A Cummins hoje é uma empresa multinacional americana que lida com produtos de geração de energia, como sistemas de combustível, equipamento de filtragem, motores elétricos e muito mais.
Com atuação na exportação para 190 países, com 600 distribuidores independentes com participação no negócio e 600 revendedores, a empresa pode se posicionar como líder de mercado e se declarar em voz alta, embora com um logotipo lacônico.
Significado e história
O que é Cummins?
Cummins é uma empresa especializada na produção de motores e seus subsistemas, incluindo turboalimentadores e filtros. A segunda área de trabalho é a fabricação de grupos geradores e tudo relacionado a eles. A organização foi formada em 1919 e agora está sediada em Columbus, no sul de Indiana.
Mesmo um especialista em branding experiente não pode dizer o quanto um logotipo pode ser alterado por uma empresa em toda a sua longa existência. Provavelmente, o número de transformações visuais depende das tendências da cultura visual e das mudanças na estratégia de gestão da empresa.
Numerosas mudanças de logotipo ocorreram ao longo da história da marca Cummins. Seja como for, a marca remonta, no entanto, à primeira metade do século XX, ou mais precisamente, a 1919 nasceu a marca e o respectivo primeiro logótipo.
Não é possível rastrear a linha de pensamento dos gerentes que assumem a responsabilidade pela organização da marca. No início era uma abordagem econômica, depois vieram pessoas de uma época e mentalidade diferente, portanto, trouxeram uma nova tendência da época, e com ela novas ideias de visualização.
1919 – 1944
O logotipo foi introduzido pela primeira vez com uma moldura central circular em forma de O entre as duas palavras Cummins e “motor a óleo”. Este centro acaba sendo um símbolo de Vênus, um símbolo feminino de força. Imediatamente abaixo, o nome da empresa é novamente sublinhado, os dados geográficos da localização são adicionados. Uma linha curta diz “pronto” entre as palavras de ouro amarelo. Parece uma placa gravada. Isso enfatiza o estilo do negócio da época. O comprimido em si é da cor de cereja madura, que foi tocado pelo sol. O logotipo em si, quando visto de frente, lembra a vista frontal do carro.
1944 – 1952
Uma mudança brusca no logotipo – e uma nova etapa no desenvolvimento da empresa. Agora, um círculo vermelho brilhante, na frente do qual está um retângulo preto, com uma borda de sombra branca que diz Cummins Diesel (em branco) e Dependable (em fonte ornamentada em vermelho). Queríamos enfatizar a importância e o significado histórico do surgimento da marca – 1919. É curioso que a inscrição “desde 1919” na fita estilizada esteja localizada no meio, e à esquerda está o contorno preto de um homem que aponta para esta inscrição com a mão direita. Parece que o logotipo está saturado de símbolos, fontes, inscrições, mas em geral parece lacônico devido à combinação de cores. Dos pontos negativos do logotipo, quando você olha para ele, parece que a ênfase das imagens é deslocada para a esquerda, porque ali uma grande elipse vermelha está localizada na intersecção dos planos do “cartão de visita” e da “fita ”
1952 – 1965
Obviamente, a lição foi aprendida e os erros foram cometidos no contexto do design do logotipo e da combinação de cores. Se a anterior lembrava em alguns pontos a bandeira do Japão, agora se assemelha a uma cruz, onde um retângulo amarelo está localizado verticalmente, e uma linha preta horizontalmente longitudinal, na qual “Cummins” está modestamente escrito em letras brancas. A fonte tornou-se sans serif, mais simples e alongada. É difícil entender o que os autores desse logotipo queriam dizer, pois não há associação visual com a marca. A tarefa principal, aparentemente, era livrar-se de detalhes figurativos fantasiosos e elementos gráficos.
1965 – 1976
Durante este período, uma mudança radical no logotipo ocorreu novamente. A fonte do logotipo ficou clara e legível. O fundo foi removido. O lugar da listra amarela agora foi feito com uma grande primeira letra desenhada com um contorno.
1976 – presente
Este ano viu uma nova mudança de logotipo. Desta vez, o logotipo é simples, claro, limpo e conservador, embora com um toque diferente.
No centro das atenções está a letra C, na qual o nome da empresa está inscrito na diagonal. Dado que a última letra vai além do C, o que cria a ilusão da continuação da inscrição. O designer de logotipo Paul Rand, que criou visuais para empresas como IBM, ABC, Westinghouse e UPS, pôde se dar ao luxo de adicionar um pouco de curiosidade ao logotipo, o que o renovou bastante. Se houvesse uma inscrição diagonal simples. A propósito, a cor C está mais próxima do azul claro e as letras do nome completo são brancas para contraste.
Em 2006, a cor C foi alterada – desta vez, a cor preta foca no nome completo da marca. Visualmente, parece que C está desaparecendo, mas esse é um truque artístico.
Fonte e cores do logotipo
Uma fonte adequada e modesta, Helvetica Neue 95 Black se encaixa perfeitamente na aparência geral do logotipo. Curiosamente, a letra C assumiu formas individuais, uma vez que foi graficamente modificada especificamente para o logotipo, contornando a fonte Helvetica tradicional.
Cores bastante comuns – vermelho, preto, azul e branco – destacam cada um dos logotipos à sua maneira. Devemos prestar homenagem, o logotipo real é bastante fácil de lembrar, o que significa que a marca conquistou seu público-alvo por completo.
Quais são as cores Cummins?
A estratégia da marca Cummins é baseada em uma paleta de cores que consiste em uma combinação de branco (#FFFFFF), preto (# 000000) e vermelho Pantone 485C (# DA291C).
Qual fonte é o logotipo da Cummins?
A tipografia do logotipo Cummins é baseada na fonte Helvetica Neue 95 Black. Este é um grotesco ousado projetado por Linotype Design Studio. Apenas a letra C foi feita sob medida.
Quem desenhou o logotipo da Cummins?
A primeira versão do logotipo da Cummins, com um grande C em forma de ferradura como fundo das letras, foi inventada pelo designer americano Paul Rand. Ele também projetou símbolos corporativos para muitas outras empresas, incluindo ABC, Westinghouse, Morningstar, Inc., Enron e IBM.