Havana Club é uma marca de bebidas alcoólicas cubana que fornece rum em todo o mundo. A José Arechabala SA, fundada em 1878, desenvolveu-a em 1934 como parte de seu empreendimento. O fundador da destilaria é a família Arechabala: eles a abriram na cidade de Cárdenas, onde por muito tempo produziram uma bebida alcoólica adequada para consumo apenas por piratas e representantes especialmente resistentes da metade forte da humanidade. Ele era tão forte! Após a revolução, a empresa passou a ser propriedade do Estado, pois foi nacionalizada. Agora, a questão da propriedade da marca e seu local de produção permanece sem solução, uma vez que são reivindicados por duas pessoas jurídicas: Cuba Ron Corporation (com Pernod Ricard) e Bacardi.
Significado e história
Nos primeiros dias de existência da destilaria, tudo era simples e claro com sua propriedade: era propriedade da família Arechabala. Mas depois da Revolução Cubana em 1959, a situação mudou drasticamente. No início, a empresa tornou-se estatal. Em seguida, foi transferida para a propriedade da José Arechabala SA – na proporção de 50/50 por cento, onde a segunda parte pertencia ao governo do país. A empresa nacionalizada passou a produzir ativamente rum e exportá-lo para o exterior, com exceção dos Estados Unidos, que lhe impôs um embargo.
Paralelamente, a família Bacardi, que deixou a ilha de Cuba após o golpe que ali ocorreu, comprou a receita original de uma bebida alcoólica cubana de Arechabala, começou a produzi-la e abastecer os Estados Unidos. Isso aconteceu em 1994. Um produto concorrente com o mesmo nome é fabricado no município de Porto Rico, na costa do Cataño. O litígio contra esta marca ainda está em andamento.
A primeira vez que a lei foi do lado da Bacardi (em 2012), após a qual a empresa decidiu aumentar a produção de rum cubano sob a marca original. Ela adquiriu o direito devido ao fato de a nacionalização ter ocorrido à mão armada e ter sido violenta, sem posterior indenização do novo proprietário. Assim, formou-se uma situação exclusiva, e não se sabe quem reivindica mais para o Havana Club.
No entanto, sabe-se com segurança que o nome da marca e da bebida alcoólica produzida à base de cana-de-açúcar tem profundas raízes patrióticas. Combina dois símbolos caros ao coração de cada habitante desta ilha. A primeira é a sua capital com encanto deslumbrante, a segunda é a paixão pela vida incendiária do clube, transbordando com o sopro ardente do sol. Como resultado, surgiu o nome Havana Club.
O logotipo oficial foi adotado em 1934, quando, de fato, nasceu a marca. É composto por três partes, interligadas tematicamente. O fundo é um círculo vermelho brilhante com uma borda amarela. Ele personifica o sol quente cubano, enchendo o rum com um calor vivificante. Em sua parte superior está uma jovem. Ela está com a cabeça erguida orgulhosamente. Em uma das mãos ela segura um cajado alto com quatro coroas unidas em cruz. Esta é Giraldy, uma beldade das lendas, que esperou toda a vida por seu amante, que foi ao mar em busca de uma fonte da juventude e nunca mais voltou. Sua imagem simboliza Havana.
Abaixo de toda a largura do emblema está o nome da marca de bebidas alcoólicas. É feito em letras maiúsculas em estilo clássico. Sinais geometricamente proporcionais são colocados na distância ideal uns dos outros, proporcionando excelente legibilidade do texto. Cada um deles tem uma sombra bordô à direita e uma borda dupla ao redor do perímetro: a linha interna é amarela, a externa é preta.
Fonte e cores do logotipo
O logotipo do Havana Club usa a fonte Futura Std Condensed Bold com elementos que lembram o Florida Serial ExtraBold da SoftMaker e o Occupant Fonts Relay Compressed Bold. Das fontes gratuitas, Sans Serif Exb FLF Cond está perto disso. A paleta de cores do emblema é rica e brilhante. É dominado pelo vermelho, amarelo, branco, dourado e preto, transmitindo o hálito ardente do sol cubano e a força do rum autêntico.