Clearasil é uma marca de cosméticos que fabrica produtos para acne e cuidados com a pele. Seu fundador é Ivan Combe. Ele existe desde 1950, quando o clerasil, um medicamento dermatológico para combater a acne, foi inventado nos Estados Unidos. Hoje é uma das marcas mais conhecidas do mundo.
Significado e história
O emblema sempre levou o nome da empresa, que recebeu desde seu primeiro tratamento para acne. Hoje, duas variantes do logotipo são conhecidas, quase idênticas se repetindo. A exceção são os detalhes únicos que tornam cada versão única.
1950 – 1960
A versão inicial do logotipo incluía apenas uma inscrição – o nome do produto cosmético. Foi feito em uma impressão serif clássica. As letras assemelhavam-se ao estilo das duas fontes: eram algo entre Scotch Modern Bold e Valencia Serial Xbold, com algumas alterações.
1960 – 1979
Nesta versão, os desenvolvedores substituíram a fonte. As letras estavam mais altas do que antes, as serifas desapareceram e havia uma ligeira disparidade. O fato é que o fim da palavra “Clearasil” foi ligeiramente reduzido e aumentado. Em vez do preto carvão, os designers sugeriram o preto grafite.
1979 – 1980
Mantendo uma única inscrição no logotipo, os desenvolvedores se concentraram na fonte. Eles o substituíram por outro sans serif, que é mais largo e mais ousado.
1980 – 2003
A versão modificada do título foi feita em uma fonte semelhante a Newside FP Italic. Era uma combinação de letras maiúsculas (“C”, “I”) e letras minúsculas (todas as outras). Os caracteres eram em negrito, alto, itálico e inclinado para a direita. Dois deles (“r” e “a”) foram conectados – eles se tocaram um pouco na parte superior.
2003 – 2006
A evolução do emblema levou ao surgimento de letras de contorno. Eles eram feitos com linhas azuis finas e eram vazados por dentro. Além disso, os desenvolvedores substituíram o antigo tipo de letra removendo o itálico. Eles também cortaram a cauda em “a”, arredondaram o chapéu em “r” e adicionaram um losango “i”, substituindo o ponto clássico.
2006 – 2008
Em 2006, ocorreu a transição para uma fonte que era usada por dois períodos consecutivos. Tratava-se de uma fonte simples, composta por letras esquemáticas do mesmo tipo: os caracteres eram escritos em linhas curvas, o que lhes conferia uma geometria. O “C” parece um grampo e o “i” tem um ponto em vez de um cubo. O emblema foi pintado de azul escuro.
2008 – 2012
A empresa mudou para um logotipo de estilo radicalmente diferente. Sinais redondos foram substituídos por sinais estritamente geométricos, com transições suaves na parte do canto. Os desenvolvedores cortaram o fragmento inferior para as letras “a” e removeram o superior para as letras “r”. Eles fizeram um ponto acima do “i” na forma de um retângulo em miniatura. À direita da inscrição, há três listras multicoloridas que a circundam com uma meia oval. As linhas azuis, vermelhas e cinzas são colocadas aleatoriamente e em alguns lugares se sobrepõem. Eles têm um meio espesso e pontas pontiagudas.
2012 – 2018
Esta versão contém letras arredondadas em azul escuro. Além disso, os designers substituíram o losango acima do “i” por um ponto vermelho. Eles também adicionaram uma chave, que posicionaram horizontalmente, apontando para baixo.
2018 – presente
Na versão atual do logotipo, a estrutura gráfica foi completamente alterada. A chave inferior, que foi adicionada anteriormente, foi corrigida pelos designers, transformando-a em um ponteiro triangular. Além disso, aumentaram significativamente a área do emblema e o tornaram o fundo da única inscrição. Portanto, agora o nome da marca de cosméticos está em um amplo retângulo.
A parte inferior da forma geométrica é pontiaguda e enfatizada por uma faixa cinza com um leve gradiente: é mais escuro à esquerda, mais claro à direita. A palavra “Clearasil” ocupa a metade inferior do logotipo. Existe um espaço azul livre no topo. As letras brancas são do mesmo estilo de antes. Eles se destacam claramente contra um fundo escuro. Em “l”, “a”, “i”, “r” a parte inferior das pernas é cortada e arredondada em um pequeno ângulo.
Fonte e cores do logotipo
Os nomes das marcas têm um elemento comum – o nome da empresa. Ele está presente em todas as variantes. O logotipo moderno apresenta uma chave invertida que representa uma espinha.
Ambas as versões têm diferentes tipos de fontes. No primeiro emblema, é contornado, com vários elementos truncados nas letras. O segundo logotipo usa uma combinação de caracteres simplificados em maiúsculas e minúsculas. O tipo de fonte básico é plain sans serif. As cores principais são azul, vermelho, prata.