Finlandia é uma marca de vodka premium produzida na Finlândia. É baseado em álcool destilado neutro produzido a partir de cevada na aldeia de Koskenkorva (paróquia de Ilmajoki). Então, em Rajamäki (Nurmijärvi), é misturado com água derretida da geleira local, aromatizada e engarrafada. Como resultado, essa bebida alcoólica é obtida em vários tipos: com a adição de cranberries, limas, framboesas, mangas, um buquê de frutas silvestres, toranjas, amoras, tangerinas, mirtilos, groselhas pretas e colheita de frutas vermelhas. A região de suas vendas abrange 135 países do mundo. O fundador da empresa foi a empresa finlandesa Alko, especializada em produtos contendo álcool. A marca registrada é atualmente de propriedade da Brown-Forman Corporation. O ano de sua fundação é 1970.
Significado e história
Apesar do ano oficial do surgimento da Finlândia, sua destilaria apareceu muito antes – em 1888. Foi inaugurado na aldeia Koskenkorva da paróquia de Ilmajoki pelo empresário Wilhelm Juslin. No entanto, com a aprovação da lei de proibição do álcool aprovada em 1920, o Estado comprou a fábrica para se concentrar na produção de bens para a indústria farmacêutica e outras bebidas não alcoólicas.
Após o levantamento da proibição, o governo do estado do norte, representado pela Alko, assumiu o controle total da produção de vodka. O resultado da intensificação do trabalho foi o surgimento em 1970 da marca Finlandia. Um ano depois, uma bebida alcoólica com esse nome já era fornecida ao mercado norte-americano. Após 5 anos, uma nova fábrica de engarrafamento de vodka foi aberta na vila de Rajamäki, mas o processo de destilação do álcool permaneceu em Koskenkorva.
No início do milênio, a corporação americana Brown-Forman comprou uma participação de 45% na Finlandia Vodka Worldwide do Altia Group (o sucessor da Alko). Ela os comprou gradualmente até que a empresa de bebidas alcoólicas foi completamente assumida por ela. Agora ela é sua proprietária majoritária. Em 2016, surgiram informações sobre a venda da marca, mas isso permaneceu no nível dos rumores.
Todos esses anos, a identidade da vodka finlandesa foi associada ao gelo. Isso é claramente visível tanto no rótulo quanto na garrafa da marca, cuja primeira amostra foi apresentada em 1970. Seu projeto é chamado Frozen Ice e foi desenhado pelo escultor Tapio Wirkkala. O produto parecia uma bebida gelada do Norte do Ártico.
Mais tarde, outras opções de design apareceram. Estes incluem Hammered Ice por Hansen Design of Design Philadelphia em 1998 e Glacial Ice por Harri Koskinen, Finlandia Global e Wallace Church & Co em 2003. Existe outra versão da garrafa chamada Melting Ice desenvolvida em 2011. Seus autores são Finn Harri Koskinen e o americano Kenneth Hirst.
1970 – 1998
No primeiro ano, o logotipo preto mostrava três renas brancas como a neve contra o pano de fundo do sol nascente. Parece uma grande bola vermelha, na qual se destacam efetivamente chifres ramificados de animais que correm com orgulho. O contraste de preto e branco permite enfatizar o gelo da garrafa e seu conteúdo, de modo que a vodka parece uma bebida gelada. O nome da marca também está escrito em branco, indicando o local de produção da vodka. As letras são alongadas, com pontos em miniatura no topo.
1998 – 2003
O logotipo da próxima geração mostra os mesmos três cervos, mas em uma projeção plana com ênfase em um contorno azul escuro e um centro branco. Nesta versão, os animais têm um traço em miniatura que denota o olho. Os chifres são destacados e também circulados em azul. A inscrição é feita em uma fonte perfeitamente uniforme, como se fossem fragmentos de gelo derretido. As letras são maiúsculas, geométricas, com pontas afiadas nos cantos internos do “N”, “A” e “V”. A segunda linha tem metade do tamanho da primeira – tanto no tamanho quanto no comprimento dos caracteres.
2003 – 2011
Após a reformulação, a garrafa recebeu a textura de gelo derretido e o logotipo correspondente. Ele complementa o design original do recipiente de vidro, de modo que os elementos brancos nele têm um tom prateado. Os designers digitaram o nome da bebida em letras mais finas e adicionaram a inscrição em itálico “Vodka of Finland”. Além disso, apareceu um horizonte claro, devido ao qual o semicírculo vermelho do sol nasce.
2011 – 2018
Este emblema é dominado por uma cor azul escura. Os cervos são descritos como lutando: seus chifres estão ligados, suas cabeças são abaixadas e suas patas dianteiras são levantadas. Acima deles está um ponto vermelho representando o sol. Abaixo estão as inscrições: o nome da vodka e o país de produção. Eles são feitos em fontes diferentes: a primeira parte – grotesca, a segunda – antiqua.
2018 – presente
No logotipo moderno, os desenvolvedores mudaram o desenho da inscrição: “A” tem arredondamentos na lateral das barras e “F” tem um elemento central recortado na diagonal. Os cervos estão completamente preservados: eles ainda têm os topos dos chifres ligados, suas cabeças estão inclinadas e uma perna é levantada. Acima deles está pendurado um sol vermelho, representado na forma de um semicírculo, já que os autores removeram a metade superior. Cor branca idosa colocada em um fundo ultra-azul.
Quase todo redesenho de logotipo está associado a uma atualização de garrafa. Essa abordagem permite que o produtor de vodka de luxo mantenha uma relação harmoniosa entre o recipiente de vidro e o rótulo. Além disso, todas as amostras têm um nome individual: Gelo Congelado, Gelo Martelado, Gelo Glacial, Gelo Derretendo. O frescor gelado da bebida e sua origem ártica são transmitidos no elemento principal do emblema – a rena que vive nas latitudes do norte ártico.
Fonte e cores do logotipo
A inscrição no logotipo da Finlândia é feita com diversas variações do tipo de letra News Gothic Bold Condensed. Este elegante tipo de letra sem serifa foi desenhado pelo tipógrafo Morris Fuller Benton. A paleta corporativa da marca finlandesa é baseada em quatro cores. Entre eles estão o azul (fundo, letras, contornos), branco (veado), vermelho (sol) e prata (inscrições e animais).