A Grolsch é a cervejaria mais antiga da Holanda, fundada em 1615 pelo empresário Willem Neerfeldt em Groenlo. Ela ainda está associada a ele pelo nome, embora esteja atualmente em Enschede. O fato é que no século XVII Groenlo se chamava Grolle e foi ele quem serviu de base para a marca Grolsch. A família Groen tornou-se seu segundo proprietário: eles compraram a cervejaria em 1895 e a abriram em outro local no início do século 19 – onde fica a sede. O terceiro proprietário da marca de cerveja é o grupo SABMiller. Ela adquiriu os direitos sobre ela em 2007 e, no final de 2016, a revendeu para a Asahi Group Holdings, que agora a detém.
Significado e história
As raízes desta empresa estão muito profundas na história – no século XVII, quando Willem Neerfeldt lançou uma pequena cervejaria. No início, ele conseguiu sozinho, mas depois seu genro, Peter Sanford Kuyper, foi nomeado chefe e proprietário. Alguns séculos depois, a liderança mudou novamente e a cervejaria passou para outras mãos. E não só isso – ele também mudou seu local de implantação, já que o novo chefe transferiu a produção para a cidade de Enschede.
Mais tarde, a empresa passou de um proprietário para outro mais duas vezes até acabar na propriedade da Asahi Group Holdings, que a comprou junto com várias outras marcas de cerveja. Hoje é a maior marca da Holanda, ficando em segundo lugar atrás da Heineken (dados de 2006). Em 1995, ela foi premiada com o título Koninklijk (real).
Para 2021, o logotipo da marca Grolsch foi reconhecido em 70 países ao redor do mundo. A maior demanda por seus produtos está no Reino Unido, Nova Zelândia, Austrália, Canadá e Estados Unidos, onde as exportações holandesas de cerveja respondem por 78%. Também é produzido sob licença por outras empresas. Mas, o mais interessante, esta marca adere rigorosamente à identidade original e adere ao estilo escolhido no início da cervejaria.
O logotipo da Grolsch não mudou por muitas décadas, por isso é bem conhecido em todo o mundo. É feito de duas partes equivalentes – gráfico e texto, cada uma das quais transmite determinada informação. Juntos, eles formam a aura única da marca cervejeira, que é sugerida por todos os elementos.
A inscrição consiste em uma linha em itálico com o nome da empresa. As letras são caligráficas, manuscritas, conectadas, com transições e arredondamentos suaves. No lado direito, a linha de contorno é um pouco mais larga do que no lado esquerdo, o que cria um efeito de sombra. É reforçado por outra borda de símbolos – externo, pontilhado, branco-cinza. Devido a essa técnica de design, o texto parece tridimensional, pois parece estar elevado acima do fundo.
A parte gráfica inclui um sinal pessoal da marca cervejeira. É um oval vertical com uma borda dupla e um centro vermelho. Em seu centro estão concentradas as designações mais importantes – a base da cerveja de marca. Em particular, uma folha de lúpulo e seus cones (à direita e à esquerda), uma orelha (separa-os) e as letras “G”, “B” são desenhadas lá. Ao fundo, fragmentos cuidadosamente empilhados de um arbusto de lúpulo verde.
Fonte e cores do logotipo
A tipografia corporativa assume uma escrita oblíqua do nome – suave, suave e carinhosa. É muito próximo do tipo de letra Mustardo, que é fresco e enérgico. A paleta de cores, claro, é verde, pois este é o principal ingrediente da cerveja – o lúpulo. É complementado por cinza (linha de tonalidade para letras de borda), vermelho (oval no ícone) e branco (inscrições, orelha, cones de lúpulo).