Gancia é uma marca italiana de espumantes, assim como a vinícola que os produz, inaugurada em 1850. Seu fundador é um viticultor hereditário, agrário e proprietário de terras Carlo Gancia, cujas plantações há muito são abundantes em uvas Moscatel. A sede da empresa está localizada em Canelli, região do Piemonte. Agora ela faz parte do grupo Russian Standard Corporation e vende vinhos espumantes em todo o mundo, tendo conquistado o título de um dos melhores fornecedores.
Significado e história
Acontece que o início da destilaria foi dado pelos pais de Carlo, para quem cultivar uvas e fazer vinho era o trabalho de sua vida. A família tinha uma plantação na região norte da Itália, que foi herdada pelo sétimo filho de Caterina Rosso e Michele Gancia. Mas primeiro, o futuro enólogo foi para Turim, onde se formou em química e farmácia, descobrindo ao longo do caminho uma nova receita para fazer vermute.
Então o jovem foi para a França. Lá aprofundou-se no estudo da produção de espumantes, formado, tendo passado dois anos numa das empresas vinícolas como simples trabalhador. Seu retorno à Itália ocorreu em meados do século XIX, para, junto com seu irmão Edoardo, começar a retrabalhar os antigos métodos com novos adotados dos franceses. Assim, na esteira de uma atividade vigorosa, eles expandiram os vinhedos e dominaram as tecnologias estrangeiras.
Em seguida, Carlo Gancia se estabeleceu, casou-se, mas ainda se dedicava à produção de vinho espumante à base de Moscatel local. Ele tinha uma intuição inata sobre quando interromper a fermentação do mosto para obter um vinho açucarado de baixo teor alcoólico adequado para fazer um espumante popular. Após a morte de Carlo, seu negócio passou para Camillo – o primeiro filho. Assim nasceu toda uma dinastia.
A marca, destilaria, plantações e empresa passaram de geração em geração, até que o oligarca russo Rustam Tariko se interessou pelo sucesso dos italianos. Em 2010, ele começou a comprar ações da Gancia gradualmente, tornando-se o proprietário majoritário da empresa e da marca. Ele os juntou ao seu grupo Russian Standard, melhorou e ampliou a produção. O novo líder também aumentou o sortimento, acrescentando vermutes e aperitivos aos espumantes. Cada um deles tem seu próprio signo.
Após a transferência da antiga empresa familiar para outras mãos, a empresa não perdeu a sua cara original. Ela o guardou e ainda o usa hoje. Estamos falando do espumante italiano: o logotipo original permaneceu idêntico ao da versão de estreia. Apenas aperitivos e vermutes, cuja produção se intensificou após a adesão à empresa Russian Standard, receberam uma nota individual.
1850 – presente
O primeiro logotipo foi preservado para o vinho espumante. Corresponde exatamente em forma e conteúdo ao emblema de estreia. Possui a cruz de Savoy, simbolizando a monarquia italiana. A cruz branca está representada bem no centro, onde ocupa um lugar de destaque em um fundo redondo vermelho. Ao seu redor há um elemento figurado, que lembra o manto aberto da realeza.
À direita e à esquerda estão os ramos de louro – como sinal de superioridade, reconhecimento excepcional e o mais alto grau de respeito. O conjunto é coroado com uma coroa ricamente decorada com forro vermelho. Abaixo está o nome da empresa vinícola e o ano de sua criação. Eles são feitos na cor dourada, como os contornos do resto dos elementos. Esta paleta é escolhida para combinar com o conteúdo das garrafas – vinho espumante.
1920 – 2013
O logotipo, introduzido em 1920, é um passo em direção à geometria estrita e linhas perfeitamente alinhadas. Sua base é um retângulo azul, decorado ao longo das bordas visíveis com uma faixa prateada escura. Serve como pano de fundo para uma figura vermelha com um ângulo descendente. O nome da marca de álcool é digitado em letras brancas contrastantes. A fonte da antiqua é complementada por uma linha fina no lado direito de cada caractere, o que torna a inscrição tridimensional.
2013 – 2018
Após a transição total para um novo proprietário (para a empresa Russian Standard), o logotipo de vermutes e aperitivos mudou um pouco. Os designers simplificaram removendo o retângulo de fundo azul que parecia redundante. Eles mantiveram as listras superiores e inferiores, mas as repintaram de bronze e as separaram do elemento principal com uma fina linha branca. Os desenvolvedores também modernizaram a inscrição: as serifas desapareceram e pontos finos apareceram no “A” e no “N”. Além disso, converteram as letras em maiúsculas e adicionaram um gradiente à cor vermelha. Como resultado, o logotipo tornou-se semelhante a um chevron.
2018 – presente
Após uma série de manipulações com gráficos, surgiu um logotipo moderno, no qual as primeiras versões e as anteriores são combinadas. Para garantir sua compatibilidade e manter o reconhecimento da marca, os designers devolveram o fundo azul, mas o retrataram não como um retângulo, mas na forma de um pequeno escudo hexagonal. Nele, listras azuis em forma de agulha divergem do centro, atingindo uma borda dourada. No meio havia um retângulo horizontal de cor vermelho-carmim com uma borda de bronze à direita e à esquerda. O nome da marca está escrito nele em letras brancas.
A marca italiana de álcool Gancia tem dois logotipos. Com uma marca vinhos espumantes, realçando a sua antiguidade e originalidade pessoal, com a segunda marca vermute e aperitivos. Portanto, o primeiro sinal é mais antigo e enfatiza as raízes da adega. Ele traça o viés na heráldica e na história. O emblema moderno distingue-se pelas proporções geométricas precisas, o que indica a escrupulosa observância do equilíbrio de todos os componentes dos vinhos propostos. As principais etapas do seu redesenho estão relacionadas com a transição da empresa para um novo proprietário e com a expansão da gama de produtos alcoólicos.
Fonte e cores do logotipo
No primeiro e último logotipo da vinícola Gancia, as inscrições são feitas no mesmo tipo de letra: um impresso clássico, formato aerodinâmico, que lembra Times New Roman. A diferença entre eles está apenas nas sombras. O texto do emblema para vermutes e aperitivos é muito diferente. Nele, cada letra é circulada ao longo do contorno com uma borda individual. Ao mesmo tempo, a fonte é nítida, geométrica, “pungente”.
A paleta corporativa da vinícola italiana é composta por uma cor dourada, presente nas duas versões do logotipo. Eles também usam vermelho, prata, branco e marinho.