A identidade da marca francesa de cosméticos Garnier concentra-se constantemente em importantes características do produto. O reconhecível logotipo Garnier reflete com precisão a direção da marca, a pureza e a naturalidade do produto, enfatizando a preocupação com a beleza e a saúde.
Garnier é uma marca francesa de cosméticos que fabrica produtos para os cabelos e a pele. Funciona desde 1904. Fundada pelo empresário Alfred Amour Garnier.
Significado e história
O logotipo de uma famosa marca de cosméticos da França tem mais de 115 anos. Todo esse tempo, ele reflete com precisão sua ocupação, representando com lucidez em todas as áreas – do consumidor ao marketing. O design do logotipo é limpo, aberto e acolhedor – aquele que enfatiza o desejo por beleza e saúde. Nesse período, ele possui cinco emblemas e várias de suas variações.
1884 – 1904
O primeiro logotipo tinha a forma de um medalhão oval. No centro, havia um cortador de grama em um prado. Ele estava cortando a grama contra o pano de fundo de várias árvores altas. Em geral, a composição lembrava uma velha gravura feita a partir de impressões por impressão. Estava rodeado por uma larga faixa contendo várias inscrições: no topo estava a frase “J’ai seme et je moissonne”. Este é um slogan em francês. Abaixo, separado por dois pontos laterais, estava o nome da empresa – “Garnier”. O tipo serif em negrito foi usado para o texto. Ao longo da borda, o emblema era circundado por uma borda dupla e fina: a linha interna era um pouco mais larga do que a externa.
1904 – 1996
O logotipo original contém muitas palavras. Devido à abundância de letras, a inscrição é difícil de ler. As palavras se amontoam: no meio – Garnier, acima dele – Laboratório, à direita – Paris. Eles estão em letras minúsculas.
1996 – 2002
A versão deste ano adquiriu uma fonte personalizada que foi usada em logotipos subsequentes. Mas a palavra Paris ainda era ilegível, pois estava escrita em letras muito pequenas.
2002 – 2009
A empresa deixou apenas o nome da marca no branding. Os desenvolvedores aumentaram a fonte para fazer a palavra Garnier se destacar claramente. Próximo a ele (canto superior esquerdo) havia três círculos multicoloridos: verde, amarelo e rosa. Cada um deles tinha um padrão individual.
2009 – 2021
O emblema da marca de cosméticos foi alterado novamente. Nesta versão, os designers retiraram dois círculos, deslocaram e aumentaram o terceiro, mudaram a cor das letras de cinza para oliva escuro.
O desenvolvimento da identidade da marca francesa de cosméticos passou do padrão ao original. Por isso, no início de sua carreira, a empresa possuía um logotipo clássico, comum no setor, para ficar bem tanto em tubos estreitos quanto em latas largas. Na virada dos séculos 20 e 21, grandes pontos de cores diferentes apareceram ao lado da palavra “Garnier”: verde, amarelo, rosa. Eles apresentaram os ingredientes dos cosméticos e enfatizaram sua naturalidade. Na versão moderna, um ponto permanece – apenas um, mas muito grande, se transformou em um círculo. Os designers deslocaram-no para a direita e criaram o fundo para as duas primeiras letras da marca – “G” e “A”. As nervuras de uma folha verde são claramente visíveis.
Para o logotipo, os desenvolvedores escolheram uma fonte que se assemelha a duas fontes conhecidas ao mesmo tempo – Unviers e Helvetica. Se você olhar de perto, você notará: o ícone representa sua combinação com símbolos pessoais. Por exemplo, “G” e “E” falam sobre design individual, que na forma são uma cópia exata um do outro, mas invertidos.
A paleta de assinatura de Garnier do emblema inclui três tons de verde: # 407E06 – abacate, # 042B19 – verde ácido, # BCCF11 – verde escuro.
2021 – presente
Os designers trabalharam na cor, textura da folha e no tipo de letra. Como resultado, a paleta verde foi deslocada para o espectro de luz, os veios do círculo tornaram-se muito mais distintos e as letras adquiriram uma forma alongada, embora tenham sido mantidas na mesma fonte. Além disso, os desenvolvedores removeram metade do “A” do círculo, deixando um único “G” no centro da folha.
Fonte e cores do logotipo
A versão modificada usa a fonte Helvetica Now, uma fonte clássica suíça pura adaptada a designs modernos. Os símbolos agora são alongados, parecendo mais altos do que nos logotipos anteriores. A cor verde tornou-se ligeiramente mais clara.