Gordon Biersch é uma bebida alcoólica, uma cervejaria americana e uma cadeia de restaurantes em um só. Seus fundadores são Dean Biersch e Dan Gordon. Em 1988, Biersch lançou a primeira brasserie. Ele estava em Palo Alto, Califórnia. Quase dez anos depois, o proprietário vendeu toda a cadeia, que acabou desmembrada e ganhou um novo nome – CraftWorks Restaurants & Breweries. Portanto, agora o nome original Gordon Biersch foi atribuído à cervejaria. Sua localização é San Jose, Califórnia.
Significado e história
A história da marca começou com a cerveja alemã, que dois amigos decidiram produzir para seus restaurantes. Portanto, tudo apareceu no complexo. No entanto, os proprietários mais tarde quiseram se livrar do negócio de catering para se concentrar na produção de produtos cervejeiros. Como resultado, a rede foi transferida para outra empresa e eles ainda tinham uma cervejaria, que começaram a desenvolver ativamente.
Para expandir o empreendimento, os cofundadores e seus investidores originais decidiram aceitar dinheiro de uma pessoa de fora, a família Fertitta, que mora em Las Vegas. Em 1995, investiu US$ 11,2 milhões na empresa, então Lorenzo Fertitta é o proprietário controlador da cervejaria. Tudo isso deixou uma marca séria no negócio, mas não afetou a identidade pessoal da marca.
Em 2014, Dean Biersch produziu cerveja sob contrato para duas redes de varejo dos EUA, Trader Joe’s e Costco. Ele também é famoso pelo fato de que em 2016 ele fez uma bebida alcoólica personalizada em homenagem ao time de hóquei San Jose Sharks. Era Chum red ale. Além disso, a Gordon Biersch Brewing Company recebeu vários prêmios importantes da indústria por suas cervejas.
Os logotipos da cervejaria e do restaurante quase combinam. E não pode ser de outra forma, porque têm raízes comuns: o mesmo ano de aparecimento e os mesmos fundadores, que mais tarde decidiram separar as duas áreas de negócio. Portanto, hoje a marca Gordon Biersch Brewing, que é abreviada pelos nomes dos fundadores da Gordon Biersch, está envolvida principalmente na fabricação de cerveja. E a cadeia de restaurantes recebeu um proprietário diferente e um nome diferente – CraftWorks Restaurants & Breweries.
O logotipo da cervejaria mostra um círculo com um duplo anel na borda: um amarelo e outro preto. Eles cercam duas letras grandes – “G” e “B”. Estes são os primeiros caracteres dos nomes dos fundadores da empresa – Gordon e Biersch. Os sinais são maciços, arrojados e localizados próximos uns dos outros, de modo que seus contornos quase coincidem. Eles têm os mesmos lados inclinados, linhas suaves, altura e largura idênticas. Para adicionar contraste, os designers usaram uma técnica de diferença de cores: pintaram o “G” de amarelo com uma borda preta fina e fizeram o “B” de preto com uma faixa amarela. Cada letra representa uma orelha.
O emblema da cadeia de restaurantes é composto por elementos semelhantes, mas agrupados de forma completamente diferente. Ao longo da borda do logotipo redondo há uma ampla linha preta com um nome branco. Acima está sua primeira parte – “Gordon Biersch”, abaixo está a segunda – “Restaurante Cervejaria”. Ambas as frases são separadas por espiguetas laterais. No centro em um fundo amarelo estão pretos “G” e “B”. Mas eles não estão conectados, como no primeiro caso: uma grande orelha é representada entre eles. O estilo de escrita das letras é idêntico aos caracteres do logotipo da cervejaria.
Fonte e cores do logotipo
Os emblemas originais usam um grotesco com linhas e curvas suaves. Apenas o “G” na parte superior chanfrada tem um elemento afiado. Os fabricantes evitam deliberadamente precisão excessiva e sinais geométricos: eles querem enfatizar a autenticidade dos produtos com suavidade, já que a cerveja com sabor puramente alemão é fabricada nos EUA. Portanto, as letras são em negrito e rígidas, mas sem rigidez alemã.
O esquema de cores dos logotipos é completamente idêntico: tanto o primeiro quanto o segundo são dominados por uma paleta amarelo-preta. Também tem uma abordagem profissional, porque amarelo e dourado são tons de cerveja.