Frontier Airlines é a ligação entre cidades nos Estados Unidos, República Dominicana, México e Canadá. Tem sede em Denver e voa para mais de 100 destinos, atendendo a cerca de 90% da população dos Estados Unidos. Sua frota é constantemente reabastecida com novo transporte aéreo e, durante todo o tempo, as aeronaves da Frontier Airlines nunca apareceram em situação fatal. Em termos de preço, essa organização é considerada de baixo custo e, em certa medida, imita a Spirit Airlines, oferecendo aos clientes tarifas acessíveis.
Significado e história
O que é a Frontier Airlines?
Frontier Airlines é uma companhia aérea americana com sede em Denver, Colorado, de propriedade da Indigo Partners, uma empresa de capital privado. A Frontier Airlines é uma companhia aérea territorial dos Estados Unidos de baixo orçamento com voos domésticos. Mais de 100 assentamentos são conhecidos para os quais voa. Entre eles estão Trenton, Orlando, Denver, Las Vegas, Miami, Filadélfia, Atlanta e outros. Além disso, atende 31 destinos no exterior. A transportadora aérea foi fundada em 1994 e é a marca técnica da Indigo Partners. A localização da empresa de transporte aéreo é na cidade de Denver, onde possui um aeroporto central. A empresa está agora em uma situação difícil porque levou 250 mil dólares para compensar os danos financeiros causados pelo surto da pandemia. O motivo é a pandemia do coronavírus, que limitou os movimentos pelo país e os voos para o exterior.
Houve dois períodos na história da empresa de transporte aéreo: o primeiro começou em 1950 e terminou em 1986, e o segundo durou de 1994 até o presente. O Frontier original transportava cerca de 87 milhões de passageiros antes de entrar com pedido de falência e se fundir com a Continental Airlines. A última aeronave com o icônico logotipo da Frontier Airlines a bordo decolou em 1986.
No início dos anos 1990, vários ex-funcionários da Frontier co-fundaram a AeroDenver Travel Services com um ex-piloto da United Airlines. Quase imediatamente, a empresa de Denver foi renomeada para Frontier Airlines. Além do nome e da base da empresa falida, ela herdou seus símbolos. Isso aconteceu em 2014, quando os designers deram uma segunda vida ao clássico emblema de Saul Bass.
A antiga e a nova Frontier são duas companhias aéreas diferentes com o mesmo nome. Embora os líderes existentes da organização tenham tentado conectá-los no nível de marca, eles não têm uma história comum. O logotipo atual da companhia aérea é uma homenagem ao estilo clássico. Ele é combinado com o design moderno da cauda da aeronave, que retrata animais selvagens desde 1994.
O emblema sofreu várias mudanças dramáticas, visto que foi modernizado com atrasos em vários períodos. No entanto, os designers amarraram as versões antiga e nova do logotipo, escolhendo o ícone lendário na forma de uma asa de pássaro, que substitui a letra “F”.
1958 – 1972
Em 1958, Lewis Bergman Maytag, Jr. tornou-se o acionista majoritário da Frontier Airlines. O logotipo mais antigo, que foi o antecessor da companhia aérea moderna, apresenta uma seta voadora com meios segmentos. As metades representam a ponta e a cauda. Este é um truque visual especial para que a flecha se pareça o máximo possível com um avião direcionado para frente. Atrás dele, uma fina linha dourada se estende, indicando a trajetória do vôo e a trilha no céu. O emblema também tem um bumerangue – um símbolo de movimento para frente com movimento para trás. É uma alegoria da realização de voos de ida e volta (em duas direções). Isso torna o logotipo dinâmico. Abaixo estão as letras em itálico da Frontier Airlines em letras maiúsculas planas. A paleta é emprestada da própria natureza: ouro (a cor do sol) e azul (a cor do céu). O novo símbolo adornava a lateral da aeronave Convair CV-340 em 1959. A propósito, o primeiro logotipo com uma seta alada apareceu em 1950, mas era vermelho-verde e tinha um design diferente.
1978 – 1986
Este emblema foi criado pelo renomado diretor Saul Bass, que colaborou com celebridades como Billy Wilder e Alfred Hitchcock. Ele também projetou alguns dos emblemas mais elegantes da indústria da aviação, incluindo United Airlines e Continental Airlines. O designer tentou fazer o logotipo desse período radicalmente diferente da versão anterior.
Possui um “F” estilizado na forma de uma asa de pássaro com três penas de largura. Listras horizontais brancas de comprimentos diferentes estão localizadas em um círculo vermelho. Abaixo está o nome da transportadora, escrito em letras maiúsculas estritas, sem serifa. Ênfase especial é colocada no “R”, o lado direito do qual não está conectado à perna esquerda.
Este símbolo foi introduzido em 30 de abril de 1978 e permaneceu em uso até 1986, quando a empresa encerrou as atividades.
1994 – 2001
Depois que a companhia aérea reiniciou com um relançamento no mercado de perfis, ela deixou o nome antigo, mas assumiu um novo logotipo. Isso é compreensível – seus fundadores foram um grupo de indivíduos que chefiava a estrutura anterior da Aeroflot. Os fundadores convidaram outro especialista para criar uma identidade pessoal a fim de diferenciar as organizações do passado e das modernas. Portanto, o autor deste emblema é o designer Dan Cotton. Ele propôs um conceito diferente baseado em um retângulo azul escuro com letras brancas dentro.
O título se estende por duas linhas. Acima está a palavra “Fronteira”, escrita em itálico de altura irregular. As letras “saltando” externamente se assemelham à trilha de um avião, já que são pintadas em filmes e filmes de animação. A fonte é semi-conectada, grotesca, individual. Para enfatizar a originalidade da empresa de transporte aéreo, o autor do logotipo fez parecidos com o “F” maiúsculo e o “t” minúsculo, batendo-os com linhas retas e alongadas. Na segunda linha, ele colocou a palavra “Companhias Aéreas”. Ele foi escrito em uma fonte clássica serrilhada com espaçamento largo.
2001 – 2014
Este período é caracterizado por um emblema altamente legível com letras maiúsculas claras. O desenvolvedor mudou o estilo manuscrito para o estilo impresso, o que fez com que a inscrição ganhasse versatilidade imediatamente: é visível e compreensível à primeira vista, o que não acontecia na versão anterior. Apesar desse ajuste, os autores não usaram serifas – eles optaram por uma fonte recortada com linhas largas.
Além disso, uma cor escura se destaca melhor em um fundo claro do que uma cor clara em um fundo escuro. E também, graças à cor branca do fundo, foi possível abrir o logotipo – para torná-lo ilimitado (sem moldura), o que é simbólico para uma empresa de transporte aéreo. A segunda metade do nome é escrita em letras pequenas e finas. As cores predominantes nessa época eram o verde, o preto e o branco.
2014 – presente
No final de 2013, a companhia aérea foi adquirida pelo grupo Indigo Partners LLC liderado por Bill Franke. Os novos proprietários decidiram mudar sua estratégia de negócios, então simplificaram a estrutura tarifária e pediram da PS: Studios, Inc., uma nova pintura para aeronaves da Frontier. Os designers deram uma segunda vida ao emblema Saul Bass para destacar a história da marca. Eles o incluíram na inscrição, usando-o em vez da primeira letra.
O ícone consiste em três listras de diferentes comprimentos, que lembram a asa de um pássaro. Os desenvolvedores usaram uma fonte em itálico para equilibrar os elementos, mas sem o estilo manuscrito. A inscrição ainda está em caracteres sem serifa para impressão em letras geometricamente proporcionais. Em vez do tradicional “F”, há um nome de marca. Abaixo da palavra, “Frontier” é “Airlines” – no canto inferior esquerdo, entre “T” e “R.”
Fonte e cores do logotipo
O símbolo atual da companhia aérea é uma homenagem ao seu passado, embora a nova marca seja apenas formalmente associada à antiga Frontier Airlines. A identidade visual é baseada no emblema geométrico em forma de F inventado por Saul Bass em 1978.
O logotipo foi apresentado em setembro de 2014 na apresentação da aeronave Airbus A320-214 N227FR. Descobriu-se que os designers devolveram o icônico Frontier F e a seta apontando para frente. Esta é uma referência ao emblema original, que apareceu pela primeira vez a bordo do Douglas DC-3 em 1950. A abordagem retrospectiva integra passado e futuro, embora um “F” estilizado na marca nominativa prejudique a legibilidade.
O ícone de três formas curvas é combinado com o Gotham grotesco e geométrico. Esta família de fontes foi projetada pelo tipógrafo americano Tobias Frere-Jones em colaboração com Jesse Ragan. A inspiração vem das placas em prédios antigos de Nova York. O logotipo da Frontier Airlines apresenta uma versão em negrito de Gotham, com a primeira palavra em itálico. Uma ligeira inclinação para a direita simboliza o movimento para a frente.
Os primeiros logotipos usavam uma fonte que lembrava Moki Soft com diferenças nas letras “F” e “R.” Nas versões modernas, a inscrição é feita em fontes que quase coincidem com Magnum Sans Black e JT Leonor Extra Bold Italic.
A companhia aérea americana mudou para o verde em 1994. Os designers da PS: Studios, Inc. decidiram manter essa paleta, mas escolheram um novo tom (# 318468), próximo ao turquesa escuro. E eles fizeram a palavra “AIRLINES” cinza claro (# 9E9A97).
Sobre companhia
As raízes desta companhia aérea são profundas na história porque foi fundada em 1959 e existiu até 1972. A seguir teve um curto período de estagnação, seguido de uma retomada dos trabalhos em 1978. No entanto, em 1986, a Frontier Airlines encerrou as operações novamente, fundindo-se com a Continental Airlines. O designer Saul Bass desenhou os logotipos para ambas as companhias aéreas.
Os recriadores do serviço de aviação foram o piloto da United Airlines Frederick W. “Rick” Brown, sua esposa Janice Brown e Bob Schulman. Quando a Continental Airlines começou a reduzir os voos internacionais do aeroporto de Denver em 1993, os três fundaram a empresa charter AeroDenver Travel Services para atender à demanda do público em destinos internacionais. Eles convidaram M.C. “Hank” Lund, ex-CEO da ex-Frontier Airlines. Ao mesmo tempo, a companhia aérea adotou seu antigo nome – Frontier Airlines. Seu registro ocorreu no inverno de 1994.
Como sua empresa de protótipo de mesmo nome, a nova Frontier tinha um hub em Denver e por nove anos usou o lema “O Espírito do Oeste”, que estava escrito em itálico acima das vigias. E a palavra “Fronteira” estava na fuselagem de todas as suas aeronaves. No início dos anos 2000, a transportadora melhorou sua frota de aeronaves e expandiu sua rede de rotas. Porém, em 2020, a empresa se viu à beira do colapso devido a ações judiciais movidas contra ela, quando não desejava ressarcir o custo das passagens aos passageiros que não puderam voar devido ao surto de COVID-19.
Qual é o logotipo da Frontier Airlines?
A Frontier Airlines possui um logotipo em texto. Mostra o nome completo da transportadora aérea, feito em dois tipos de fontes: a palavra superior é em negrito, larga, a inferior é fina, pequena. Eles são elegantes e sem serifa. Em vez de F, um símbolo alado é usado que conecta o presente e o passado da empresa de aviação.
Que fonte a Frontier Airlines usa?
A Frontier Airlines usa vários tipos de fontes em seus logotipos: Franklin Gothic Heavy e Franklin Gothic Book (no emblema anterior), Gotham (na versão atual).