Heineken é uma marca internacional de cerveja. Pertence à empresa holandesa Heineken N. V., cuja história remonta a 1864. Na segunda metade do século XIX, o empresário Gerard Adrian Heyneken comprou a cervejaria De Hooiberg. Ela foi herdada de pai para filho e depois para neto. À medida que se desenvolveu, a empresa absorveu seus principais concorrentes em diversos países e acabou conquistando o segundo lugar no mundo em produção de cerveja.
Significado e história
O que é Heineken?
Heineken Lager Beer é uma marca de destilados com teor de 5%. É propriedade da empresa holandesa Heineken N.V., que passou de uma cervejaria de Amsterdã a líder do mercado de álcool. O ingrediente chave da cerveja é uma levedura chamada “Heineken A-yeast”, criada por um estudante do microbiologista francês Louis Pasteur em 1886. Ao mesmo tempo, a produção da Heineken pale lager começou em 1864.
O fundador do logotipo moderno pode ser considerado Alfred Henry (Freddy) Heineken, que primeiro trabalhou como gerente de publicidade e depois se tornou o CEO. Ele supervisionou pessoalmente todas as alterações de design e fez edições. Ele conseguiu perpetuar seu sobrenome, transformando-o em uma marca famosa.
1864 – 1884
A primeira versão do emblema não sobreviveu. Acredita-se que foi ela quem serviu de modelo para a próxima marca e não há informações exatas sobre sua aparência.
1884 – 1889
Em 1884, o lendário logotipo oval apareceu nas garrafas de cerveja Heineken. Foi dividido em três partes. O primeiro é um centro branco com ornamentos artísticos e uma estrela de cinco pontas contendo a abreviatura “HBM”. A segunda é uma moldura verde com as palavras “HEINEKEN’S AMSTERDAM-ROTTERDAM”. A terceira era uma fita preta horizontal em que o nome do produto estava marcado: “PILSENER BIER”.
1889 – 1930
Depois de uma pequena reformulação, as cores ganharam tons frios. Na metade superior do oval, aparecem as inscrições vermelhas “GRAND PRIX PARIS 1889”, “HORS CONCOURS MEMBRE DU JURY PARIS 1900” e “TRADE MARK”. O ornamento figurado foi substituído por duas medalhas, complementadas com as frases “DIPLOME D’HONNEUR AMSTERDAM 1883” e “MEDAILLE D’OR PARIS 1875”.
1930 – 1954 (versão holandesa)
A cerveja, vendida na Holanda até 1954, usava um emblema retangular com cantos arredondados. O centro era ocupado por uma grande estrela vermelha de cinco pontas. À direita e à esquerda da viga superior havia dois velhos brasões. Do outro lado da estrela estavam as palavras HEINEKEN’S, PILSENER e BIER. Abaixo – “ROTERDÃO DE AMSTERDÃO”.
1930 – 1951 (versão internacional)
De 1930 a 1951, em todos os lugares, exceto na Holanda, as garrafas eram adornadas com um logotipo oval. Era uma versão revisada da marca, que surgiu em 1889. Sua principal diferença são as novas inscrições “HEINEKEN’S LAGER BEER” e “HEINEKEN’S BREWED IN HOLLAND”. O primeiro está no topo da moldura verde e o segundo está na fita transversal preta. A estrela na semi-oval superior ficou vermelha.
1951 – 1954 (versão internacional)
Em 1951, os designers refinaram o emblema anterior adicionando uma borda branca adicional. E eles conseguiram encaixar um texto inteiro nele: “FEITO E ENGARRAFADO NA CERVEJA DA HEINEKEN. ROTERDÃO (HOLANDA) – CONTEÚDO LÍQUIDO 12 FL. OZ. ” de cor vermelha. A estrela ficou branca novamente para que não houvesse associação com o comunismo.
1954 – 1974
Em 1954, a cervejaria introduziu um logotipo oval com a palavra “Heineken” em uma fita horizontal preta. Todas as letras, exceto a primeira, eram minúsculas. Freddy Heineken queria que o rótulo fosse confiável, então ele escolheu uma fonte arredondada.
1974 – 1991
Em meados da década de 1970. os designers mudaram o formato do emblema, tornando o oval achatado. Além disso, eles removeram algumas das inscrições, aumentaram a faixa com o nome da preocupação e circundaram a moldura externa branca com uma faixa verde.
1991 – presente
A marca entrou no novo século com um logotipo minimalista que consiste apenas na palavra “Heineken” e uma estrela vermelha de cinco pontas.
Fonte e cores do logotipo
Uma marca reconhecível é um dos fatores por trás do sucesso global da Heineken. Sempre foi oval, com exceção da versão holandesa 1930-1954. Os elementos principais – uma fita preta, uma estrela de cinco pontas, marcas de qualidade e muitas inscrições – adornam os rótulos das garrafas de cerveja há cerca de 127 anos. Tudo mudou em 1991 quando os designers retiraram detalhes desnecessários, deixando apenas a estrela e o nome da empresa.
A versão moderna do logotipo é a base para o tipo corporativo Heineken Serif com a característica chanfrada e. Ele foi desenvolvido pela empresa de design Eden, com base na fonte Horizon. A paleta inclui três cores: verde garrafa, branco e vermelho.
Por que o logotipo da Heineken é verde?
A cervejaria começou a usar o verde no rótulo desde o século retrasado, mas só em 1954 adquiriu o tom moderno conhecido como Heineken Green, que se aproxima da cor do vidro da garrafa. Podemos dizer que este é o mesmo elemento de identidade tradicional da Heineken que a estrela vermelha de cinco pontas. O verde simboliza calma, confiança e naturalidade.
O que é o logotipo da Heineken?
Atualmente, a Heineken usa dois logotipos. A primeira delas, criada em 1974, contém o nome verde da marca, escrito em negrito com serifas arredondadas. Todos os três e's são ligeiramente distorcidos. Na segunda versão, apresentada em 1991, a marca nominativa é complementada com uma estrela vermelha de cinco pontas. Está localizado à direita e simboliza a tradição cervejeira.