Glenfiddich é o whisky escocês single malt mais popular do mundo e também é o nome da marca que o distribui. É produzido pela William Grant & Sons, uma empresa familiar com sede em Dufftown, Moray. Uma bebida alcoólica é complementada pela água Robbie Dhu Spring. Por seu alto sabor e composição original, foi premiado com muitos prêmios International Spirits Challenge. O ano em que a destilaria surgiu é 1886. O primeiro lançamento de uísque ocorreu em 1887.
Significado e história
O fundador da vinícola é William Grant da cidade escocesa de Dufftown. Ele construiu uma destilaria nas margens do rio Fiddich e produziu o primeiro cubo de uísque no Natal seguinte. Ao longo de trinta anos de existência, o sertão adquiriu a infraestrutura que a família Grant criou. Trabalhadores de cobre, tanoeiros, operários de fábrica apareceram lá, porque os fundadores da empresa atraíram ativamente a população para realizar várias atividades. Os proprietários sabiam muito sobre marketing.
Durante o período de declínio que veio nos anos 60-70 do século passado, a destilaria William Grant & Sons realizou grandes campanhas publicitárias. Ela abriu um centro de visitantes, promoveu sua marca externamente e lançou uma campanha para promover o uísque de malte como uma marca premium por direito próprio. Gradualmente, esses produtos alcoólicos tornaram-se reconhecíveis no país e começaram a ultrapassar suas fronteiras – para os mercados dos Estados Unidos e de outros países. Naturalmente, cada garrafa tinha um rótulo com um emblema único, que, por um lado, despertava a curiosidade e, por outro, incutia confiança.
Uma estratégia de marketing ativa trouxe resultados: Glenfiddich foi reconhecido como o uísque mais procurado. Hoje, sua implementação foi estabelecida em 180 países. A empresa e a marca ainda são geridas pela dinastia Grant: a quinta geração dos descendentes de William está à frente da empresa. O logotipo, cujo elemento principal é um veado vermelho, permanece quase inalterado. Está diretamente relacionado ao nome da marca, pois o território onde está localizada tem um nome semelhante – Glenfiddich, ou seja, “vale dos cervos”. Portanto, o emblema da marca registrada é uma cabeça de veado. Existe em três versões.
1886 – 2007
O logotipo de estreia foi usado por um período muito longo. A razão para isso é uma boa composição, excelente marketing e uma proporção equilibrada de texto e gráficos. Este último é extremamente importante, pois as marcas de bebidas alcoólicas tentam preencher o rótulo com uma quantidade enorme de informações verbais. O logotipo mostra um cervo com grandes chifres ramificados, que falam da venerável idade de um animal nobre.
O cervo é de cor marrom e olha para a esquerda. Antes é o nome da empresa, digitado em fonte serifada. O tipo de bebida também é indicado lá: “Single Malt” (linha superior) e “Scotch Whiskey” (linha inferior). A palavra “Glenfiddich” é preta com um “destaque” bege à direita como uma linha fina. O ano de fundação da empresa, que fica nos dois lados do cervo, tem a mesma cor.
2007 – 2014
Os designers adicionaram leveza e facilidade ao logotipo. Mas, ao mesmo tempo, ele permaneceu quase o mesmo de antes. O lugar central é dado a um cervo orgulhoso retratado em apenas alguns traços. Ele, como as pequenas inscrições abaixo, é feito em marrom dourado ou cobre, que quase combina com a cor do uísque. Os desenvolvedores removeram a faixa dupla do nome da marca, o que tornou as letras bidimensionais.
2014 – presente
No logotipo atual, os designers separaram o texto do veado, colocando-os à distância um do outro. Além disso, eles simplificaram o logotipo e facilitaram o entendimento. A inscrição não é mais preta, mas grafite. O texto inferior desapareceu completamente, e o veado parece muito orgulhoso, pois está com seus chifres erguidos, que se tornaram ainda mais ramificados.
A modernização do logotipo desde o primeiro momento foi associada à transformação do veado. Em cada emblema sucessivo, ele adquiriu um novo visual. Os designers, é claro, deixaram as principais características inalteradas, mas mudaram os pequenos toques. Como resultado, eles receberam uma imagem completamente diferente – mais orgulhosa e importante. Além disso, sempre foi dada grande atenção ao esquema de cores, onde o dourado-cobre ainda é o tom predominante.
Fonte e cores do logotipo
O logotipo usa uma interpretação moderna das serifas: nítidas e finas à primeira vista, mas discretas e clássicas. Para seu nome, a vinícola escolheu um tipo de letra personalizado premium – único, limpo e confiante – chamado Glenfiddich Modern.
A paleta de assinatura é dominada por um tom de cobre próximo ao espectro dourado – Pagoda Copper. Há também duas cores secundárias: New Make (branco refrescante) e Fiddich Stone (grafite que lembra granito).