A Costa Coffee é uma empresa inglesa com cinqüenta anos de história, que começou com a torrefação de café e aos poucos se transformou em uma rede de cafeterias. Hoje a marca tem mais de 4.000 pontos ao redor do mundo (em 32 países). A maioria deles está localizada no Reino Unido. Os clientes são oferecidos diferentes variações de café, doces, bolos. Desde 2019, a marca é propriedade da Coca-Cola. Sob sua liderança, em 2020, Costa acrescentou café pré-enlatado em lata à sua linha.
Significado e história
A empresa foi fundada em Londres por irmãos imigrantes italianos que se mudaram para a Inglaterra nos anos 60. Eles deram à empresa seu sobrenome – Costa. A empresa de Bruno e Sérgio dedicava-se ao fornecimento de café torrado. Tendo experimentado muitas variações, os irmãos criaram seu próprio blend de Arábica e Robusta com a torra perfeita, que chamaram de Mocha Italia. Seu café era entregue em prestigiosos hotéis e restaurantes em máquinas especiais. E em 1981, eles abriram seu próprio café da moda, servindo cappuccino e café expresso em xícaras de porcelana. Em 85, Bruno deixou o negócio. Mas os estabelecimentos eram populares e, durante 14 anos, Sergio já administrava 41 cafeterias.
1971 – 1995
O logotipo da empresa é simples e conciso. Capta a essência da marca através do uso de signos visuais do café. Representa a inscrição Costa em que a letra “O” é substituída por grão em um chapéu sombrero. Este elemento evoca associações com café, plantações de café, um dia de sol, colhedores de feijão. A inscrição está disposta em arco, como se fosse colocada em cima de um grão de café oval. O emblema é feito em preto e branco, o que transmite com muita precisão a ideia de torrar.
1995 – presente
A cadeia foi comprada de seus fundadores em 1995 pela empresa britânica de hotéis e restaurantes Whitbread. A essa altura, Costa possuía 41 cafeterias. O novo proprietário alterou o emblema dos estabelecimentos para um mais moderno, acrescentando-lhe cor.
O logotipo principal é verbal. É feito sob a forma da inscrição Costa, que realça as raízes históricas da marca e contribui para o seu reconhecimento. A forma incomum da letra S na inscrição lembra o vapor saindo de uma xícara quente. Letras maiúsculas indicam posições de liderança e popularidade.
Uma das variações do emblema é um selo vermelho com inscrições brancas: Costa (em cima), Café (em baixo) e desde 1971 (nas laterais). No centro do selo há um sinal visual de três grãos de café branco, cujos sulcos são traçados em linhas vermelhas. Um logotipo semelhante indica um local onde você pode experimentar café natural a partir de grãos de café moídos. A data de fundação fala da grande experiência na preparação da bebida. A imagem da imprensa simboliza qualidade e bom gosto. Além disso, o logotipo lembra uma xícara redonda com grãos de café por cima. Esta é uma imagem muito simbólica de uma cafeteria.
Fonte e cores do logotipo
O logotipo usa um tom incomum de vermelho Monarch (vermelho rosa escuro médio). Esta é uma cor rica e quente. Aponta para a qualidade premium, boa torra e paixão por fazer sua bebida favorita, que os irmãos colocam em seu trabalho. Além disso, o vermelho é um símbolo da Grã-Bretanha e sugere a terra natal dos cafés. As bagas de café frescas também têm uma cor vermelha.
A cor branca no logotipo é um símbolo de produtos orgânicos e sustentáveis (o feijão é certificado pela Rainforest Alliance), além de uma bela espuma e leite. A combinação contrastante de branco e vermelho é um indicador do sabor rico e brilhante dos blends Costa.
O emblema inicial usa Cooper Black, enquanto o novo logotipo usa Berlin Sans FB Demi, com um S um pouco mais longo.