Cognac Hennessy resistiu ao teste do tempo, porque seus fãs eram monarcas: Luís XVI da França, George IV da Grã-Bretanha e a esposa de Paulo I da Rússia. E em 1859, ele começou a representar a cultura francesa no leste da Ásia, porque o primeiro lote de uma bebida alcoólica de elite foi para a China. Toda a sua história, que remonta a 1765, é um caminho de prestígio e popularidade. Agora, a casa de conhaque faz parte da holding Louis Vuitton – Moët Hennessy, que se dedica à produção de artigos de luxo.
Significado e história
Hennessy deve sua origem ao irlandês Richard Hennessy, oficial do exército de Luís XV. Tendo sido ferido durante os combates, o funcionário foi comissionado. Ele tentou abrir seu próprio negócio de bebidas, mas só obteve sucesso quando começou a produzir álcool. O empresário instalou-se na cidade de Cognac, onde havia todas as condições para fazer conhaque.
Richard deu seu nome à marca, perpetuando assim o nome Hennessy na história dos produtos de etanol. E como logotipo, foi escolhido o brasão da família, que retrata uma mão levantada com um machado cerrado em punho. Este símbolo é conhecido como Bras Armé. Corresponde ao tema militar, pois o oficial irlandês serviu no exército por 12 anos, graças ao qual conseguiu obter a cidadania francesa.
É verdade que não foi Richard quem aprovou o emblema, mas seus descendentes. Aconteceu em 1856, quando uma bebida alcoólica popular precisava de um novo rótulo. Após 9 anos, estrelas apareceram nas garrafas de conhaque, indicando exposição. Essa classificação foi proposta pelo representante da quarta geração de Hennessy e, após uma pequena modificação, passou a ser utilizada em todo o mundo. Quanto ao logotipo, também se tornou mundialmente famoso. Apesar das tentativas dos artistas de modernizar o design, o conceito do símbolo não muda.
Bras Armé reflete a glória militar de Richard, pois seu serviço militar indiretamente o ajudou a se estabelecer na França e iniciar um negócio de bebidas. O sinal gráfico Hennessy adorna as etiquetas desde 1856. Uma mão vestida de armadura segura uma alabarda, uma arma da era Luís XV. Abaixo está a inscrição “Maison Fondée en”, que, graças à sua caligrafia fina, representa o charme francês. Menor ainda é o ano de fundação da empresa: 1765. O número de quatro dígitos é cercado por um ornamento decorativo em ambos os lados.
A próxima linha contém a palavra “Hennessy”. É o mais visível porque as letras são ampliadas e em negrito. A parte inferior do logotipo é ocupada pela última inscrição, indicando não apenas o tipo de álcool, mas também o local de sua produção: “COGNAC”. O icônico emblema de mão de alabarda Hennessy incorpora aristocracia, nobreza e vontade de vencer. E o texto complementa harmoniosamente o desenho, tornando-o ainda mais expressivo.
Fonte e cores do logotipo
Existem muitas inscrições no logotipo da casa de conhaque, e cada uma delas tem seu próprio design. A frase “Maison Fondée en” é um exemplo de estilo francês sofisticado. Seu tipo de letra imita a escrita caligráfica com redemoinhos e uma inclinação direita pronunciada. O nome da marca tem um design completamente diferente. Ele usa uma fonte em negrito com serifas triangulares finas e uma transição contrastante dos traços principais e de conexão. Uma fonte semelhante foi escolhida para a palavra “COGNAC”, mas as letras não estão em negrito. Uma paleta simples em preto e branco enfatiza a nobreza e a aristocracia da bebida.