Gordon’s Gin é uma marca britânica de gin seco triplo destilado, especialmente formulado com casca de limão, casca de laranja, raiz de lírio, alcaçuz, angélica, sementes de coentro, bagas de zimbro, sabugueiro e pêssego. Seu diferencial em relação aos análogos é a ausência de açúcar, o que torna a bebida especial. Agora é feito com diferentes pontos fortes, com base no país de venda – principalmente Canadá, EUA, Grã-Bretanha, Grécia. A porcentagem de álcool no produto varia de 37 a 47 por cento. A receita original foi desenvolvida em 1769. Seu criador é um inglês de origem escocesa Alexander Gordon. Agora a marca pertence à empresa internacional Diageo.
Significado e história
Gordon’s Gin é o gin número um do mundo desde o final do século XIX. Suas origens remontam a uma antiga destilaria inglesa fundada por Alexander Gordon em Southwark, em Londres. Em 1786, mudou-se para Clerkenwell, onde produziu uma bebida alcoólica seca que se tornou popular entre os representantes da Marinha Real. Um século depois, Gordon & Co. criou Tanqueray Gordon & Co. através da fusão com Charles Tanqueray & Co. Aconteceu em 1898. Ao mesmo tempo, suas instalações de produção foram transferidas para Gordon’s Goswell Road. Em 1899, devido à morte de Charles Gordon (descendente do fundador), a produção de gin seco deixou de ser um assunto de família.
No início do século XX, ocorreu um importante evento de marketing: a marca apresentou a original garrafa retangular de vidro verde. Agora, essa cor é encontrada apenas no mercado doméstico do Reino Unido, enquanto o gin de exportação é arrolhado em recipientes transparentes. Após a morte do último representante da empresa familiar, a empresa começou a ter problemas e, em 1922, Tanqueray Gordon & Co. comprado pela Distillers, que expandiu a gama original. Aos poucos, o gin seco com vários sabores apareceu.
Em 1925, George V homenageou a marca Gordon’s Gin concedendo-lhe o Royal Warrant. Com o tempo, sua gravadora tornou-se reconhecível fora do Reino Unido à medida que a produção começou a aumentar. O resultado dessa atividade foi o surgimento de uma destilaria americana em Linden, Nova Jersey. E em 1962, o gin seco de Londres era o mais procurado do mundo. O negócio principal mudou de cidade em cidade até se concentrar em Fife, na Escócia.
O logotipo no rótulo deste produto alcoólico tem raízes históricas. Nele, um javali assustador é desenhado à mão, ou melhor, sua cabeça. Segundo a lenda, certa vez um representante da família Gordon salvou o rei escocês do ataque de um javali. Este evento aconteceu em uma caçada e desde então se refletiu no brasão pessoal da família. Não só o rótulo foi marcado com um sinal individual, mas também a tampa da garrafa de gin.
O lugar central do logotipo é ocupado pelo nome da marca e da bebida alcoólica. A palavra vermelha “Gordon’s” é complementada por sombras duplas no lado direito: perto de cada letra há uma fina faixa preta, seguida por uma amarela mais larga. Eles tornam os símbolos tridimensionais, volumosos, como se estivessem elevados acima da superfície. O apóstrofo que separa o “S” no final de uma palavra está intimamente relacionado aos elementos adjacentes e não possui espaços nas laterais. O fundo da inscrição é a cor branca usual, o que a torna brilhante e convexa.
Abaixo está a cabeça de um javali. Ela tem uma aparência assustadora: um canino superior curvo e um incisivo inferior afiado saindo de sua boca aberta, uma língua vermelha, uma fileira de dentes pequenos, olhos esbugalhados. As orelhas do animal são caídas, e o cabelo é eriçado em tufos e é colorido de preto e amarelo com manchas vermelhas. O javali está localizado em um anel triplo, decorado com cruzes nas pernas longas e curvas. À direita e à esquerda está a época em que a destilaria foi fundada.
Fonte e cores do logotipo
A inscrição no logotipo do Gordon’s Gin é feita com a fonte LHF Hensler Regular – larga, maciça, com pontas finas nas extremidades em vez das serifas clássicas. A fonte foi projetada por Chuck Davis. Foi publicado pela primeira vez em fontes de papel timbrado. A paleta de cores é a mesma em todos os lugares e consiste em uma combinação de três cores: vermelho, preto e dourado.