Hawaiian Airlines é a companhia aérea americana mais antiga e não sofreu nenhum acidente fatal ou perda de aeronave. Ele tem menos problemas com bagagem, reembolso de passagens e cancelamento de voos. Além disso, a empresa é a maior do estado do Havaí e faz parte da estrutura da Hawaiian Holdings, Inc. A Hawaiian Airlines possui várias bases próprias – nos aeroportos de Honolulu, Los Angeles, Maui e Oahu, e também está entre as dez maiores companhias aéreas comerciais dos Estados Unidos. A aeronave voa para o continente dos Estados Unidos, Nova Zelândia, Polinésia Francesa, Samoa, Taiti, Austrália, Japão e Ásia. No total, a empresa possui 32 direções.
Significado e história
O que é a Hawaiian Airlines?
É a companhia aérea mais antiga dos Estados Unidos e nunca teve um acidente fatal de avião em sua história. Ela opera voos comerciais para o Havaí, conectando o estado ao continente americano e uma dezena de outros países.
O antecessor da atual transportadora é a Inter-Island Airways, uma subsidiária da Inter-Island Steam Navigation Company. Ela foi registrada em janeiro de 1929 e, em outubro, iniciou voos de pesquisa. O serviço de passageiros começou em novembro do mesmo ano, para o qual uma aeronave Sikorsky S-38 foi usada no voo Honolulu-Hilo com pousos em trânsito em Molokai e Maui.
A organização recebeu o nome atual em 1941, quando substituiu os navios antigos por outros mais avançados. A renovação da frota aérea exigiu uma mudança de marca para que o emblema tomasse seu lugar no Douglas DC-3. O transporte aéreo moderno foi encomendado em 1952. Era o Convair 340. No final dos anos 50, surgiram modelos mais antigos. Em 1966, os passageiros começaram a ser transportados em uma aeronave a jato Douglas DC-9-10, o que reduziu o tempo da rota pela metade.
Simultaneamente à frota aérea, os emblemas também mudaram: tornaram-se mais progressivos, mais coloridos, mais precisos. A última atualização ocorreu no início de maio de 2017. Em seguida, junto com o logotipo, a empresa apresentou uma nova pintura de aeronave. Ao longo da história da Hawaiian Airlines, ela teve 10 símbolos individuais.
1929 – 1940
O logotipo com as cores da bandeira americana na parte superior mostra um mapa com as rotas da companhia aérea. Linhas pretas e ilhas douradas estão sobre um fundo vermelho. No centro, em uma faixa branca, está a inscrição “Inter-Island Airways Limited”, indicando o primeiro nome da transportadora. As letras são grandes, largas, com um “S” curvo original e um traço em miniatura do mesmo formato. Na parte inferior, em um fundo azul, há um símbolo da Aeroflot alado com um emblema em miniatura entre as asas. Abaixo está a localização da aeronave – “Honolulu Hawaii”. O logotipo tem a forma de um escudo heráldico com uma borda branca.
1940 – 1950
Depois de mudar o nome para Hawaiian Airlines, a empresa mudou imediatamente sua imagem e, com ela, sua identidade. Para o novo logotipo, os designers escolheram a imagem de um avião voando ao longo da costa e sobre um veleiro com remadores. Os designers deram ao emblema um formato de escudo heráldico mais pronunciado, fazendo dois entalhes na parte superior. As inscrições agora estão em itálico, coerentes, manuscritas. Eles são organizados em duas fileiras: a de cima tem um fundo vermelho e a de baixo tem um fundo azul. Mas não há uma fronteira exata entre as cores, porque o logotipo se parece com uma imagem inteira, e não como uma coleção de elementos separados.
1950 – 1953
O logotipo desses anos é baseado no signo alado da Aeroflot, que esteve presente na versão de estreia. Mas desta vez as asas estão localizadas à direita e à esquerda da primeira palavra do nome da companhia aérea “Hawaiian”. A segunda parte (“Companhias Aéreas”) está abaixo e é manuscrita em itálico coerente. Todos os elementos são colocados em um retângulo laranja.
1953 – 1966
O oval vermelho representa uma gaivota branca indo para a direita. Ela substituiu o sinal alado. A abreviatura “HAL” está escrita na asa do pássaro, que é a decodificação do nome completo da transportadora aérea. Abaixo está a inscrição “Hawaiian Airlines”. É feito em letras maiúsculas em maiúsculas com uma ligeira inclinação para a direita.
1966 – 1973
Os desenvolvedores transformaram completamente o logotipo, não deixando nada dos elementos familiares. Agora, um avião vermelho solitário ostenta o logotipo em um fundo branco. A palavra “havaiano” está escrita a bordo em letras brancas.
1973 – 1990
Em 1973, ocorreu a lendária renomeação: a empresa recebeu o nome de Hawaiian Air. Ao mesmo tempo, foi apresentado o icônico emblema desenhado pela Landor Associates. Seu codinome é Pualani. O logotipo representa uma flor de hibisco vermelho, contra a qual uma menina é retratada de perfil. Ela olha para cima, a cabeça ligeiramente jogada para trás, o que indica a conexão entre o logotipo e o tema dos voos. O rosto da garota é branco, seu cabelo é castanho, a flor em seu cabelo é rosa forte. Vários pontos marrons são visíveis no centro, formando um ornamento. Abaixo está a frase “Hawaiian Air” em letras estilizadas. Eles estão todos conectados, exceto o “W”.
1990 – 1995
A empresa devolveu o nome antigo e substituiu por ele a inscrição de baixo, mantendo o estilo antigo. A única diferença é que agora o nome ocupa não uma, mas duas linhas. Outra mudança foi feita na parte central da flor no cabelo: em vez de um ornamento pontilhado, agora há uma estrela em miniatura.
1995 – 2001
Os desenvolvedores reorganizaram os elementos do logotipo. Eles colocaram o texto atrás do ícone à esquerda e sugeriram uma paleta de cores diferente. Tudo que era marrom, os autores do logotipo fizeram roxo escuro, repintaram os hibiscos de fundo de amarelo e substituíram a flor velha no cabelo por uma nova – simétrica, composta por cinco pétalas.
2001 – 2017
Nesta versão, todos os elementos estão em seus lugares, mas são decorados de uma forma completamente diferente. A cabeça da garota é detalhada e ligeiramente virada para o rosto. Os olhos, nariz, lábios e sobrancelhas agora estão claramente visíveis nele. O hibisco é representado no cabelo e a flor de fundo tornou-se não específica, geral. As mudanças também afetaram as letras, pois os designers abandonaram o estilo contínuo, separando cada letra. Os autores adicionaram duas linhas longas e nítidas à palavra de baixo. Esta versão do logotipo usa cores como roxo, azul e vermelho-laranja.
2017 – presente
O design tornou-se mais sofisticado e detalhado. A flor de hibisco agora é realista. A flor de fundo é substituída por um círculo com uma cor gradiente e se parece mais com o sol da tarde. O cabelo da menina é elegantemente penteado e seu olhar atento está voltado para cima. O nome da empresa está localizado abaixo do ícone.
Fonte e cores do logotipo
As modificações no logotipo da Hawaiian Airlines estão associadas ao detalhamento contínuo. Portanto, a garota do abstrato tornou-se realista. O número de flores também foi reduzido: os desenvolvedores deixaram o hibisco no cabelo, e o fundo foi completamente removido, sugerindo um disco gradiente do sol para substituí-lo.
O estilo de escrita evoluiu constantemente. O logotipo tinha inscrições diferentes – de itálico coerente a letras únicas. Em uma versão, os personagens foram fundidos, na outra, eles foram impressos com uma ligeira inclinação para a direita. Agora é usada uma fonte individual, que não tem análogos. A paleta de assinatura sempre incluiu os tons que formam o roxo: são o vermelho, o azul e o rosa, que ainda estão presentes no emblema.
Quem é o logotipo da Hawaiian Airlines?
O logotipo da Hawaiian Airlines apresenta a cabeça de uma garota Pualani. Seu nome significa Flor do Céu.
Quem é o rosto da Hawaiian Airlines?
O rosto da companhia aérea é Pualani. É uma imagem coletiva que simboliza os havaianos e a hospitalidade havaiana.
Qual fonte a Hawaiian Airlines usa?
A palavra 'HAWAIIAN' usa uma fonte sans-serif personalizada que lembra vagamente o Linotype Finnegan Small Caps Medium e FF Signa Round Pro Bold. Para o 'AIRLINES' foi escolhido um sans serif sutil, semelhante ao Embarcadero MVB SC ou DIN Next Cyrillic Regular.
Quantos aviões a Hawaiian Airlines possui?
Em julho de 2021, a Hawaiian Airlines tinha uma frota de 60 aeronaves.