate Tablets, que serviu de base para o logotipo em texto. A ênfase foi colocada no formato incomum das letras – espalhando como chocolate quente. A inscrição ocupava duas linhas. No topo estava a primeira palavra do nome da marca e o número “5”. Eles foram pintados de marrom e delineados em vermelho. Na linha de baixo, tudo era exatamente o contrário: os caracteres eram vermelhos e tinham uma borda marrom. As sombras os faziam parecer tridimensionais. Acima das inscrições havia uma linha fina com cachos nas bordas.
1898 – 1905
A Hershey começou a fazer chocolate ao leite em 1894. Mas naquela época era uma pequena divisão de sua produção de caramelo. No entanto, o sabor suave da iguaria leitosa atraiu os consumidores, então o departamento gradualmente se transformou em uma marca separada com seu próprio logotipo, que apareceu em 1898 e representava o nome do fabricante. Estava escrito em uma linha arqueada, todas as letras eram grandes e volumosas. Um estilo tão desigual e convexo era típico dos logotipos do século XIX. Mostrou o desejo de se destacar contra o pano de fundo “plano” da vida cotidiana. Ao mesmo tempo, a inscrição em forma de viseira demonstrou a proteção do que está na esfera de influência da empresa. A cor bordô da inscrição enfatizava nobreza, confiança, experiência e estabilidade. Tudo isso representou o grande futuro que a Hershey viu no chocolate.
1900 – 1915
Em 1900, as barras de chocolate da empresa foram desenvolvidas e vendidas. E em 1905, foi construída uma nova, supermoderna e maior fábrica da época. Para acomodar todos os que nela trabalhavam, surgiu a confortável cidade de Hershey. Tanto a fábrica quanto a cidade cresceram rapidamente. No 15º ano, a empresa produzia cerca de 45 toneladas de chocolate por dia.
O rápido crescimento e as mudanças radicais se refletiram no novo logotipo da Hershey’s, que foi renderizado em ouro e apresentava um tipo de letra muito mais refinado. O emblema parecia enfatizar que a empresa produz tudo de melhor e ao mesmo tempo requintado, possui recursos ricos. Inicialmente, o fundo da inscrição era leve, como símbolo de um novo começo e de intenções puras. No entanto, aos poucos, tanto o tamanho das letras quanto o fundo ficaram mais escuros, mostrando estabilidade, ganhando experiência. Até que, finalmente, as letras douradas em um fundo marrom escuro começaram a se assemelhar a uma barra de chocolate cara e rica.
1906 – 1915
Uma das opções para rebranding do emblema foi introduzida em 1906. Mudou a cor e a espessura das letras de ouro médio para prata fina. Abaixo da inscrição principal há um pequeno acréscimo: reg. nós. tapinha. off., que mostrava que o logotipo estava registrado no US Patent Office. Prata sobre fundo vermelho significava alegria, união, esperança, pureza e misericórdia trazidas ao mundo pela Hershey.
1910 – 1959
Em 1910, foi desenvolvido um logotipo que, com pequenas alterações, foi utilizado pela empresa por quase 100 anos. Esta é uma inscrição prateada clara sem ornamentos em um fundo marrom escuro.
1926 – 1936
Na década de 1930 (a época da Grande Depressão), para sustentar seus negócios e a comunidade, Hershey abriu uma grande empresa de construção que fornecia empregos para as pessoas. Eles construíram um teatro, um hotel, uma arena esportiva e muitos outros prédios na cidade. Nesse período, o contraste do fundo e do lettering da logomarca fica mais claro, como se mostrasse que a marca continua brilhando e mostrando o caminho mesmo em tempos difíceis. As letras se livram do luxo maciço, tornam-se mais finas e adquirem linhas suaves.
1936 – 1940
No dia 36, o logotipo muda novamente. A inscrição engrossa e encurta, simbolizando o crescimento da prosperidade. Tais transformações, aparentemente, estavam relacionadas ao fato de que em 1935 Hershey formou um fundo em seu nome para ajudar operários e moradores da comunidade. Foi sua atividade como filantropo e filantropo que possibilitou a manutenção de um alto padrão de vida na cidade.
1940 – 1952
O difícil período da Segunda Guerra Mundial se refletiu na mudança de cor das letras do logotipo da empresa. Eles ficaram rosa sujos intercalados com pontos vermelhos, como gotas de sangue. Mas mesmo em tempos de guerra, a empresa não deixou de tornar a vida das pessoas mais doce. Hershey ofereceu uma barra especial com aveia nutritiva e vitaminas, que se tornaram parte das rações especiais dos soldados.
1952 – 1968
Em 1952, o logotipo voltou ao seu lettering alto e leve. No entanto, eles não são mais prateados, mas simples cinza claro. Isso aproximou a marca das pessoas do pós-guerra, que não tinham a oportunidade de luxo especial.
1968 – 1970
A partir de 1964, a empresa precisava de mudanças e de um segundo fôlego para enfrentar os concorrentes. A Hershey modernizou a produção e adquiriu outras três empresas. Dois deles produziram massas. Portanto, em 1968, foi decidido renomear a empresa para Hershey Foods Corporation. O logotipo durante este período tornou-se mais contrastante, simbolizando um novo apogeu. Sob o apóstrofo, apareceu um sinal ®, denotando uma marca registrada.
1970 – 1973
No logotipo, o estilo da letra R mudou, ficando mais ornamentado. Isso serviu como um aceno para a licença de Rowntree de 1969 para fabricar suas marcas. O logótipo desta empresa distingue-se pela letra R com uma perna curva.
1973 – 1976
Em 1973, um enorme complexo “Chocolate World” foi fundado para o entretenimento dos turistas. Isso torna o gigante mais reconhecível e popular. O logotipo também ganha mais luxo e estabilidade com fundo marrom escuro. É significativamente mais escuro que o chocolate, assim como a Hershey agora é muito mais do que apenas uma empresa. A tonalidade também reflete a longa história da empresa.
1976 – 2003
Em 1976 houve uma expansão da gama. O chocolate foi diluído com outros produtos, que até o ano de 82 representavam 30% da receita total. O logotipo mudou de chocolate para mais avermelhado. Agora parecia mais não chocolate, mas um nobre símbolo de prosperidade. O tamanho do plano de fundo também se tornou maior, assim como a quantidade de saída produzida.
2003 – 2010
Em 2005, o gigante retornou ao seu antigo nome The Hershey Company. Porque as fábricas de massas se transformaram em sua própria empresa. Mas mais 3 empresas de chocolate foram adquiridas. Esse crescimento e aprofundamento na área usual de produção se reflete no logotipo, que ganhou letras tridimensionais devido à sombra.
2010 – presente
A inscrição permaneceu inalterada, alterando apenas o esquema de cores. Agora está escrito em chocolate em um fundo branco. Isso demonstra os principais produtos da Hershey e a integridade dos objetivos e aspirações da empresa ao longo de sua história. À direita da inscrição, como lembrança da marca mais antiga e amada pelos clientes, há uma imagem do bombom Kisses com um trem de papel, no qual o logotipo da empresa sempre esteve localizado. Esta escolha demonstra a longa história e experiência da Hershey.
Fonte e cores do logotipo
Ao longo da história, o logotipo da Hershey combinou vários tons de marrom. Esta cor foi um reflexo do principal produto da empresa – chocolate. A cor clara da inscrição mudou de ouro e prata para cinza claro simples. Ele mostrou prosperidade, ideais puros e o desejo da empresa de trazer o bem ao mundo. O tipo de letra da inscrição sempre gravitou em torno da simplicidade e clareza, com um leve elemento de sutileza. A última versão é mais uma reminiscência da fonte Impact.